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Sistemas Compósitos

Código: EM0115     Sigla: SC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Materiais

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Mecânica Aplicada
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 16 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 45,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Torres Marques Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
António Torres Marques 2,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
António Torres Marques 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-09-09.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Pre_requisitos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Trabalho de estágio/projeto, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 

Objetivos genéricos:
Dar noções básicas de comportamento mecânico de materiais compósitos e suas especificidades
Dar uma introdução aos conceitos e teorias associadas ao dimensionamento com Materiais Compósitos
Introduzir tecnologias de fabrico e controlo de qualidade com Materiais Compósitos

Objetivos específicos:
Familiarizar os alunos com a especificidade dos Materiais Compósitos de Matriz Polimérica, em particular com as características de anisotropia e de facilidade de adequação das propriedades à aplicação

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados Esperados:
No final do período letivo pretende-se que o estudante:
- conheças prinicipais matrizes e fibras, bem como semi-produtos para produção de sistemas compósitos
- saiba os principais parâmetros dos diferentes processos de fabrico e seja capaz de fazer uma seleção e avaliação de tecnologias
- seja capaz de Conceber e Dimensionar produtos simples em sistemas compósitos
- esteja habilitado a preparar um procedimento de controlo de qualidade para estes sistemas

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Os estudantes deve ter conhecimentos de propriedades e metodologias de processamento relacionadas com materiáis poliméricos, bem como Mecânica de Sólidos em particular a lei de Hook generalizada

Programa

 

Introdução
Constituintes e semi-produtos
Processos de Transformação
Comportamento Mecânico e sua Previsão
Teoria Clássica dos Laminados
Dimensionamento e critérios de rotura
Conceção
Controlo de Qualidade


Esta UC possui uma componente tecnológica de 40% e uma componente científica de 60%

Bibliografia Obrigatória

J. A. Quinn; Composites : design manual , 2007
Caroline Baillie; Green composites : polymer composites and the environment
Kelly Anthony; Comprehensive composite materials. ISBN: ISBN: 0-08-042993-9
ed. Stephen W. Tsai; Strength & life of composites. ISBN: 978-0-9819143-0-5
Marcelo F. S. F. de Moura, Alfredo B. de Morais, António G. de Magalhães; Materiais compósitos. ISBN: ISBN: 972-8953-00-3
Daniel Gay, Suong V. Hoa; Composite Materials: Design and Application. ISBN: ISBN: 978-1-4200-4519-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Aulas Teóricas

Aprendizagem através de projeto

Software

ESACOMP

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 28,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 28,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização de trabalho

Fórmula de cálculo da classificação final

0.7x NT+0.3xNE

NT - Nota do Trabalho

NE - Nota do Exame

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

 

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Devem submeter-se ao mesmo processo de avaliação dos outros alunos

Melhoria de classificação

Melhoria da classificação do exame

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