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Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

Código: EM0026     Sigla: SHP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Automação

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Automação, Instrumentação e Controlo
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 238 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 58,5 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Estudo dos sistemas de acionamento, transmissão de energia e comando através de fluidos:pneumática e hidráulica convencional.
No final da disciplina o aluno deverá:
-conhecer as tecnologias envolvidas nos sistemas hidráulicos e pneumáticos,
-conhecer as funções desempenhadas por cada órgão,
-dimensionar sistemas
-selecionar componentes para uma aplicação.
-saber conceber sistemas hidráulicos e pneumáticos, mediante uma especificação.

Resultados de aprendizagem e competências


No final da disciplina o aluno deverá:
-conhecer as tecnologias envolvidas nos sistemas hidráulicos e pneumáticos,
-conhecer as funções desempenhadas por cada órgão,
-dimensionar sistemas
-selecionar componentes para uma aplicação.
-saber conceber sistemas hidráulicos e pneumáticos, mediante uma especificação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


sistemas elétricos

mecânica dos fluidos

mecânica: cinemática

Programa

Sistemas hidráulicos e pneumáticos: energia, potência, grandezas. Aplicações. Sistemas de acionamento de potência.

Tecnologia de sistemas pneumáticos:
Ar comprimido: produção, tratamento, regulação
Atuadores: tipos, seleção, construção, dimensionamento
Comando de sistemas: válvulas
Representação simbólica de sistemas pneumáticos: ISO 1219.
Análise de circuitos pneumáticos
Conceção de circuitos. Seleção de equipamento.

Tecnologia de sistemas hidráulicos:
Topologia de sistemas hidráulicos
Geradores e motores. Atuadores. Tipos, tecnologias e dimensionamento. Caraterísticas. Rendimento
Válvulas hidráulicas direcionais, manométricas e fluxométricas.
Representação simbólica
Equipamento auxiliar.
Circuitos hidráulicos: classificação. Estudo de circuitos. Cálculo de sistemas hidráulicos.
Caraterísticas funcionais: análise experimental.
Conceção de circuitos.

Bibliografia Obrigatória

Bosch; Bosch-Hydraulik
P. Panzer, G. Beitler; Tratado practico de oleohidraulica

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino na disciplina é realizado através dos seguintes tipos de aulas:
a) aulas teórico-práticas de exposição e de realização de exercícios numéricos
b) aulas de prática laboratorial
As aulas teórico-práticas são suportadas a 100% por meios de apoio audio visual ajudados por computador havendo ainda lugar a resolver problemas de cálculo numérico
A prática laboratorial inclui em cada aula um ojetivo, por grupo de alunos, com avaliação continuada. Nestas aulas os alunos dispõem de amplas condições laboratoriais em equipamento e meios informáticos de apoio.

Software

FLUIDSIM
AUTOMATION STUDIO (V5.0)

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de controlo > Automação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 45,00
Participação presencial 10,00
Teste 10,00
Trabalho laboratorial 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 56,00
Frequência das aulas 63,00
Total: 119,00

Obtenção de frequência

Um aluno obtém frequência à disciplina se não exceder o limite legal de faltas a cada um dos tipos de aulas da disciplina

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final à disciplina é composta pelas seguintes componentes:
A) classificação por avaliação distribuida, na sala da aula e durante o semestre letivo, igual a 55% da avaliação final
Esta ponderação de 55% é composta por:
A1) "Mini-fichas" individuais realizadas durante as aulas teórico-práticas, perfazendo 10% da avaliação final
A2) Trabalhos realizados em grupo durante as aulas práticas laboratoriais e avaliação individual de desempenho durante as aulas, perfazendo 10% da avaliação final
A3) Prova prática laboratorial individual realizada a meio do período letivo, perfazendo 15% da avaliação final
A4) Prova prática laboratorial individual realizada no final do período letivo, perfazendo 20% da avaliação final
B) classificação do exame final igual a 45% da avaliação final

A classificação final na disciplina é igual à soma ponderada das componentes A) e B), podendo o aluno efetuar recurso a qualquer destas componentes de acordo com as regras fixadas para Melhoria de Classificação. Caso o aluno não obtenha em alguma das componentes A) ou B) a classificação mínima de 8,5 valores, a classificação máxima final na disciplina não poderá ser superior a 9 valores.

Provas e trabalhos especiais

como descrito anteriormente relativo a avaliação distribuida

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que reunam condições para requererem uma avaliação especial realizarão uma prova laboratorial individual, escrita e oral, e um exame escrito, sendo ambas as provas de igual ponderação.

Melhoria de classificação

O aluno poderá realizar uma prova para melhoria de classificação quer da avaliação correspondente à avaliação distribuida (componente A) quer ao exame final (componente B).
A prova de melhoria de classificação da avaliação distribuida compreenderá uma metodologia de avaliação equivalente à realizada na avaliação distribuída normal.
A prova de melhoria de classificação do exame final será realizada através de um exame escrito na época de recurso da disciplina.

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