Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EM0079

Tecnologia de Moldação

Código: EM0079     Sigla: TM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Produção

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Materiais e Processos Tecnológicos
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 17 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 45,5 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina terá dois blocos, um de Fundição e outro de Prototipagem Rápida e de Processos de Fabrico Rápido de Ferramentas (Aditive Manufacturing) . Bloco de Fundição - Aprofundamento e consolidação de conhecimentos sobre algumas tecnologias de fundição já referidas em disciplinas anteriores do MIEM, com ênfase na fundição injectada de ligas leves e ligas de zinco, fundição em coquilha e em baixa pressão de ligas de alumínio e de cobre e fundição por cera perdida de aços,ligas de níquel com especial ênfase nos equipamentos principais e complementeres, bem como no projecto de moldes. Bloco de Aditive manufacturing - Rever os conceitos fundamentais sobre as várias tecnologias e materiais utilizados, na perspectiva do desenvolvimento de produto . Apresentar conceitos específicos para o desenvolvimento de produtos técnicos em metal e em plástico. Aplicar ferramentas computacionais para o projecto de ferramentas para fundição.

Resultados de aprendizagem e competências


Capacidade de projetar ferramentas de fundição

Caoacidade de desenvolver e melhorar processos de fundição

Capacidade de desenvolver produtos em metal e em plástico recorrendo ás avançadas tecnologias de Aditive manufacturing, i.e. prototipagem rápida, fabrico rápido de ferramentas e tecnologias de conversão em plástico e em metal

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Propriedades de fundição e outras especificidades das ligas mais relevantes usadas nas tecnologias em estudo. Equipamentos de fusão, manutenção e vazamento usadas nestas tecnologias. Materiais e tecnologias utilizadas nos diferentes processos, nomeadamente para moldações, caixas de machos e moldes para injecção de ceras. Referência às ferramentas complementares de corte de gitos, rebarbagem, limpeza e controlo de qualidade em fluxo de fabrico e final. Noções sobre projecto, dimensionamento de ferramentas e equipamentos, com referência ao toleranciamento dos componentes. Fluxos de fabrico e selecção de processos tendo em conta as propriedades mecânicas exigidas aos componentes fundidos e validação de projecto de moldes recorrendo a ferramentas de simulação numérica de enchimento e solidificação.

Fabrico Aditivo - Tecnologias de prototipagem rápida e de fabrico rápido de ferramentas:Processos SL,SLS,FDM,LOM,DMLS,SLM,EBM e processos de impressão tridimensional.Conversão de protótipos em metal e em plástico. Interesse do FA no apoio ao desenvolvimento de produtos em metal e em plàstico.

 

 

Bibliografia Obrigatória

Campbell, John; Castings practice. ISBN: 0-7506-4791-4
Apontamentos diversos propostos ao longo das aulas.

Bibliografia Complementar

Ashby, Michael F.; Materials selection in mechanical design. ISBN: 0-7506-6168-2
Malloy, Robert A.; Plastic part design for injection molding. ISBN: 3-446-15956-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A transmissão de conhecimentos será feita com base em exposições teóricas complementadas em todas as tecnologias com visitas de estudo a empresas significativas de cada subsector. Estão previstas aulas em empresas como a Sonafi para a fundição injectada, Cifial para o vazamento em coquilha e baixa pressão, Zollern & Comandita, para a fundição por cera perdida e Simoldes para a injecção de plásticos e fabrico de moldes. A demonstração prática dos processo de FA é feita durante uma sessão prática no INEGI. Para a aplicação das matérias apresentadas são propostos trabalhos sobre as mesmas (que poderão envolver a aplicação dos programas computacionais). Os mini-testes avaliarão o conhecimento de conceitos fundamentais dos processo estudados. Poderá ainda ser seguido o conceito de ensino de engenharia através da execução de projectos de aplicação.

Software

Experto
SolidWorks

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de projecto
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia industrial > Design mecânico
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de simulação
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de processos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 62,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

NF=A*0.5+B*0.5 NF- nota final A- Informação teórica, correspondente à média das classificações dos mini-testes . B- Informação dos trabalhos práticos, correspondente à classificação média dostrabalhos práticos.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o estabelecido no n.º6 do art.5º das NGA.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o estabelecido no n.º7 do art.6º das NGA.

Melhoria de classificação

De acordo com o estabelecido no art.10º das NGA.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-30 às 06:41:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias