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Gestão da Qualidade

Código: EMM0031     Sigla: GQUA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1064
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEMM 30 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Laura Maria Melo Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Laura Maria Melo Ribeiro 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-20.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

• Abordar a evolução da qualidade e discutir o conceito e os princípios da gestão pela qualidade total.
• Apresentar o sistema português da qualidade e discutir a importância da sua atividade para o sector industrial.
• Analisar os requisitos do sistema de gestão da qualidade definidos na norma ISO 9001.
• Discutir o planeamento da qualidade no projeto do produto e do processo de fabrico.

• Explorar a aplicação de ferramentas da qualidade na resolução de problemas e melhoria da qualidade com base em casos de estudo.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes:

• dominem os fundamentos e os requisitos dos sistemas de gestão da qualidade, compreendam as vantagens da implementação e contactem com o processo de avaliação desses sistemas;

• sejam capazes de planear a qualidade na Conceção e Desenvolvimento do Produto e no Processo de Fabrico, recorrendo a ferramentas da qualidade;

• apliquem de uma forma estruturada as ferramentas de melhoria na resolução de problemas em contexto empresarial;

• desenvolvam competências de pesquisa bibliográfica utilizada na resolução de problemas propostos;

• desenvolvam a capacidade de trabalho em grupo e de comunicação escrita e oral.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O Conceito de Qualidade

2. A Gestão pela Qualidade Total

3. O Sistema de Gestão da Qualidade

4. O Planeamento da Qualidade na Conceção e Desenvolvimento do Produto e no Processo de Fabrico

5. As Ferramentas de Melhoria da Qualidade

Bibliografia Obrigatória

_; NP EN ISO 9004:2011, IPQ
_; NP EN ISO 9000:2015, IPQ
Textos do docente
_; NP EN ISO 9001:2015, IPQ

Bibliografia Complementar

A. V. Feigenbaum ; Total quality control, 1991 (658.56/FEIa/TOT3 (PISO1))
Instituto Português da Qualidade; Gestão do sucesso sustentado de uma organização
Oakland, John S.; Total quality management. ISBN: 0-7506-0993-1
De Feo Joseph A.; Juran.s quality handbook. ISBN: 978-1-25-964361-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação e discussão de casos práticos.

Resolução de trabalhops/problemas.

Realização de uma visita de estudo a uma empresa (em data a combinar).

Realização de duas palestras com oradores convidados (em data a combinar).

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de materiais
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da qualidade

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 23,00
Teste 70,00
Trabalho escrito 7,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 56,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Relatório da visita de estudo e participação nas palestras.

Fórmula de cálculo da classificação final

Minitestes- 70 %

Relatório da visita de estudo e participação nas palestras - 7 %

Resolução de trabalhos propostos nas aulas - 23 %

Provas e trabalhos especiais

A avaliação de casos especiais é feita por exame escrito com peso de oitenta por cento e de um trabalho de pesquisa bibliográfica com um peso de vinte por cento na classificação final; é exigida uma classificação mínima de oito valores em vinte a cada parte como condição necessária à aprovação na disciplina.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação de casos especiais é feita por exame escrito com peso de oitenta por cento e de um trabalho de pesquisa bibliográfica com um peso de vinte por cento na classificação final; é exigida uma classificação mínima de oito valores em vinte a cada parte como condição necessária à aprovação na disciplina.

Melhoria de classificação

Realização de um exame de recurso para melhoria da classificação dos minitestes.

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