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Engenharia num Contexto Global

Código: EM0130     Sigla: ECG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Capacidades Pessoais e Interpessoais

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Materiais e Processos Tecnológicos
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 18 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 45,5 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Promover uma visão prospectiva da Engenharia e do seu exercício no futuro.

Desenvolver os conhecimentos, capacidades e competências que foram pouco desenvolvidas ao longo do curso e que são importantes para os engenheiros do século XXI. Esta Unidade Curricular faz uso de exemplos tecnológicos explícitos e tentará mostrar como diferentes abordagens da engenharia em diferentes ambientes culturais usam caminhos dissimilares para obter soluções e atingir os objectivos (tanto o caminho como a solução podem ser diferentes).

Os tópicos incluirão questões sobre a forma como a engenharia é praticada no mundo global, questões culturais, diferenças entre as engenharias no mundo, como deve ser a conduta pessoal em ambiente no estrangeiro e a preparação do engenheiro para uma experiência educacional internacional. Os conceitos definidores da engenharia serão identificados, sendo colocados em destaque as suas diferenças e similaridades.

Esta Unidade Curricular estabelece um estudo interdisciplinar de técnicas em engenharia, desenvolve aptidões de empreendedorismo e sensibiliza os estudantes para a influência da sociedade global e dos aspetos culturais na solução de problemas.

A parceria multi-universitária desta Unidade Curricular e o trabalho em grupos com ambiente multicultural e multinível na resolução de tarefas de engenharia permitirá que os estudantes desenvolvam de forma objetiva as aptidões operacionais e de trabalho do engenheiro numa interface global. A Unidade Curricular utilizará um estilo de aprendizagem transparente. Isso envolverá disponibilizar os estudantes com diretivas e linhas de rumo explícitas, definindo claramente objetivos e expectativas, tornando os trabalhos pedidos absolutamente claros e explicando como serão avaliados.

Resultados de aprendizagem e competências


  • melhoria das aptidões de liderança e de trabalho cooperativo;

  • consciencialização e conhecimento de como formar grupos de trabalho e operá-los com sucesso;

  • desenvolvimento das aptidões de empreendedorismo;

  • Melhoria das aptidões de comunicação;

  • desenvolvimento das capacidades de auto e heteroanálise e avaliação;

  • desenvolvimento do conhecimento e das preocupações sobre as questões ambientais e de sustentabilidade, sensibilização para a inclusão social e para o projeto universal (“design for all”).

  • capacidade de identificação, avaliação e formulação de problemas complexos, com a inclusão das componentes científica, técnica e humana; os estudantes terão a capacidade de estabelecer as bases para a solução prática de problemas reais em diferentes níveis e escalas, compreendendo a importância da engenharia e de outras profissões para redesenhar o mundo servindo os seres humanos;

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Do programa e sua definição, constará:

· debate com os estudantes sobre as características do “engenheiro global”, necessárias para a engenharia do renascimento do séc. XXI;

· revisão das técnicas em engenharia e seus desafios, assim como das diferentes soluções obtidas com diferentes culturas; ligação e discussão com os estudantes nas razões das matérias em aprendizagem e suas metodologias, bem como estas se traduzem nos objetivos da engenharia do mundo real;

· produção e apresentação de projetos de trabalho e avaliação entre pares dos grupos internacionais; debate sobre a importância da auto e heteroavaliação no sucesso do trabalho em grupo e na formação dos estudantes como futuros engenheiros

· realização de palestras envolvendo especialistas com assinalável experiência da prática de engenharia em empresas ou organizações de âmbito internacional alargado.

Bibliografia Obrigatória

• Engineer of 2020, National Academies Press, 2005
• Entrepreneurship for Engineers CRC Press, 2010

Bibliografia Complementar

• American Engineers in Japan: Same Profession, Different Worlds, Gary Legg
• Michalle E. Mor Barak;Managing Diversity: Toward a Globally Inclusive Workplace, Sage Publications, Inc, 2005. ISBN: 10: 0761927735 (13: 978-0761927730 )
• Collier, Paul;The Bottom Billion: Why the Poorest Countries are Failing and What can be done About it, OUP Oxford, 2008. ISBN: 0195374630
• Global Engineering and Construction Wiley; 1 edition, 2006
• Britain and European Engineering Education, P.B. Morice

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Realização das aulas em simultâneo entre a FEUP e a Universidade de Maryland (UMBC) dos Estados Unidos, usando sistema de videoconferência.

Trabalho de grupo, análises e debates sobre problemas em diferentes escalas, conferências com especialistas de diversas áreas.

Realização, apresentação e debate de trabalhos com a participação de todos os estudantes sobre temas que permitam desenvolvimento das capacidades mais ajustadas para cada estudante ou grupo de trabalho.

Procurar-se-á estimular os alunos a fazerem eles próprios autoavaliações e avaliações dos seus pares, com vista a também desenvolver as capacidades de auto e heteroanálise e avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 67,00
Estudo autónomo 49,50
Frequência das aulas 45,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com regulamento da FEUP

Fórmula de cálculo da classificação final

São usadas e foram desenvolvidas fichas de avaliação sobre componentes de formação (“rubrics”) que documentarão e avaliarão a ‘performance’ dos estudantes.
As fichas de avaliação correspondem a todas as componentes de trabalho a realizar e dizem respeito por exemplo ao trabalho de grupo, à comunicação oral e escrita, ao espírito crítico, ao mérito científico e tecnológico do trabalho ou à sensibilização para os temas abordados.
Nas apresentações e nos debates sobre cada trabalho todos os alunos de cada grupo terão que fazer parte da apresentação.
A avaliação tem as seguintes escalas:
90 ≤ Percentagem = A
80 ≤ Percentagem < 90 = B
70 ≤ Percentagem < 80 = C
60 ≤ Percentagem < 70 = D
       Percentagem < 60 = F

Provas e trabalhos especiais

Possíveis, dependentes de negociação entre docente e os alunos, com trabalhos do mesmo tipo dos realizados durante as aulas e tentando avaliar o mesmo tipo de competências.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação distribuída é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição. Os alunos com impedimento de frequência das aulas terão de combinar com os docentes a forma de apresentarem a evolução dos trabalhos (sujeitos a avaliação) ao longo do período atribuído para a sua elaboração, assim como fazer a sua apresentação nas datas previstas.

Melhoria de classificação

Mediante melhoria do relatórios, da sua apresentação digital e presencial e sua discussão ou eventual realização de trabalhos suplementares e nova apresentação e discussão dos mesmos.

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