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Ergonomia

Código: MESHO0016     Sigla: ERGO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Segurança e Higiene no Trabalho

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia de Minas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESHO 39 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário Augusto Pires Vaz Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Eugénia Ribeiro de Castro Pinho 0,24
Joana Cristina Cardoso Guedes 0,30
Mário Augusto Pires Vaz 0,60
Pedro Miguel Ferreira Martins Arezes 0,86
Práticas Laboratoriais Totais 2 4,00
Maria Eugénia Ribeiro de Castro Pinho 3,40
Joana Cristina Cardoso Guedes 0,60

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Enquadrar a Ergonomia no contexto laboral, apresentar a sua fundamentação científica e os principais ramos do saber em que se baseia;

  2. Caraterizar a abordagem ergonómica dos sistemas homem-máquina-organização-ambiente, identificando os seus aspetos essenciais (interface homem-máquina, espaço de trabalho, carga de trabalho e respetivas exigências fisiológicas, biomecânicas, psicofísicas e psicológicas);

  3. Dotar os estudantes de conhecimento sobre metodologias de avaliação ergonómica do risco ocupacional e da instrumentação utilizada na obtenção e medição dos parâmetros utilizados;


Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam identificar situações com risco de sintomas músculo-esqueléticos e/ou de doença ocupacional, em diversos contextos laborais. Os estudantes devem ser capazes de selecionar e utilizar, de entre as várias metodologias abordadas, a(s) mais adequada(s) para  avaliar o risco associado a cada posto de trabalho (ou a sua adequação ao trabalhador que o ocupa) e identificar os diversos fatores com influência no seu bem-estar e, consequentemente, no seu desempenho laboral.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

O MESHO destina-se a estudantes de diversas proveniências académicas sendo as principais as engenharias e as áreas da saúde.

Programa


  • Introdução à Ergonomia. Objetivos. Fundamentação científica;

  • Aspetos biomecânicos, psicofísicos e psicológicos do trabalho;

  • Aplicações da fisiologia do trabalho muscular;

  • Aplicações da biomecânica;

  • Abordagem ergonómica de sistemas homem-máquina-organização-ambiente;

  • A interface homem-máquina. Mostradores e dispositivos de controlo;

  • O espaço de trabalho e as dimensões físicas humanas. Antropometria estática ou estrutural, antropometria dinâmica ou funcional e antropometria newtoniana;

  • Implicações da antropometria na Segurança e na Saúde no Trabalho;

  • Fisiologia do trabalho muscular. Trabalho muscular estático e dinâmico;

  • Aplicações da antropometria no dimensionamento de equipamentos e do espaço de trabalho;

  • Metodologias de diagnóstico ergonómico;


Bibliografia Obrigatória

Margareta Nordin, Victor H. Frankel; Basic Biomechanics of the Musculoskeletal system, Lippincott Williams & Wilkins, 2001. ISBN: 0-683-30247-7
Don B Chaffin, Gunnar B J Andersson, B J Martin; Occupational Biomechanics, Wiley-Interscience Pub, 1999. ISBN: 0-471-24697-2
Itiro Lida; Ergonomia projeto e produção, Edgard Blucher, 2005. ISBN: 85-212-3054-3
Stephen Pheasant, C. M. Haslegrave; Bodyspace: anthropometry, ergonomics, and the design of work, Taylor & Francis, 2006. ISBN: 978-0415285209
ISO 8996:2004 - Ergonomics of the thermal environment -- Determination of metabolic rate, 2004 (NORMA)
Eastman Kodak Company; Eastman Kodak Company: Kodak's ergonomic design for people at work,, John Wiley and Sons, 2004. ISBN: 0-471-41863-3
Karl H E Kroemer, Hiltrud J. Kroemer, Katrin E. Kroemer-Elbert; Engineering Physiology: Bases of Human Factors Engineering/Ergonomics, Springer, 2010. ISBN: 978-3-642-12882-0 ((existe em ebook: e-ISBN 978-3-642-12883-7))
ISO 11228-3:2007 - Ergonomics -- Manual handling -- Part 3: Handling of low loads at high frequency, 2007 (NORMA)
ISO 11226:2000 - Ergonomics -- Evaluation of static working postures ((NORMA))

Bibliografia Complementar

Y. C. Fung; Biomechanics. ISBN: 0-387-97947-6
Ed John R . Wilson and Nigel Corlett; Evaluation of Human Work , CRC Press , 2005. ISBN: 978-0-415-26757-1
Edited by Neville Stanton, Alan Hedge, Karel Brookhuis, Eduardo Salas and Hal Hendrick;  Handbook of Human Factors and Ergonomics Methods, CRC Press, 2004. ISBN: 978-0-415-28700-5
William S. Marras and Waldemar Karwowski;  Fundamentals and Assessment Tools for Occupational Ergonomics, CRC Press , 2006. ISBN: 978-0-8493-1937-2 ((existe em eBook ISBN: 978-1-4200-0363-5) )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

50% da carga horária das aulas, correspondem a sessões de exposição teórica, com a duração de duas horas /cada, para apresentação dos principais conceitos e metodologias.
Os restantes 50% da carga horária da UC, corresponde a sessões práticas, com a duração de duas horas /cada, destinadas à resolução de problemas, interpretação das metodologias de abordagem dos mesmos e à consulta dos documentos necessários.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 90,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência à disciplina é obtida de acordo com os regulamentos oficiais da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0,45 T1 + 0,45 T2 +0,1 TE

Sendo:

CF = Classificação final

T1 = 1º Teste

T2 = 2º Teste

TE = Trabalho escrito

A nota mínima em cada um dos três instrumentos de avaliação é de 8 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

O 2º Teste coincidirá com a 1ª chamada do exame (época normal).

Qualquer estudante que não consiga obter a aprovação à Unidade Curricular através da avaliação distribuída sem exame final, ou que tendo obtido a aprovação pretenda fazer a melhoria da classificação final, deverá submeter-se a Exame Final sobre a globalidade dos conteúdos da mesma.

Em casos especiais, a avaliação do nível de conhecimentos adquiridos pelos estudantes poderá, ainda, ser efetuada com recurso à realização de trabalhos, previamente acordados com o regente da disciplina.

Provas e trabalhos especiais

Em casos especiais,  a avaliação do nível de conhecimentos adquiridos pelos alunos poderá ser efetuada com recurso à realização de trabalhos, previamente acordados com o regente da disciplina.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos da FEUP

Melhoria de classificação

De acordo com os regulamentos da FEUP.

Por EXAME, sobre a totalidade dos conteúdos da unidade curricular.
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