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Economia e Gestão dos Media

Código: MM0066     Sigla: EGM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 13 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162
2

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Suzana Margarida Dias dos Santos Cavaco 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Principais objetivos:

Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;

Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;

Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;

Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de um plano de negócios;

Adquirir as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

Caracterizar os mercados Media;

Conhecer a evolução e identificar as tendências mais recentes nos mercados Media;

Elaborar um plano de negócios;

Conceber modelos de negócios no campo dos Media;

Interpretar um plano de Marketing.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Economia dos Media: conceitos e questões

2. Complexidade e especificidades dos produtos e mercados Media

3. Atividade Media: oportunidades, constrangimentos e desafios

4. Modelos de negócio

5. Evolução do Marketing

6. Plano de Marketing

Bibliografia Obrigatória

ALBARRAN, Alan B.; Media Economics , Iowa State Press, 2002
ALBARRAN, A., CHAN-OLMSTED, S.M., WIRTH, M.; Handbook of Media Management and Economics, Routedge. ISBN: 0-8058-5003-1
DOYLE, Gillian; Understanding Media Economics, Sage Publications, 2013
PICARD, Robert G; he Economics and Financing of Media Companies, Fordham University Press, 2011
PICARD, Robert G.; WILDMAN, Steven S.; Handbook on the Economics of the Media, Edward Elgar Publishing, 2015. ISBN: ISBN-13: 978-1784715175
written by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur; Business model generation. ISBN: 978-0-470-87641-1
KOTLER, Philip, ARMSTRONG Gary; Principles of Marketing, 2016
Kotler, Philip; Marketing 3.0. ISBN: 978-989-694-004-1

Bibliografia Complementar

Cavaco Suzana 1968-; Mercado media em Portugal no período marcelista. ISBN: 978-989-689-228-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino adotados resultam de uma combinação de exposição teórica com a discussão de casos reais. Será estimulada a apresentação oral de trabalhos de grupo sobre temas relacionados com o programa da unidade curricular. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Prova oral 15,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 80,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas é fortemente incentivada, apesar de não se exigir requisito mínimo.

Fórmula de cálculo da classificação final

O estudante pode escolher: a) Avaliação distribuída com exame final; b) Exame final

A avaliação distribuída com exame final é composta por um trabalho de grupo com defesa oral (35% trabalho escrito + 15% apresentação) + teste escrito (50%). O estudante deverá obter nota igual ou superior a 7,5 valores (numa escala de 0 a 20) na prova escrita.

Melhoria de classificação

Possibilidade de melhoria apenas na prova escrita.
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