Código: | EEC0011 | Sigla: | PEST |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIEEC | 311 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Garantir que os aluno adquirem uma base sólida de conhecimentos básicos de Probabilidades e Estatística que constituem uma ferramenta indispensável à tomada de decisão em situações de incerteza, presente em muitas áreas no domínio da Engenharia. Pretende-se também que os alunos adquiram uma capacidade de comunicação rigorosa quando abordam temas que envolvam conceitos de Probabilidades e Estatística. Outro objectivo da disciplina, prende-se com o desenvolvimento de uma atitude crítica na análise de problemas de Engenharia e na capacidade de aplicação dos conceitos apreendidos na resolução de problemas práticos. A apreensão adequada dos conceitos fundamentais que se pretende garantir, deverá também possibilitar e facilitar aos alunos uma aprendizagem futura de conceitos mais avançados que surjam no seu percurso de formação académica e/ou profissional.
Aquisição de um corpo de conhecimento fundamental e a transmissão do próprio processo de construção do conhecimento. Pretende-se fornecer uma sólida preparação matemática em probabilidades e estatística e preparar competências e engenho em técnicas de modelação matemática fundamentais para nos processos de aquisição, processamento e uso de Informação.
1) Probabilidades Probabilidade condicionada e independência; Teorema de Bayes.
2) Variáveis Aleatórias Variáveis aleatórias unidimensionais e multidimensionais; Funções de variável aleatória; Distribuições mais importantes (discretas e contínuas).
3) Amostragem: Amostras e distribuições amostrais.
4) Estimação pontual Estimadores e estimativas; Propriedades desejáveis dos estimadores pontuais; Métodos de estimação (Método dos mínimos quadrados).
5) Estimação por intervalo: Conceito de intervalo de confiança; Especificação de intervalos de confiança; Dimendionamento de amostras.
6) Teste de hipóteses Introdução; Procedimento de um teste de hipóteses; Valor de prova; Potência do teste; Relação entre intervalos de confiança e teste de hipóteses; Testes de dispersão e de localização.
Aulas teóricas - Exposição dos temas programáticos ilustrada por exemplos que permitem clarificar os conceitos e resultados apresentados.
Aulas teórico-práticas - Resolução de exercícios, propostos e resolvidos pelo docente, estimulando-se a participação activa dos alunos com sugestões diversas de resolução desses mesmos exercícios e crítica dos resultados obtidos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Qualquer estudante com frequência ou dispensado de frequência pode escolher obter aprovação na disciplina por minitestes ou exame de recurso. Caso um estudante não obtenha aprovação à disciplina por minitestes, pode ainda realizar o exame de recurso.
Avaliação distribuída sem exame final.
Existem 3 mini-testes (MT1, MT2, MT3).
Classificação final
CF = 0,25* MT1+ 0,25 * MT2+0,5*MT3
onde:
CF é a classificação final (de 0 a 20 valores)
MT1 a classificação no miniteste1 (de 0 e 20 valores)
MT2 a classificação no miniteste2 (de 0 e 20 valores)
MT3 a classificação no miniteste3 (de 0 e 20 valores)
A melhoria da classificação final será efectuada mediante a realização de novo exame final nas duas épocas seguintes.