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Hidráulica Geral 1

Código: EC0018     Sigla: HGER1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 185 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 5 60 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-03-08.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Avaliação especial, Melhoria de classificação, Observações, Lingua de trabalho, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Avaliação especial, Melhoria de classificação, Observações, Lingua de trabalho, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Objetivos: Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir a realidade dos diversos tipos de fenómenos hidráulicos e escoamentos. Ensino de teorias e métodos usados na Engenharia Civil para a conceção e o projeto de obras e estruturas hidráulicas no âmbito das matérias versadas.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências e resultados de aprendizagem: Conhecimentos de ciências fundamentais e conhecimentos nucleares de Engenharia (Ciências de Engenharia); pensamento e resolução de problemas de Engenharia; aquisição de aptidões interpessoais, de trabalho individual e em equipa; comunicação oral e escrita.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Recomendados: Álgebra, Análise Matemática, Mecânica.

Programa

1. Hidrostática: princípio fundamental; impulsão em superfícies.
2. Teoremas Fundamentais da Mecânica dos Fluidos (formulação integral): continuidade; teorema de Bernoulli; teorema da quantidade de movimento.
3. Orifícios e Descarregadores.  
4. Análise Dimensional e Semelhança Hidráulica.
5 Equações Gerais da Mecânica dos Fluidos (formulação diferencial): conservação da massa; conservação da quantidade de movimento.
6. Tipos de Escoamentos: escoamento irrotacional e escoamento de camada limite (laminar e turbulenta).
7. Escoamentos em Pressão: estabelecimento do escoamento; experiências de Nikuradse; tipos de escoamento (laminar, transição e turbulento); perda de carga contínua; fórmulas de resistência; perda de carga localizada.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta unidade curricular apresenta os princípios básicos da hidráulica para o exercício e prática de engenharia civil, introduzindo as temáticas a serem desenvolvidas nas unidades curriculares da área específica de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.

Bibliografia Obrigatória

por J. Novais-Barbosa; Mecânica dos fluídos e hidráulica geral
rev. by Martin Marriott; Nalluri & Featherstone.s civil engineering hydraulics. ISBN: 978-1-4051-6195-4

Bibliografia Complementar

João Moreira de Campos; Notas para estudo da mecânica dos fluidos. ISBN: 978-972-752-157-9
António Carvalho Quintela; Hidráulica. ISBN: 972-31-0775-9
Armando Lencastre; Hidráulica geral. ISBN: 972-95859-0-3
Andrew Chadwick, John Morfett; Hydraulics in Civil and Environmental Engineering. ISBN: 0-419-22580-3
Frank M. White; Fluid mechanics. ISBN: 978-0-07-128645-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de enquadramento, exposição da matéria, resolução de problemas tipo e apresentação de soluções de engenharia para problemas concretos. Aulas práticas para resolução de questões de aplicação, incluindo trabalho em computador. Aulas laboratoriais para visualização, medição e verificação de fenómenos hidráulicos.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A apresentação dos conceitos, princípios e teorias fundamentais recorrendo à interpretação e a exemplos elucidativos pretende desenvolver o raciocínio científico associado aos fenómenos hidráulicos e escoamentos. Desta forma constrói-se uma atitude e um pensamento adequados à resolução de problemas de Engenharia e desenvolve-se uma base sólida de formação para unidades curriculares posteriores, que permita a correta utilização das técnicas e a formulação rigorosa dos problemas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 90,00
Trabalho escrito 5,00
Trabalho laboratorial 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 51,00
Trabalho escrito 19,00
Trabalho laboratorial 1,00
Total: 91,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. ASPECTOS GERAIS

A Avaliação Distribuída tem carácter obrigatório e é sempre efectuada no ano lectivo em curso.

As Componentes de Avaliação Distribuída consistem em: dois testes escritos (designados por T1 e T2); um portfólio de exercícios resolvidos pelos estudantes conforme proposto nas aulas teórico-práticas (designado por PF); um trabalho laboratorial (designado por TL).

A componente PF é aplicável apenas aos estudantes com assiduidade nas aulas teórico-práticas no ano lectivo em curso.

Os Estudantes sem aprovação na Época Normal têm acesso à Época de Recurso.

Todas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores.

 
2. AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA

Para os estudantes com assiduidade às aulas teórico-práticas no ano lectivo em curso, a classificação final, CF (arredondada às unidades), resulta da seguinte fórmula de cálculo:

CF=CT1×0.45+CT2×0.45+CPFx0.05+CTLx0.05

Para os estudantes sem assiduidade às aulas teórico-práticas no ano lectivo em curso, a classificação final, CF (arredondada às unidades), resulta da seguinte fórmula de cálculo:

CF=CT1×0.475+CT2×0.475+CTLx0.05

Nas fórmulas acima,

CT1 – é a classificação obtida no teste T1 (arredondada às décimas);

CT2 – é a classificação obtida no teste T2 (arredondada às décimas);

CPF – é a classificação obtida após análise do portfólio PF (arredondada às décimas);

CTL - é a classificação obtida após análise do relatório do trabalho laboratorial TL (arredondada às décimas).


A aprovação à UC requer a obtenção de uma classificação mínima de 6.0 valores em cada uma das provas de avaliação (T1 e T2).


3. ÉPOCAS NORMAL E DE RECURSO


Os dois testes escritos T1 e T2 poderão ser realizados em dus épocas distintas: a Época Normal e a Época de Recurso.

As datas de entregas do portfólio (PF) e do relatório do trabalho laboratorial (TL) serão definidas pelos docentes.

NOTA 1
: A Época Normal é constituída pelos dois testes escritos acima referidos, T1 e T2, a realizar em datas constantes do calendário de provas.

NOTA 2: A Época de Recurso é constituída pelos dois testes escritos consecutivos (T1 e T2), a realizar durante a época de exames, em dia a definir.

NOTA 3: Os estudantes que tenham reprovado na época normal poderão optar por realizar exame na época de recurso a apenas um dos testes escritos (T1 ou T2) ou ao conjunto dos dois testes escritos (T1 e T2), sendo sempre considerada a classificação mais elevada obtida em cada um dos testes.

NOTA 4: as classificações das componentes PF e TL da avaliação distribuída não são susceptíveis de alteração na época de recurso.

 

 

Provas e trabalhos especiais

Trabalho Laboratorial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com Estatutos Especiais que se submetam a exame em Época Especial são avaliados em apenas uma prova escrita que cobrirá a TOTALIDADE da matéria.

Melhoria de classificação

Os estudantes que se submetam a exame de MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO são avaliados em apenas uma prova escrita que cobrirá a TOTALIDADE da matéria.

Observações

Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas/semana.

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