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Proficiência Pessoal e Interpessoal

Código: EIC0031     Sigla: PPIN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Aspectos Sociais e Profissionais

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 118 Plano de estudos a partir de 2009/10 3 - 4,5 56 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel Firmino da Silva Torres Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Manuel Firmino da Silva Torres 2,00
Teórico-Práticas Totais 6 12,00
Fernanda Maria dos Santos Teixeira Torres 8,00
Manuel Firmino da Silva Torres 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJETIVOS: ●Identificar e adquirir os conhecimentos essenciais para saber como maximizar progressivamente as condições de êxito do desempenho pessoal e interpessoal. ●Aplicar técnicas de auto-controlo e estratégias de relacionamento interpessoal que permitam gerir com elevada mestria a eficiência dos processos de trabalho a implementar e a eficácia dos resultados a atingir em cada organização. ●Ter consciência da importância de saber utilizar competências complementares (soft skills) e de realizar mudanças evolutivas de forma a desenvolver um perfil profissional que contribua para melhorar continuamente a futura atividade do engenheiro informático.

Resultados de aprendizagem e competências


RESULTADOS DE APRENDIZAGEM: No final desta unidade curricular os estudantes devem estar capazes de utilizar com êxito as suas competências pessoais e interpessoais quer em situações informais quer em contextos académicos e profissionais.


COMPETÊNCIAS (CDIO): 2-Aptidões pessoais e profissionais 2.2-Experimentação e descoberta do conhecimento 2.4-Capacidades e atitudes pessoais 2.5-Capacidades e atitudes profissionais 3-Aptidões interpessoais 3.1-Trabalho em grupo 3.2-Comunicação 4-Concepção, projeto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social 4.1-Contextos externo e social 4.2-Contextos empresarial e de negócios



 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Qualidade nos Serviços ao Cliente (Interno/Externo) 2.Interação e Atitudes Comunicacionais 3.Regras da Comunicação Profissional 4.Signos da Linguagem Não Verbal 5.Preparação e Condução de Reuniões 6.Assertividade nas Relacões Interpessoais 7.Gestão de Indivíduos e Grupos nas Organizações 8.Desenvolvimento do Trabalho em Equipa 9.Micromarketing e Eficácia Profissional 10.Gestão do Tempo e Organização do Trabalho 11.Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal 12.Maximização da Capacidade Criativa

Bibliografia Obrigatória

Manuel Firmino Torres; Textos de Apoio

Bibliografia Complementar

Cragan, J., Wright, D., & Kasch, C.; Communication in Small Groups: Theory, Process, and Skills, MA: Wadsworth Publishing, 2008
Goldberg, H.; The Entrepreneurial Engineer: Personal, Interpersonal, and Organizational Skills for Engineers in an Age of Opportunity, New Jersey: John Wiley & Sons., 2006
Neves, J. G., Garrido, M. Simões, E.; Manual de Competências – Pessoais, Interpessoais e Instrumentais (Teoria e Prática)., Edições Sílabo, (2ª edição)., 2008
Van Emden, J., Becker, L.; Presentation Skills for Students, Edition 2, Publisher Palgrave Macmillan., 2010

Observações Bibliográficas

Listagem de bibliografia complementar para todos os conteúdos do programa fornecidos pelo regente e acessíveis através do SIGARRA.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: Métodos expositivo e interrogativo com recurso à utilização de auxiliares audiovisuais como quadros, retroprojetor e/ou computador com videoprojetor. Aulas teórico-práticas: Métodos demonstrativo e ativo com recurso à utilização de equipamentos como computador e videoprojetor; uso de atividades práticas, análise de casos e exercícios de treino para aperfeiçoamento das competências relativas aos diferentes níveis de aplicação referidos nos conteúdos do programa.

Palavras-chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 50,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 19,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas práticas com participação obrigatória nos momentos de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF=50%CT+50%CTP CF: Classificação Final. Nota: a aprovação final exige um resultado mínimo de 50% nas teóricas (CT) e 50% nas teórico-práticas (CTP); a soma destas duas classificações tem que ser no mínimo 9,5 valores, numa escala de 0 a 20 valores. CT: Classificação das Teóricas (MT) MT=1ºMT(50%)+2ºMT(50%) CTP: Classificação das Teórico-Práticas (PI+AO+DI) PI=Relatório(30%)+Powerpoint(20%) AO=Exposição(20%)+Debate(10%) DI=Participação(20%)

 

Provas e trabalhos especiais

Componentes de Avaliação: MT – 2 mini-testes sobre as aulas teóricas (trabalho individual) PI – Elaboração de um “Projeto de Inovação” (trabalho em grupo) AO – Apresentação oral do “Projeto de Inovação” (trabalho individual e em grupo) DI – Desempenho individual ao longo das aulas

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntica aos alunos ordinários. Apesar de os estudantes trabalhadores estarem dispensados das aulas, existe a obrigatoriedade de estarem presentes nos momentos de avaliação e de realizarem os trabalhos descritos nas componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

Por frequência da unidade curricular no ano letivo seguinte.

Observações

Horário de atendimento: 2ª fª das 14,30h às 16,30h. Gabinete: I-327 NOTA: Por favor enviar email a marcar reunião; em alternativa, pedir para agendar um encontro noutro(s) dia(s) e horário(s).

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