Código: | EM0130 | Sigla: | ECG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Capacidades Pessoais e Interpessoais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Materiais e Processos Tecnológicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEM | 18 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 6 | 45,5 | 162 |
Promover uma visão prospectiva da Engenharia e do seu exercício no futuro.
Desenvolver os conhecimentos, capacidades e competências que foram pouco desenvolvidas ao longo do curso e que são importantes para os engenheiros do século XXI. Esta Unidade Curricular faz uso de exemplos tecnológicos explícitos e tentará mostrar como diferentes abordagens da engenharia em diferentes ambientes culturais usam caminhos dissimilares para obter soluções e atingir os objectivos (tanto o caminho como a solução podem ser diferentes).
Os tópicos incluirão questões sobre a forma como a engenharia é praticada no mundo global, questões culturais, diferenças entre as engenharias no mundo, como deve ser a conduta pessoal em ambiente no estrangeiro e a preparação do engenheiro para uma experiência educacional internacional. Os conceitos definidores da engenharia serão identificados, sendo colocados em destaque as suas diferenças e similaridades.
Esta Unidade Curricular estabelece um estudo interdisciplinar de técnicas em engenharia, desenvolve aptidões de empreendedorismo e sensibiliza os estudantes para a influência da sociedade global e dos aspetos culturais na solução de problemas.
A parceria multi-universitária desta Unidade Curricular e o trabalho em grupos com ambiente multicultural e multinível na resolução de tarefas de engenharia permitirá que os estudantes desenvolvam de forma objetiva as aptidões operacionais e de trabalho do engenheiro numa interface global. A Unidade Curricular utilizará um estilo de aprendizagem transparente. Isso envolverá disponibilizar os estudantes com diretivas e linhas de rumo explícitas, definindo claramente objetivos e expectativas, tornando os trabalhos pedidos absolutamente claros e explicando como serão avaliados.
Do programa e sua definição, constará:
· debate com os estudantes sobre as características do “engenheiro global”, necessárias para a engenharia do renascimento do séc. XXI;
· revisão das técnicas em engenharia e seus desafios, assim como das diferentes soluções obtidas com diferentes culturas; ligação e discussão com os estudantes nas razões das matérias em aprendizagem e suas metodologias, bem como estas se traduzem nos objetivos da engenharia do mundo real;
· produção e apresentação de projetos de trabalho e avaliação entre pares dos grupos internacionais; debate sobre a importância da auto e heteroavaliação no sucesso do trabalho em grupo e na formação dos estudantes como futuros engenheiros
· realização de palestras envolvendo especialistas com assinalável experiência da prática de engenharia em empresas ou organizações de âmbito internacional alargado.
Realização das aulas em simultâneo entre a FEUP e a Universidade de Maryland (UMBC) dos Estados Unidos, usando sistema de videoconferência.
Trabalho de grupo, análises e debates sobre problemas em diferentes escalas, conferências com especialistas de diversas áreas.
Realização, apresentação e debate de trabalhos com a participação de todos os estudantes sobre temas que permitam desenvolvimento das capacidades mais ajustadas para cada estudante ou grupo de trabalho.
Procurar-se-á estimular os alunos a fazerem eles próprios autoavaliações e avaliações dos seus pares, com vista a também desenvolver as capacidades de auto e heteroanálise e avaliação.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 67,00 |
Estudo autónomo | 49,50 |
Frequência das aulas | 45,50 |
Total: | 162,00 |
De acordo com regulamento da FEUP
São usadas e foram desenvolvidas fichas de avaliação sobre componentes de formação (“rubrics”) que documentarão e avaliarão a ‘performance’ dos estudantes.
As fichas de avaliação correspondem a todas as componentes de trabalho a realizar e dizem respeito por exemplo ao trabalho de grupo, à comunicação oral e escrita, ao espírito crítico, ao mérito científico e tecnológico do trabalho ou à sensibilização para os temas abordados.
Nas apresentações e nos debates sobre cada trabalho todos os alunos de cada grupo terão que fazer parte da apresentação.
A avaliação tem as seguintes escalas:
90 ≤ Percentagem = A
80 ≤ Percentagem < 90 = B
70 ≤ Percentagem < 80 = C
60 ≤ Percentagem < 70 = D
Percentagem < 60 = F
Possíveis, dependentes de negociação entre docente e os alunos, com trabalhos do mesmo tipo dos realizados durante as aulas e tentando avaliar o mesmo tipo de competências.
A avaliação distribuída é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição. Os alunos com impedimento de frequência das aulas terão de combinar com os docentes a forma de apresentarem a evolução dos trabalhos (sujeitos a avaliação) ao longo do período atribuído para a sua elaboração, assim como fazer a sua apresentação nas datas previstas.
Mediante melhoria do relatórios, da sua apresentação digital e presencial e sua discussão ou eventual realização de trabalhos suplementares e nova apresentação e discussão dos mesmos.