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Paulo Jesus: Exposição Retrospectiva
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Redes de Computadores

Código: EIC0032     Sigla: RCOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sistemas Operativos e Redes

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 134 Plano de estudos a partir de 2009/10 3 - 6 56 162

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Manuel Alberto Pereira Ricardo 2,00
Teórico-Práticas Totais 7 14,00
Manuel Alberto Pereira Ricardo 6,00
Ana Cristina Costa Aguiar 8,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Redes de Computadores (RCOM) é a unidade curricular que introduz os estudantes no domínio de conhecimento das redes de comunicações. Os conceitos fundamentais endereçados em RCOM incluem os seguintes: canais de comunicação e controlo da ligação de dados, modelos de erro e atraso, comunicações multi-acesso, encaminhamento, controlo de fluxo e controlo de congestionamento. As principais tecnologias discutidas em RCOM são a Ethernet comutada, a Wireless LAN 802.11, a Internet e a pilha de comunicações TCP/IP. As implementações e projetos a desenvolver em RCOM incluem um protocolo de ligação de dados com controlo de fluxo, uma aplicação a funcionar em modo cliente, e a configuração e teste de redes Ethernet e IP.

Resultados de aprendizagem e competências

Depois de ter frequentado RCOM o estudante deverá ser capaz de: a) perceber e explicar os conceitos fundamentais das redes de comunicações; b) escolher, comparar ou empregar as tecnologias de redes de comunicações atuais; c) implementar, configurar e testar mecanismos e componentes essenciais de uma rede de comunicações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução às redes de computadores. Técnicas de transmissão de dados. Controlo da ligação de dados. Modelos para análise de desempenho. Controlo do acesso ao meio. LANs. A Internet. Encaminhamento. Controlo de congestionamento. Aplicações.

Bibliografia Obrigatória

Andrew S. Tanenbaum, David J. Wetherall; Computer Networks, 5/E, Prentice Hall, 2011. ISBN: ISBN-10: 0132126958

Bibliografia Complementar

Dimitri Bertsekas, Robert Gallager; Data Networks, 2nd Edition, Prentice-Hall International, 1992. ISBN: 0-13-200916-1
Peterson, Larry L.; Computer Networks. ISBN: 978-0-12-374013-7
Stevens, W. Richard; TCP/IP illustrated. ISBN: 0-201-63346-9
Stallings, William; Data and Computer Communications. ISBN: 0-13-243310-9
James F. Kurose, Keith W. Ross; Computer Networking - a Top-Down Approach, 5th Edition, Pearson, 2010. ISBN: 0-13-607967-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas serão usadas para apresentação e discussão dos conceitos fundamentais, discussão de casos e resolução de problemas. Nas aulas teórico-práticas serão realizados dois trabalhos laboratoriais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho laboratorial 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Notas atribuídas de 0 a 20 valores.

L1 - nota do 1º trabalho laboratorial

L2 - nota do 2º trabalho laboratorial

H - nota dos trabalhos de casa

FQ - CLASSIFICAÇÃO DE FREQUÊNCIA

FQ = 0,4*L1 + 0,4*L2 + 0,2*H

se ( FQ < 8,0 ) FQ = "Sem Frequência"

Fórmula de cálculo da classificação final

Notas atribuídas de 0 a 20 valores.

E - nota do exame final

FQ - NOTA DE FREQUÊNCIA

CF - CLASSIFICAÇÃO FINAL

CF = 0,4*FQ + 0,6*E

se ( E < 8,0 ) CF = E

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estes estudantes podem optar pela realização dos trabalhos laboratoriais, em condições idênticas às dos restantes alunos, ou por um trabalho individual realizado fora do período normal das aulas, de acordo com objectivos específicos propostos em cada caso.

Melhoria de classificação

A classificação da componente de FREQUÊNCIA pode ser melhorada na próxima ocorrência da Unidade Curricular. A componente de FREQUÊNCIA é utilizada no cálculo da classificação final, quer no exame normal quer no exame de recurso.

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