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Sistemas Gráficos e Animação 3D

Código: MM0051     Sigla: SGA3D

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia de Comunicação

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~aas/pub/Aulas/SGA3D/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 13 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Augusto de Sousa Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
António Augusto de Sousa 1,50
Verónica Costa Teixeira Pinto Orvalho 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: - compreender um sistema gráfico no seu todo - modelar geometricamente um conjunto de objectos tridimensionais - controlar a iluminação e o aspecto visual dos objectos - definir e elaborar animações com objectos tridimensionais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Panorâmica sobre a computação gráfica com predominância para os 3D.
   - Síntese de Imagens e Modelos de Iluminação (incluindo alguns tópicos sobre síntese de imagem com elevado nível de realismo),
   - Côr.
   - Modelação de curvas, superfícies e sólidos.
   - Transformações geométricas 3D.

Pipeline de animação 3D 
 - Engenharia do "pipeline" de animação
 - Modelação de Superfícies 3D, baseada em polígonos
 - Modelação e animação baseada em estruturas esqueléticas
 - O "Rig" num conrexto de criação de avatars faciais 3D
 - Animação baseada em "scripts"

Bibliografia Obrigatória

James D. Foley... [et al.]; Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5

Bibliografia Complementar

Donald Hearn, M. Pauline Baker; Computer graphics. ISBN: 0-13-578634-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dos temas programáticos baseada em acetatos. Apresentação e discussão de exemplos, nomeada mas não exclusivamente em síntese de imagens 3D, usando software de modelação, síntese de imagem e animação 3D. Execução de trabalhos de modelação e animação com o mesmo software.

Software

Autodesk Maya

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Modelação em 3 dimensões
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Cl.Final=40%*Cl.Trabalho + 60%*Cl.Exame
Obs.: o trabalho prático é obrigatório

Provas e trabalhos especiais

Trabalho Prático: Modelação e animação de uma cena 3D proposta pelo estudante e a combinar com o docente. NOTA: o trabalho prático é obrigatório.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os casos especiais só são dispensados de frequência das aulas, mas são sujeitos às regras de avaliação dos alunos normais.

Melhoria de classificação

Não existe melhoria do trabalho prático. O Exame segue as regras normais de melhoria em vigor na FEUP.

Observações

N.A.

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