Código: | EC0018 | Sigla: | HGER1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 185 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 2 | - | 5 | 60 | 135 |
Objetivos: Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir a realidade dos diversos tipos de fenómenos hidráulicos e escoamentos. Ensino de teorias e métodos usados na Engenharia Civil para a conceção e o projeto de obras e estruturas hidráulicas no âmbito das matérias versadas.
Competências e resultados de aprendizagem: Conhecimentos de ciências fundamentais e conhecimentos nucleares de Engenharia (Ciências de Engenharia); pensamento e resolução de problemas de Engenharia; aquisição de aptidões interpessoais, de trabalho individual e em equipa; comunicação oral e escrita.
1. Hidrostática: princípio fundamental; impulsão em superfícies.
2. Teoremas Fundamentais da Mecânica dos Fluidos (formulação integral): continuidade; teorema de Bernoulli; teorema da quantidade de movimento.
3. Orifícios e Descarregadores.
4. Análise Dimensional e Semelhança Hidráulica.
5 Equações Gerais da Mecânica dos Fluidos (formulação diferencial): conservação da massa; conservação da quantidade de movimento.
6. Tipos de Escoamentos: escoamento irrotacional e escoamento de camada limite (laminar e turbulenta).
7. Escoamentos em Pressão: estabelecimento do escoamento; experiências de Nikuradse; tipos de escoamento (laminar, transição e turbulento); perda de carga contínua; fórmulas de resistência; perda de carga localizada.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta unidade curricular apresenta os princípios básicos da hidráulica para o exercício e prática de engenharia civil, introduzindo as temáticas a serem desenvolvidas nas unidades curriculares da área específica de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.
Aulas teóricas de enquadramento, exposição da matéria, resolução de problemas tipo e apresentação de soluções de engenharia para problemas concretos. Aulas práticas para resolução de questões de aplicação, incluindo trabalho em computador. Aulas laboratoriais para visualização, medição e verificação de fenómenos hidráulicos.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
A apresentação dos conceitos, princípios e teorias fundamentais recorrendo à interpretação e a exemplos elucidativos pretende desenvolver o raciocínio científico associado aos fenómenos hidráulicos e escoamentos. Desta forma constrói-se uma atitude e um pensamento adequados à resolução de problemas de Engenharia e desenvolve-se uma base sólida de formação para unidades curriculares posteriores, que permita a correta utilização das técnicas e a formulação rigorosa dos problemas.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 90,00 |
Trabalho escrito | 5,00 |
Trabalho laboratorial | 5,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 51,00 |
Trabalho escrito | 19,00 |
Trabalho laboratorial | 1,00 |
Total: | 91,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
1. ASPECTOS GERAIS
A Avaliação Distribuída tem carácter obrigatório e é sempre efectuada no ano lectivo em curso.
As Componentes de Avaliação Distribuída consistem em: dois testes escritos (designados por T1 e T2); um portfólio de exercícios resolvidos pelos estudantes conforme proposto nas aulas teórico-práticas (designado por PF); um trabalho laboratorial (designado por TL).
A componente PF é aplicável apenas aos estudantes com assiduidade nas aulas teórico-práticas no ano lectivo em curso.
Os Estudantes sem aprovação na Época Normal têm acesso à Época de Recurso.
Todas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores.
2. AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA
Para os estudantes com assiduidade às aulas teórico-práticas no ano lectivo em curso, a classificação final, CF (arredondada às unidades), resulta da seguinte fórmula de cálculo:
CF=CT1×0.45+CT2×0.45+CPFx0.05+CTLx0.05
Para os estudantes sem assiduidade às aulas teórico-práticas no ano lectivo em curso, a classificação final, CF (arredondada às unidades), resulta da seguinte fórmula de cálculo:
CF=CT1×0.475+CT2×0.475+CTLx0.05
Nas fórmulas acima,
CT1 – é a classificação obtida no teste T1 (arredondada às décimas);
CT2 – é a classificação obtida no teste T2 (arredondada às décimas);
CPF – é a classificação obtida após análise do portfólio PF (arredondada às décimas);
CTL - é a classificação obtida após análise do relatório do trabalho laboratorial TL (arredondada às décimas).
A aprovação à UC requer a obtenção de uma classificação mínima de 6.0 valores em cada uma das provas de avaliação (T1 e T2).
3. ÉPOCAS NORMAL E DE RECURSO
Os dois testes escritos T1 e T2 poderão ser realizados em dus épocas distintas: a Época Normal e a Época de Recurso.
As datas de entregas do portfólio (PF) e do relatório do trabalho laboratorial (TL) serão definidas pelos docentes.
NOTA 1: A Época Normal é constituída pelos dois testes escritos acima referidos, T1 e T2, a realizar em datas constantes do calendário de provas.
NOTA 2: A Época de Recurso é constituída pelos dois testes escritos consecutivos (T1 e T2), a realizar durante a época de exames, em dia a definir.
NOTA 3: Os estudantes que tenham reprovado na época normal poderão optar por realizar exame na época de recurso a apenas um dos testes escritos (T1 ou T2) ou ao conjunto dos dois testes escritos (T1 e T2), sendo sempre considerada a classificação mais elevada obtida em cada um dos testes.
NOTA 4: as classificações das componentes PF e TL da avaliação distribuída não são susceptíveis de alteração na época de recurso.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas/semana.