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Síntese Sonora para Media Digitais

Código: MM0065     Sigla: SSMD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia Musical

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://sites.google.com/a/gcloud.fe.up.pt/sas/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 14 Plano de estudos oficial 1 - 6 45 162
2

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Rui Luis Nogueira Penha 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da frequência desta unidade curricular, o aluno será capaz de:
1) Conhecer de forma aprofundada as várias formas de síntese sonora, bem como as linguagens e software mais relevante para a sua criação.
2) Aplicar a síntese sonora digital em diversos contextos de design de som e criação musical, com ênfase nos meios interactivos.
3) Aperfeiçoar, adaptar e criar novos modelos de síntese sonora para responder a situações práticas específicas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1) As várias famílias de síntese sonora (gravação processada, modelos espectrais, modelos físicos e modelos abstractos):
a) introdução e contextualização histórica;
b) implementação, quando possível, em síntese analógica por controlo de voltagem;
c) implementação em síntese digital.

2) Ambientes para síntese sonora digital:
a) Max/MSP e Pure Data;
b) Kyma.

3) Interacção com síntese sonora digital:
a) controlo gestual de parâmetros de síntese sonora;
b) síntese granular e concatenativa;
c) design de som procedimental.

4) Aplicações práticas da síntese sonora digital.

Bibliografia Obrigatória

Curtis Roads; The Computer Music Tutorial, MIT Press, 1996
Andy Farnell; Designing Sound, MIT Press, 2010. ISBN: 9780262014410
Alessandro, Cipriani & Maurizio, Giri; Electronic Music and Sound Design - Theory and Practice with Max and Msp - Volume 1, Contemponet, 2013. ISBN: 978-8890548451
Alessandro, Cipriani & Maurizio, Giri; Electronic Music and Sound Design - Theory and Practice with Max and Msp - Volume 2, Contemponet, 2014. ISBN: 978-88-905484-4-4

Bibliografia Complementar

Carla Scaletti; Kyma X Revealed!, Symbolic Sound, 2004 (Livro disponível no estúdio)
Curtis Roads; Microsound, MIT Press, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Unidade curricular ministrada sob a forma de Seminário compreensivo, intercalado com sessões de aplicação prática sobre as tecnologias abordadas.
Desenvolvimentos destas aplicações práticas são realizados individualmente pelos alunos fora das horas de contacto e contribuem no seu conjunto para 40% da avaliação final.
O trabalho individual final, que contribui com 60% para a avaliação final, consiste na concepção e implementação de uma aplicação prática de síntese sonora digital num contexto de design de som para meios interactivos.

Software

Max/MSP
Kyma
Pure Data

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Processamento de sinal

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 165,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: 0,4 * pt + 0,6 * tf

pt - pequenos trabalhos realizados durante o semestre;
tf - trabalho final.

Melhoria de classificação

Melhoria considerável do trabalho final ou apresentação de outro trabalho previamente aprovado pelo regente da Unidade Curricular.

Observações

Na presença de alunos estrangeiros ou havendo necessidade (e.g., apresentações por professores estrangeiros), a língua de ensino utilizada será o inglês. Os alunos poderão apresentar trabalhos em português ou inglês.

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