Código: | EEC0100 | Sigla: | SBVI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust. |
OFICIAL | Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://www.fe.up.pt/si/conteudos_adm.conteudos_list?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2009/2010-y-p_cad_codigo=EEC0100-y-p_periodo=1S |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 52 | Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
Os principais objectivos a atingir na disciplina são a aquisição de conhecimentos relativos a sistemas de visão automática, quer em termos dos modelos que constituem cada um dos componentes da sua estrutura modular, quer em termos das tecnologias usadas na sua implementação.
1. Acquisition of knowledge on automatic vision systems, not only on the elements that constitute their modular structure, but also on the technology used in their implementation (CDIO Syllabus 1.3, 1.4, 2.1, 2.3).
2. Demonstration of skills on the design, projection and implementation of automatic vision systems (CDIO Syllabus 4.2, 4.3, 4.4, 4.5).
3. Development of organisational skills, as well as autonomous work and bibliography research (CDIO Syllabus 2.4, 2.5, 3.3).
4. Demonstration of skills on teamwork (CDIO Syllabus 2.5, 3.1).
5. Development and demonstration of skills on written and oral communication (CDIO Syllabus 3.2)
1. Introdução. Estrutura de um sistema de visão automática
2. Condicionamento do ambiente de aquisição.
3. Captura e formação de imagem digital
4. Pré-processamento. Operadores de imagem. Aplicações em realce de imagem.
5. Morfologia matemática
6. Segmentação de imagem
7. Análise e representação de imagem
8. Reconhecimento e classificação de imagem
Aulas teóricas:
Aulas de exposição das matérias, incluindo demonstrações práticas e análise de casos.
Aulas teórico-práticas:
Resolução de problemas, experimentação e ensaio em Matlab (toolbox de Image Processing), desenvolvimento de soluções em Matlab.
Trabalho prático fora das aulas:
Realização de um trabalho autónomo com carácter de mini-projecto (integrador de conhecimentos), por grupos de 2/3 alunos, sobre tema sugerido pelos alunos, nas áreas de "reconhecimento de objectos", "detecção de defeitos para controlo de qualidade", "detecção e seguimento de objectos móveis", "videovigilância", e outras similares. Elaboração de um relatório escrito. Apresentação oral pública dos trabalhos realizados.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 72,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 162,00 |
As componentes da avaliação são:
- trabalho prático de grupo (2/3 alunos) e respectivo relatório escrito (TP);
- apresentação oral do trabalho prático (AP)
- exame final (EF)
A obtenção de frequência pressupõe a conclusão com sucesso do trabalho prático de grupo, incluindo a elaboração do relatório e apresentação oral, para além das condições legais vigentes.
A nota de frequência é obtida mediante a classificação, pela docente, dos trabalhos de grupo, considerando os aspectos de execução, resultado atingido, divisão de tarefas no grupo, qualidade do relatório escrito e da apresentação pública.
A componente TP permite avaliar as competências CDIO 1.3, 1.4, 2.1, 2.3, 2.4, 2.5, 3.1, 3.3, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5.
A componente AP permite avaliar as competências CDIO 3.1, 3.3, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5.
A componente EF permite avaliar as competências CDIO 1.3, 1.4, 2.1, 2.3, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5.
A classificação final é o resultado da soma da nota de avaliação distribuída (AD) e da nota do exame final (NE). Esta ponderação é utilizada em todas as épocas de avaliação, incluindo recurso e melhoria.
Nota final=0.3*AD +0.7*NE
Trabalho prático de grupo, já referido nos pontos anteriores.
O único caso especial considerado é o dos alunos trabalhadores-estudantes. Estes alunos deverão habilitar-se ao exame final por meio da realização de um trabalho prático cuja natureza e alcance é semelhante ao dos trabalhos realizados pelos alunos ordinários, salvo no que respeita à sua extensão que será ajustada atendendo a que o trabalho é individual.
A classificação distribuída (nota de avaliação distribuída) não é passível de melhoria.
A classificação do exame pode ser melhorada nas condições gerais regulamentadas.