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Métodos de Investigação e Início da Preparação da Dissertação/Projeto/Estágio

Código: MIET0025     Sigla: MIPDPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Inovação
OFICIAL Métodos de Investigação

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIET 18 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 2 - 12 42 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João José da Cunha e Silva Pinto Ferreira Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
João José da Cunha e Silva Pinto Ferreira 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-10-09.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Observações, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final, Observações, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Capacitar os alunos a fazerem uso do conhecimento adquirido (no primeiro ano do Mestrado) na preparação de seu plano de dissertação/ Projeto /  Estágio.

No fim do curso, o estudante deve ser capaz de:

- Compreender alguns conceitos básicos de pesquisa e suas metodologias,

- Identificar tópicos de pesquisa apropriados e um problema de pesquisa

- Preparar uma proposta de dissertação/ Projeto / Estágio.

Resultados de aprendizagem e competências

No ensaio final, o aluno deverá:

- Definir claramente a questão (s) de pesquisa a discutir / a lacuna da literatura que quer estudar na sua dissertação/ Projeto / Estágio;

- Executar plenamente uma revisão da literatura e sistematizar a literatura relevante no âmbito de uma determinada abordagem concetual;

- Identificar justificadamente a metodologia adequada para analisar o problema na investigação (com base na literatura pertinente)

- Planear o trabalho de pesquisa por meio de um cronograma.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1. Escrita científica – como escrever um artigo/ensaio científico

2. Bases de dados bibliográficas e estatísticas

3. Tutorias individuais.

Bibliografia Obrigatória

Alexander M . Novikov and Dmitry A . Novikov; Research Methodology - From Philosophy of Science to Research Design, CRC Press 2013, 2013. ISBN: 978-0-203-76472-5 (Disponível na FEUP na crcnetbase: http://www.crcnetbase.com/doi/book/10.1201/b14562)
Saunders, Mark; Lewis, Philip and Thornhill, Adrian; Research Methods for Business Students, Prentice-Hall, 2009

Bibliografia Complementar

Tracy, Sarah J.; Qualitative Research Methods: Collecting Evidence, Crafting Analysis, Communicating Impact, Willey, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino inclui sessões de exposição, sessões tutoriais de reflexão , discussão e motivação para o trabalho futuro do projeto de dissertação , bem como a apresentação e discussão de dissertação / projetos / temas estágios, proposta intermediária projeto de dissertação e projeto final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 16,00
Estudo autónomo 16,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota importante:

  • A falha em submeter na data especificada do relatório de avaliação (ainda que justificada) implicará a atribuição de 0 valores a essa componente de avaliação.
  • A fraude académica, incluindo plágio, em qualquer das componentes da avaliação, implica a reprovação imediata na disciplina e submissão do processo ao Diretor e Comissão Científica do Curso.
  • Se se comprovar a ocorrência de forma repetida do comportamento fraude a Comissão Científica do MIETE pode decidir por uma pena máxima, impedindo que o aluno tenha acesso à dissertação e, assim, obtenha o grau de mestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente A [30%]:
- Resultado da avaliação da entrega dos trabalhos semanais.

Componente B [70%]:
Esta componente terá em conta:

  1. O desempenho do estudante no MIETE na data de apresentação do relatório, conforme medido pela média das suas classificações no SiFEUP, no dia em que o relatório é submetido.
  2. A nota da proposta de projecto de investigação segundo os Critérios de Avaliação definidos abaixo.

No caso de uma avaliação positiva do relatório e, se o estudante ainda não tem um supervisor na FEUP, a classificação será calculada da seguinte forma:

  1. 50%
  2. 50%

No caso de um relatório com avaliação negativa, a classificação será calculada da seguinte forma:

  1. 0%
  2. 100%

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

N/A

Observações

Idiomas de trabalho

  • O curso é ministrado em Inglês. 
  • As apresentações orais devem ser faladas (e os slides correspondentes escritos) em Inglês. 
  • Os relatórios podem ser escritos em Português ou Inglês. 

Critérios de avaliação

Espera-se que o aluno produza uma proposta de investigação com elevado rigor científico e que constitua uma contribuição científica para a àrea da Inovação e Empreendedorismo. Assim, a avaliação de relatórios e apresentações orais serão orientadas pelos critérios descritos a seguir.

Avaliação do Relatório Final:

  • Enquadramento da questão de investigação relevante na literatura, estrutura / coerência da revisão de literatura (20%)
  • Contribuição da investigação /Lacuna a ser preenchida na área relevante da investigação (20%) 
  • Integração e interpretação crítica das contribuições distintas da literatura (30%) 
  • Consistência da abordagem metodológica com a questão de investigação (10%) 
  • Rigor, qualidade e diversidade de referências / citações, qualidade e clareza do texto (10%)
  • Qualidade subjectiva do documento apresentado (10%)
O relatório deve ser submetido seguindo as "Author Guildelines" disponíveis no seguinte link.
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