Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Você está em: Início > EQ0107
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Dissertação

Código: EQ0107     Sigla: D

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas (Projecto)

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 12 Plano de estudos oficial 5 - 30 56 810

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Miguel Palma Madeira Regente
Madalena Maria Gomes de Queiroz Dias Regente
Adélio Miguel Magalhães Mendes Regente

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Integração de conhecimentos e competências para realização de um trabalho/projecto sobre um tema específico da área de conhecimento do curso, que culmina na apresentação e defesa de uma tese de investigação científica/desenvolvimento que poderá ser realizada em: 
(i) Ambiente empresarial: realização de uma tese de investigação/desenvolvimento/inovação em ligação directa com uma empresa (no país ou no estrangeiro); 
(ii) Ambiente académico: realização de uma tese de investigação, seja ao abrigo de um programa de mobilidade (programa ERASMUS, MOBILE ou equivalente – ex. acordo UP/UMBC), seja em projecto de investigação interno num laboratório de I&D do DEQ.

Resultados de aprendizagem e competências

Integração de conhecimentos e competências para realização de um trabalho sobre um tema específico da área de conhecimento do curso, que culmina na apresentação e defesa púbica de uma Dissertação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Na unidade curricular de Dissertação do MIEQ pretende-se manter a diversidade de escolhas e experiências, criando-se três tipos de projecto: 
1. Dissertação realizada em Ambiente Empresarial (DAE) 
2. Dissertação realizada em Instituição Estrangeira DIE) 
3. Dissertação realizada em Ambiente Académico (DAA) 
Os docentes e empresas propõem projectos anuais a realizar individualmente, pondo à disposição os meios necessários para a sua realização. No caso das DIE, os temas são acordados por contacto com os coordenadores Erasmus (ou equivalente) na instituição parceira. Em cada caso os alunos terão pelo menos um orientador académico (da FEUP ou da Universidade/empresa parceira, no caso de DIE), e um externo (da empresa, no caso de DAE). 

Bibliografia Obrigatória

Não aplicável; Não aplicável (O estudante deverá fazer a pesquisa bilbiográfica adequada ao trabalho a desenvolver)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trata-se de um trabalho individual de investigação e/ou desenvolvimento, que pode envolver meios experimentais e/ou de simulação, mas que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico. 
O trabalho deve ainda promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, desenvolvimento das metodologias de abordagem, recolha ou concepção dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões. Deverá culminar com a elaboração de dissertação pertinente, original e especialmente realizada para este fim, e com a sua apresentação pública e discussão dos resultados (defesa).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Cumprir os horários de trabalho da instituição de acolhimento (empresa ou universidade) e os prazos para entrega e defesa da dissertação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cada um dos tipos de projectos acima referidos (DAE, DIE e DAA) tem regulamento próprio atendendo às especificidades de cada caso (ver regulamento da unidade curricular).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-22 às 01:59:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais