Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação de utilizadores da Biblioteca
Você está em: Início > MM0067
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Música Interativa

Código: MM0067     Sigla: MI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia Musical

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://sites.google.com/a/gcloud.fe.up.pt/agpcm/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 15 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Matthew Edward Price Davies 1,00
Rui Luis Nogueira Penha 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1) Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

2) Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

3) Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

4) Implementação de aplicações de música interactiva com análise de conteúdo musical e geração automática de música.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da frequência desta disciplina, os alunos serão capazes de:

1) Conhecer os domínios da análise de conteúdo musical e da geração automática de música, o seu estado da arte e os seus desafios;

2) Reconhecer quais as técnicas e ferramentas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música adequadas para aplicação à música interactiva;

3) Implementar técnicas e ferramentas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música em software.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1) Análise de conteúdo musical:
a) algoritmos de descrição rítmica;
b) algoritmos de descrição tímbrica;
c) algoritmos de descrição harmónica;
e) visualização de dados musicais;
d) algoritmos de similaridade musical;
e) algoritmos de recomendação musical automática;
f) web social musical.

2) Geração automática de música:
a) música processual;
b) música generativa;
c) música interactiva;
d) algoritmos de geração rítmica;
e) algoritmos de geração harmónica;
f) algoritmos de geração melódica;
g) algoritmos de geração formal.

3) Música interactiva:
a) aplicações práticas da junção de algoritmos de análise de conteúdo musical e de geração automática de música.

Bibliografia Obrigatória

Gerhard Nierhaus; Algorithmic composition. ISBN: 978-3-211-99915-8
Eduardo Reck Miranda, John Al Biles (Eds.); Evolutionary Computer Music. ISBN: 1-84628-599-2
Robert Rowe; Machine musicianship. ISBN: 978-0-262-68149-0
Todd Winkler; Composing interactive music. ISBN: 978-0-262-73139-3

Bibliografia Complementar

David Cope; Virtual Music. ISBN: 0-262-03283-X
David Cope; Computer models of musical creativity. ISBN: 0-262-03338-0
Robert Rowe; Interactive music systems. ISBN: 0-262-18149-5
Iannis Xenakis; Formalized Music: Though and Mathematics in Music, Pendragon Press, 1992. ISBN: 978-1-57647-079-4
Godfried T. Toussaint; The Geometry of Musical Rhythm, CRC Press, 2013. ISBN: 978-1-4665-1202-3
Dmitri Tymoczko; A Geometry of Music, Oxford University Press, 2011. ISBN: 978-0-19-533667-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Unidade curricular ministrada sob a forma de Seminário compreensivo intercalado com sessões de aplicação prática sobre as tecnologias abordadas. Aulas de exposição com audição de exemplos sonoros intercaladas com algumas sessões de trabalho prático orientado em aula.

Software

Pd
Max/MSP/Jitter

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 165,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: 0,3 * acm + 0,3 * gam + 0,4 * tf

acm - componente de avaliação contínua de análise de conteúdo musical;
gam - componente de avaliação contínua de geração automática de música;
tf - trabalho individual final.

Melhoria de classificação

Melhoria considerável do trabalho final ou apresentação de outro trabalho previamente aprovado pelo regente da Unidade Curricular.

Observações

Na presença de alunos estrangeiros ou havendo necessidade (e.g., apresentações por professores estrangeiros), a língua de ensino utilizada será o inglês. Os alunos poderão apresentar trabalhos em português ou inglês.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-12-12 às 12:16:38