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Laboratórios de Engenharia do Ambiente IV

Código: EA0045     Sigla: LEA IV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 50 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel Fernando Ribeiro Pereira Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 1,00
Práticas Laboratoriais: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Manuel Fernando Ribeiro Pereira 1,00
Práticas Laboratoriais Totais 3 9,00
Manuel Fernando Ribeiro Pereira 1,00
Vítor Jorge Pais Vilar 2,00
Cristina Maria Monteiro dos Santos 3,00
Manuel Maria Pacheco Figueiredo 0,00
Cheng Chia Yau 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Adquirir com a necessária proficiência:
• conhecimentos de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio dos efluentes líquidos e gasosos e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas;
• conhecimentos de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio dos efluentes líquidos e gasosos e ser capaz de os utilizar na conceção de soluções para problemas e na antecipação e prevenção desses mesmos problemas, incluindo potenciais efeitos perversos;
• capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente experimentação e descoberta do conhecimento, pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais, capacidades e atitudes profissionais;
• capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação.
Conceber, projetar, implementar e operar sistemas na empresa e no contexto social.

Resultados de aprendizagem e competências

Adquirir com a necessária proficiência:
• conhecimentos de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio dos efluentes líquidos e gasosos e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas;
• conhecimentos de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio dos efluentes líquidos e gasosos e ser capaz de os utilizar na conceção de soluções para problemas e na antecipação e prevenção desses mesmos problemas, incluindo potenciais efeitos perversos;
• capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente experimentação e descoberta do conhecimento, pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais, capacidades e atitudes profissionais
• capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação
Conceber, projetar, implementar e operar sistemas na empresa e no contexto social

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo I: Ensaios na ETAR da FEUP:
- Tratamento biológico de um efluente sintético num reator de lamas ativadas e num Leito Percolador;
- Tratamento por coagulação/floculação de um efluente sintético em contínuo em instalação piloto e na ETAR;
- Remoção de poluentes orgânicos em águas por oxidação fotocatalítica usando irradiação de luz solar simulada;
- Remoção de compostos orgânicos voláteis de efluentes gasosos por oxidação fotocatalítica usando irradiação de luz solar simulada;

Módulo 2: Ensaios de tratamento de água
- Caracterização de água bruta: pH, alcalinidade, azoto amoniacal, sulfatos, cloretos, condutividade, turvação, sólidos em suspensão e sólidos dissolvidos;
- Ensaio de coagulação/floculação por jar-test;
- Ensaio de flutuação por ar dissolvido;
- Ensaio de filtração gravítica em leito de areia calibrada;
- Ensaio de cloragem ao break-point;

Módulo 3:
Modelação da qualidade da água em redes de abastecimento.
Ficha 3.1: Simulação da concentração de cloro em vários cenários de exploração.
Ficha 3.2: Simulação do tempo de residência da água no sistema distribuidor.

Bibliografia Obrigatória

Sawyer and McCarty; Chemistry for Enviornmental Engineering, 1978. ISBN: 0-07-054971-0
Sérgio Teixeira Coelho, Dália Loureiro, Helena Alegre; Modelação e Análise de Sistemas de Abastecimento de Água, IRAR e LNEC, 2006
American Public Health Association 500; Standard methods for the examination of water and wastewater

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Realização de ensaios laboratoriais programados e trabalhos de modelação da qualidade da água. Curtas exposições utilitárias de divulgação dos procedimentos adequados.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia ambiental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 123,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

-As aulas laboratoriais são obrigatórias para todos os alunos, incluindo os que estão ao abrigo do artigo 4ª, alíneas a) e b).
- Os alunos obterão frequência à disciplina se realizarem todos os trabalhos e obtiverem uma classificação de pelo menos 10 valores em cada um dos módulos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (NF) é dada pela média pesada (de acordo com a distribuição de aulas) das notas dos três módulos. A fórmula de cálculo é:
NF =1/3 Módulo 1 + 1/3 Módulo 2 + 1/3 Módulo 3
 
A classificação no módulo 1 é obtida da seguinte forma: realização de um relatório completo sobre um dos trabalhos efetuados (35%); realização de um relatório resumo para cada um dos restantes trabalhos (3x15%); avaliação contínua baseado no desempenho nas aulas (20%).

A classificação no módulo 2 é obtida da seguinte forma: média aritmética dos relatórios individuais de todos os ensaios realizados, i.e. 5 relatórios/estudante, (80%) e avaliação contínua baseado no desempenho nas aulas (20%).

A classificação no módulo 3 é obtida da seguinte forma: média aritmética dos relatórios referentes às Fichas 3.1 e 3.2.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação obriga à frequência curricular na ocorrência subsequente da unidade curricular.

Observações

Os alunos têm que ser avaliados a todas as componentes da avaliação e obter os mínimos estipulados.

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