Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Você está em: Início > EMM0041
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Seminário

Código: EMM0041     Sigla: SEMI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências de Engenharia
OFICIAL Ciência e Tecnologia de Materiais

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=625
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEMM 20 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Laura Maria Melo Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Joana Maia Moreira Dias 2,00
Laura Maria Melo Ribeiro 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-28.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Nesta unidade curricular, o estudante irá desenvolver um trabalho de pesquisa,  conducente à elaboração de uma monografia sobre o estado da arte de um tema da área de conhecimento do ciclo de estudos. O tema é proposto por um docente do MIEMM, e preferencialmente, deve estar relacionado com o tema de Dissertação a realizar posteriormente.
Desta forma, o estudante adquire competências essenciais para o desenvolvimento da Dissertação (em ambiente empresarial ou académico), podendo estabelecer contacto com técnicas de processamento específicas e, se for o caso, com a empresa em que vai desenvolver o trabalho de Dissertação.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta unidade curricular os estudantes aprofundam conhecimentos técnicos em áreas específicas; assimilam processos, práticas e metodologias associados à investigação científica; desenvolvem o espírito de crítica científica; demonstram capacidade de elaborar e de apresentar uma monografia num tema específico e finalmente, desenvolvem técnicas de comunicação escrita, eletrónica/multimédia e oral.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Dependendo do tema escolhido, os estudantes aplicarão conhecimentos adquiridos nas diversas unidades curriculares do MIEMM.

Programa

Não há um programa da unidade curricular. Cada estudante desenvolve um tema da área de conhecimento do ciclo de estudos, sob a orientação de um docente do MIEMM.
Os temas de Seminário, são apresentados aos estudantes numa sessão própria, em data marcada pelo Diretor de Curso até à primeira semana de aulas do 1º semestre. Os trabalhos propostos aos estudantes, deverão ser resolúveis no período de tempo letivo disponível, a fim de que o relatório escrito possa ser apresentado publicamente no período de exames do primeiro semestre. Recomenda-se que o trabalho experimental assuma um caráter exploratório.
Os temas escolhidos pelos estudantes deverão ser comunicados ao Director de Curso, no prazo de duas semanas após o início do 1º semestre. Na apresentação de cada tema deverão ser explicitamente indicados o título e objetivo do trabalho e, se for o caso, o nome da empresa envolvida.

Bibliografia Obrigatória

Cada aluno dispõe de bibliografia específica para o tema que trata.

Bibliografia Complementar

Não se aplica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O trabalho de Seminário consiste, essencialmente, num trabalho de pesquisa bibliográfica e eventualmente, no desenvolvimento de atividades experimentais com caráter exploratório.

A  submissão de um relatório intermédio permite avaliar o trabalho que está a ser desenvolvido pelo estudante, detetar e corrigir aspetos menos positivos, contribuindo, desta forma, para melhorar a qualidade do relatório final.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia mecânica > Metalurgia
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de materiais
Ciências Tecnológicas
Ciências Tecnológicas > Engenharia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 70,00
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 16,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é efetuada por um júri constituído pelo orientador e um docente do MIEMM nomeado pela Comissão Científica do ciclo de estudos e de acordo com a grelha de avaliação definida e disponível no moodle e nos conteúdos da UC.
A avaliação intermédia inclui a apreciação de um relatório e respectiva apresentação e discussão. Esta avaliação tem um peso de 30% na classificação final e será realizada durante o mês de novembro.
A avaliação do relatório final e respectiva apresentação e discussão e tem um peso de 70%.
As classificações (intermédia e final) são calculadas com base nas classificações parciais atribuídas pelo orientador (tendo um peso de 80%) e pelo outro docente (tendo um peso de 20%). Caso se verifique uma diferença superior a três valores nas classificações parciais, é solicitada aos avaliadores uma justificação detalhada da classificação, sendo a classificação final atribuída pela Comissão Científica do MIEMM.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação é igual para todos os estudantes.

Melhoria de classificação

Para melhoria da classificação é exigida a apresentação de um novo relatório.

Observações

Os estudantes têm que elaborar o relatório intermédio e final de Seminário de acordo com as instruções definidas no guia de apoio e disponível no moodle e nos conteúdos da UC, sendo submetidos ao Júri e apresentados publicamente nas datas definidas (respetivamente em novembro e na época de exames). Entre a data de submissão e apresentação deverá mediar, no mínimo, uma semana. Os estudantes deverão entregar duas cópias em papel e uma versão digital.
A sessão pública para a avaliação é organizada de modo a que o estudante disponha de 10 minutos para apresentar e a discussão tenha uma duração de 20 minutos.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-22 às 02:34:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais