Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Você está em: Início > EMM0019
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Técnicas Caracterização de Materiais

Código: EMM0019     Sigla: TCMA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência e Tecnologia de Materiais
OFICIAL Física

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEMM 31 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sonia Luísa dos Santos Simões Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Sonia Luísa dos Santos Simões 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Justificação A análise e a caracterização de materiais é uma área importante que permite a seleção adequada do material baseado no desempenho do sistema em estudo assim como para o desenvolvimento de novos materiais. Dependendo das solicitações a que o material ou o sistema será submetido, a caracterização poderá abranger a avaliação de propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas, óticas, químicas ou térmicas. A inclusão desta unidade no MIEMM aprofunda os conhecimentos do estudante neste tema, com ênfase nas técnicas desenvolvidas recentemente, embora permitindo também o conhecimento das técnicas mais convencionais com que irão ter oportunidade de trabalhar noutras unidades curriculares do MIEMM. Objetivos É objetivo desta unidade curricular disponibilizar conceitos sobre as várias formas de caracterização de materiais, a nível morfológico, estrutural e químico. São abordadas várias técnicas de caracterização dos materiais, desde as mais convencionais até às mais recentes, de modo a permitir aos alunos o conhecimento de diversas técnicas disponíveis de forma a poderem no futuro hierarquizar opções de caracterização de materiais face às necessidades e meios de que disponham.

Resultados de aprendizagem e competências

- Adquirir conhecimentos dos conceitos básicos das várias técnicas de caracterização
- Adquirir competências de hierarquizar opções de caracterização face às necessidades e meios de que disponham.
- Selecionar, pesquisar e apresentar uma técnica avançada de caracterização de materiais que poderá ser aplicada a situações reais de estudo de casos.
- Trabalhar em grupo e adquirir maior competência em estratégias de comunicação (escrita e oral)

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Técnicas de caracterização de materiais: 1.Microscopia Óptica (M.O.) - Constituição do microscópio óptico de transmissão e de reflexão. 2.Microscopia Electrónica de Transmissão (T.E.M.) - Conceitos básicos de T.E.M. Constituição do equipamento básico. As fontes de electrões. O sistema de vácuo. Lentes magnéticas. Formas de observação e registo. Preparação de amostras: réplicas e seu contraste. Lâminas finas de materiais condutores. Ion-milling. Ultra microtomia. 3.Difracção de Raios X (XRD) - Os raios X. Os espectros contínuo e característico. Limites de absorção. Filtros. Princípio da difracção e sua aplicação a materiais cristalinos. Tipos de câmaras. Difractómetro e interpretação dos espectros. Difracção de electrões em TEM. 4.Microscopia Electrónica de Varrimento (S.E.M.) - Princípios básicos do S.E.M., a versatilidade dos equipamentos e tipos de sinais recolhidos. Técnicas de recobrimento de amostras não condutoras. Instrumentação utilizada em microscopia electrónica de varrimento e microanálise por raios X: - Sistemas de vácuo; - Geração de feixes de electrões. Canhões de electrões e sistema óptico; - Sistemas de detecção e análise: - Detectores de electrões secundários e detectores de electrões rectrodifundidos; Espectrómetros de raios X utilizados em microanálise: espectrómetro de dispersão de energias (EDS) e espectrómetro de dispersão de comprimentos de onda (WDS). 5.Microanálise de Raios-X (EDS/WDS) - Princípio da microanálise de raios X por dispersão de energia e de comprimentos de onda da radiação característica das amostras. Zona de proveniência da informação. Limites da técnica. Elementos detectáveis e rigor de análise. A Microssonda Electrónica e os equipamentos acessórios ao S.E.M. 6.Análise quantitativa de Imagem - Princípios e aplicações. 7.Espectroscopia de Electrões Auger (AES/SAM) - O princípio da produção de electrões Auger. A importância da análise de superfícies. Limites de resolução elementar espacial e de profundidade. Informações obtidas dos espectros. Aplicações típicas. 8.Espectroscopia de foto-electrões de Raios X (XPS) - Princípio de funcionamento. O espectrómetro. Domínio de aplicação. Comparação com AES. 9.Espectroscopia de Massa de iões secundários (SIMS) - Princípio de funcionamento. SIMS estático e SIMS dinâmico. Exemplos de aplicação. 10.Microscopia de Efeito de Túnel e de Força Atómica (STM/AFM) - Princípios gerais de funcionamento das duas técnicas e aplicações. 11.Espectroscopia FTIR - Conceitos básicos e casos de aplicação.

Bibliografia Obrigatória

Brundle, C. R.; Evans, Charles A.; Wilson, Shaun; Encyclopedia of materials characterization: surfaces, interfaces, thin films.. ISBN: 0750691689 (ebook)
A. R. Clarke, C. N. Eberhardt; Microscopy techniques for materials science. ISBN: 159124613X (ebook)
David B. Williams; C. Barry Carter; Transmission electron microscopy: A textbook for materials science.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teórico-práticas dividem-se em sessões teóricas de exposição da matéria, com discussão permanente com a audiência, e análise de situações reais de estudo de casos, bem como em sessões de demonstração, através de visitas de estudo a Laboratórios, bem como na demonstração laboratorial de métodos instrumentais de análise.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de materiais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 40,00
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para o estudante obter frequência à unidade curricular, deve satisfazer cumulativamente as seguintes exigências:
- obter classificação de 9,5 valores ou superior à avaliação dos testes;

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = 30% trabalhos elaborados nas aulas + 70% (2 testes) 


 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação é feita por exame final (70 %) e por uma monografia (30 %).

Melhoria de classificação

Os alunos podem efectuar melhoria de classificação do exame, mediante inscrição nos prazos fixados, e consistirá na realização de uma prova escrita sem consulta, com uma duração máxima de 2h.

Observações

As aulas serão em Inglês desde que a disciplina seja frequentada por alunos que não dominem o Português. A bibliografia está dispersa por várias fontes cobrindo as diferentes técnicas sendo entregue aos alunos na 1ª aula.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-22 às 16:20:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais