Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação da Biblioteca para o segundo semestre
Você está em: Início > MEINF023

Dissertação/Projeto/Estágio

Código: MEINF023     Sigla: DPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia

Ocorrência: 2016/2017 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEINF 5 Plano de estudos oficial a partir de 2011/12 2 - 48 286 1296

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Pedro Rodrigues Aguiar Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
António Pedro Rodrigues Aguiar 1,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Nesta unidade curricular cada estudante terá que realizar um trabalho de investigação conducente à preparação de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do ciclo de estudos. A dissertação deve ser especialmente realizada para este fim, constituindo um momento privilegiado de prova de capacidade científica do mestrando, formalizado no fim do quarto semestre escolar. O trabalho de investigação deve envolver componentes de carácter teórico e/ou experimental, promovendo a compreensão e a resolução de problemas em situações novas e não familiares, a seleção e recolha criteriosa de informação e bibliografia adequadas, a adopção de metodologias apropriadas, a concepção de uma solução para o problema proposto e respectiva implementação, e a análise crítica dos resultados. A dissertação de mestrado deve demonstrar que o candidato é um especialista no tema da mesma e deve igualmente demonstrar que ele adquiriu conhecimentos na fronteira do conhecimento na área em que a dissertação se inscreve.

Resultados de aprendizagem e competências

Integração de conhecimento e capacidade de avaliação crítica para a realização de trabalho de investigação e desenvolvimento de natureza teórica e ou experimental num tema da área de conhecimento do ciclo de estudos, que culmina na apresentação e defesa publica de uma dissertação que descreva claramente o trabalho desenvolvido e os seus principais resultados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Cada estudante terá que ter pelo menos um orientador académico na FEUP e poderá ter um orientador externo (por exemplo quando a tese é realizada num ambiente académico e empresarial). O estudante terá um programa de trabalho individual na área do ciclo de estudos que é definido em conjunto com o(s) orientador(es).

Bibliografia Obrigatória

James E. Mauch and Jack W. Birch; Guide to the successful thesis and dissertation. ISBN: 0-8247-8972-5
Martha Davis; Scientific papers and presentations. ISBN: 0-12-206370-8

Observações Bibliográficas

A bibliografia a utilizar depende do tema especifico da dissertação.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada estudante terá que efetuar trabalho individual de investigação e desenvolvimento supervisionado pelo(s) orientadore(s). O trabalho pode ser realizado em ambiente académico ou académico/empresarial. As tarefas principais do trabalho de investigação incluem a formulação do problema, o estudo de metodologias adequadas e uma cuidada revisão literária para abordar problema a resolver, o desenvolvimento e projeto de uma solução para o problema, uma análise crítica dos resultados obtidos e conclusões. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação e classificação final é realizada no fim da sessão da defesa da tese por um júri que é composto (pelo menos) pelo diretor do ciclo de estudos ou um membro da comissão científica, um arguente externo à FEUP e o(s) orientador(es). A defesa da tese é uma sessão pública e inclui uma apresentação do trabalho desenvolvido, seguida de um período de discussão. A nota final decidida pelo júri é obtida tendo em consideração as seguintes componentes: 50% - qualidade do trabalho; 30% - qualidade do relatório (tese); 20% - prestação do estudante na apresentação e discussão efectuada na sessão pública da defesa da tese.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-05-20 às 22:30:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais