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Metodologias de Investigação Científica

Código: PRODEI032     Sigla: MIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Temas Multidisciplinares

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEI 11 Plano de estudos Oficial 1 - 12 42 324

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Carlos Manuel Milheiro de Oliveira Pinto Soares 1,50
António Augusto de Sousa 1,50

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

- Assimilação, pelos candidatos a investigadores, dos Processos, Metodologias e Práticas associados à Investigação Científica em várias áreas, incluindo a Informática e a Ciência da Computação.
- Desenvolvimento do espírito de crítica científica.
- Desenvolvimento da capacidade de produzir um texto científico quer no respeitante à forma quer relativamente à qualidade dos conteúdos adequados.
- Transmissão dos procedimentos necessários para a organização, participação e monitorização de encontros/conferências científicas.


Resultados de aprendizagem e competências

As competências a adquirir decorrem directamente dos objectivos expostos:
- Aplicação de métodos científicos ao trabalho de investigação
- Análise e revisão crítica de artigos científicos
- Escrita de textos cinentíficos (artigos, relatórios, teses)
- Apresentação oral de trabalho científico
- Organização de encontros científicos.
Vídeo sobre o DSIE18- "Doctoral Symposium on Informatics Engineering" em 30-31 de janeiro de 21018

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Métodos e técnicas do Projeto de Investigação:
- Motivação de base
- Teoria de suporte
- Investigação Tradicional
- Investigação Interpretativa
- Investigação em Engenharia
- Técnicas associadas

2- Métodos Sistemáticos de Pesquisa de Informação Científica

3- Conceção e realização de trabalhos/artigos científicos para publicar

4- Palestras convidadas

5- Organização e realização de Workshop

Bibliografia Obrigatória

Eugénio Oliveira; Notes for Scientific research methodology (Apontamentos disponíveis na página da unidade curricular. Inclui apontadores para outra bibliografia)
Thomas Kuhn; The Structure of Scientific Revolutions, The University of Chicago Press

Bibliografia Complementar

Michael P. Marder ; Research Methods for Science, Cambridge University Press, 2011. ISBN: 9780521145848 (Um exemplo de Livro de Texto)
• R. A. Day and B. Gastel; How to Write and Publish a Scientific Paper, Oryx Press, 2006
P. Bock; Getting It Right: R&D Methods for Science and Engineering, Academic Press, 2001
Michael P. Marder; Research Methods for Science, Cambridge University Press

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Discussão (argumentação e contra-argumentação) sobre a adequação dos princípios científicos e filosóficos aos domínios e sub-áreas de interesse dos doutorandos.

- Exercício supervisionado da revisão crítica de artigos científicos

- Assistência e interacção com palestrantes convidados.

- Organização de uma worshop incluindo:
    -- produção de artigos em moldes correctos
    -- revisão interna dos artigos com produção de revisões críticas
    -- apresentação oral dos trabalhos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 30,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 42,00
Total: 42,00

Obtenção de frequência

Frequência com participação activa nas aulas
Análise crítica de artigos científicos
Escrita de "artigo científico"
Participação na Organização da "workshop"
Apresentação do artigo anterior na "workshop"

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação nas Aulas 10%
Análise Crítica de Artigos 15%
"Workshop":
    - Envolvimento na Organização 15%
    - Revisão de Artigos 15%
    - Escrita de Artigo 30%
    - Apresentação de Artigo 15%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntica à dos estudantes normais

Melhoria de classificação

N.A.

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