Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Hoje é domingo
Você está em: Início > EMM0006
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Computação e Programação

Código: EMM0006     Sigla: CPRO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências de Engenharia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEMM 39 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 5 56 135

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Vitor Manuel Branco Martins Augusto 8,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Desenvolvimento das seguintes capacidades:


    • Análise de problemas;

    • Descrição sintética e objectiva dos passos que conduzem à resolução de problemas;

    • Descrição de procedimentos e algoritmos através de linguagem simbólica;


  2. Desenvolvimento de aplicações informáticas em Visual Basic .Net;

  3. Familiarização com algumas das técnicas de programação mais comuns;

  4. Em segundo plano, os alunos são confrontados com outras temáticas, como por exemplo:


    • números pseudo-aleatórios;

    • erros de cálculo resultantes das conversões decimal/binário e binário/decimal;

    • assinaturas digitais;

    • encriptação.


Resultados de aprendizagem e competências


  1. Identificação e formulação de problemas;

  2. Formulação sintética de procedimentos que levam à resolução de um dado problema;

  3. Concepção de algoritmos;

  4. Comunicação através de procedimentos e algoritmos;

  5. Leitura e compreensão de algoritmos e código Visual Basic .Net;

  6. Desenvolvimento de aplicações em Visual Basic .Net.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


  1. Conhecimentos na utilização do sistema operativo Windows 10;

  2. Conhecimentos de Word, Excel e PowerPoint;

  3. Conhecimentos de Inglês.


 

Programa


  1. Introdução à programação

  2. Desenvolvimento de procedimentos

  3. Conceito de algoritmo

  4. Desenvolvimento de Fluxogramas

  5. Introdução à programação em Visual Basic: objectos, propriedades, métodos e eventos

  6. O ambiente de desenvolvimento do Visual basic

  7. Variáveis e constantes; variáveis do tipo numérico e do tipo sequência de caracteres

  8. Entrada e saída de dados: text boxes, picture boxes, input boxes, message boxes

  9. Operadores aritméticos e funções intrínsecas

  10. Procedimentos e funções e passagem de parâmetros

  11. Instruções de decisão e operadores lógicos e relacionais

  12. Instruções de repetição

  13. Arrays unidimensionais e multidimensionais

  14. Ficheiros de acesso sequencial e de acesso aleatório

  15. Utilização das ferramentas gráficas para desenhar segmentos de rectas e arcos

  16. Introdução à inteligência artificial

Bibliografia Obrigatória

Vitor Martins Augusto; Apresentações PowerPoint das aulas

Observações Bibliográficas

As apresentações PowerPoint utilizadas nas aulas são disponibilizadas aos alunos. Contêm exercícios e respectivas resoluções. Não é necessária bibliografia suplementar, uma vez que os apontamentos cobrem toda a matéria leccionada.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão usadas para exposição da matéria e para a apresentação e discussão de pequenos exemplos de aplicação. Os alunos terão oportunidade de usar o computador e de aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas através da resolução de problemas e da implementação de pequenos projectos.

Software

Visual Basic .Net

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação
Ciências Físicas > Matemática > Matemática computacional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Realização de 3 mini testes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Serão realizados 3 mini testes. A nota final é a média dos três mini testes.

Provas e trabalhos especiais

Não

Trabalho de estágio/projeto

Não

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Ver regulamentos da FEUP.

Melhoria de classificação

Exame de recurso

Observações

Não haverá marcação de faltas, os estudantes são livres de assistirem às aulas. Contudo, apenas são admitidos na sala de aula os estudantes que cheguem no máximo com um atraso de 10 minutos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-26 às 09:28:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais