Código: | EEC0086 | Sigla: | SADE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Outras Áreas Técnicas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://www.fe.up.pt/si/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2008/2009&P_CAD_CODIGO=EEC0086&P_PERIODO=2S |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 66 | Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 | 4 | - | 6 | 63 | 162 |
Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 63 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José António Soeiro Ferreira | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
José António Soeiro Ferreira | 2,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 3 | 6,00 |
José António Soeiro Ferreira | 6,00 |
Complementar e aprofundar conhecimentos e prática em métodos diversos de Apoio à Decisão, quer de natureza quantitativa (no seguimento da Investigação Operacional) quer de natureza qualitativa.
Apresentar e trabalhar métodos de Análise e de Estruturação de problemas bem como meios gráficos e visuais para lidar com situações complexas de decisão.
Estudar a filosofia geral, a estrutura e os componentes de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), bem como metodologias e técnicas que permitam projetar e implementar SAD. Apresentar e discutir exemplos de SAD, com especial relevo para aspectos relacionados com as interfaces com os utilizadores e com os Sistemas de Simulação Visual Interativa.
Enquadrar vários tópicos de Teoria da Decisão e proceder a uma introdução a abordagens Multi-critério.
Promover e aprofundar aptidões inter-pessoais, nomeadamente de trabalho em grupo e de comunicação.
Complementar a formação em Optimização, através do envolvimento com modelos e aplicações de Optimização Combinatória, e de técnicas heurísticas genéricas (Meta-heurísticas) para resolver problemas de interesse em variadíssimas aplicações.
Competências para:
Investigação Operacional
Análise Matemática
Álgebra
Probabilidades e Estatística
1. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
Estrutura geral e componentes. Métodos quantitativos para tomada de decisões. Modelos. Aspectos qualitativos na tomada de decisões. Estruturação de problemas de decisão.
2. Métodos de Análise e Estruturação de problemas:
Análise SWOT. Mapas Mentais. Mapas causais e Mapas cognitivos. “Strategic Options Development and Analysis”. “Soft Systems Methodology”. “Strategic Choice Approach”. Planeamento por Cenários.
3. Teoria da Decisão e de Análise Multi-Critério.
Revisão e contextualização de tópicos conhecidos. Situações de incerteza e risco. Estruturação de alternativas e critérios de decisão. Árvores de decisão. Problemas de decisão com critérios múltiplos. Analytic Hierarchy Process (AHP). Análise de sensibilidade e análise 'what-if'.
4. Optimização Combinatória: modelos e aplicações.
Programação Inteira e Algoritmo 'Branch-and-Bound' Programação Dinâmica. Meta-heurísticas: algoritmos de pesquisa local, arrefecimento simulado, pesquisa tabu. Algoritmos Genéticos. Integração destes algoritmos em SADs.
5. Metodologias para a conceção de SADs e ferramentas para a sua implementação.
Modularidade e prototipagem. Aspectos organizacionais no projecto de um SAD. Especificação e desenvolvimento de um SAD: exemplos. Apresentação e discussão de casos de estudo.
Serão disponibilizados os "slides" das aulas, bem como alguns artigos complementares e textos do professor.
A Unidade Curricular está organizada em duas sessões semanais de 2 horas cada, com exposição dos temas programáticos, apresentação e discussão de casos, e resolução de pequenos problemas ilustrativos. Em muitas das sessões, o ensino/aprendizagem será interactivo e fortemente baseado na participação dos estudantes, também em actividades de grupo. Algumas sessões serão ocupadas com apresentações feitas pelos alunos e posterior discussão. Os relatórios a apresentar (como parte da avaliação) serão essencialmente realizados fora das aulas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 68,00 |
Total: | 128,00 |
Normas gerais de avaliação - artigo 4º.
Classificação final (antes de arredondamento):
0.60EF + 0.30TP + 0.10AC
(TP) Trabalho Prático em grupo, com produção de Relatório e com Apresentação pública. O tipo de trabalho, o seu alcance e a forma de avaliação serão discutidos em aulas.
(AC) Como parte do ensino/aprendizagem os alunos participarão em sessões ‘Brainstorming’; apresentarão (individualmente) Mapas Mentais ou Cognitivos, e apresentarão (em grupo) resumos de artigo científicos, especialmente em relação com os temas do ponto 2. do programa. Estes trabalhos/apresentações contribuirão para a avaliação contínua (AC), que também depende da presença e da participação nas aulas.
Classificação final (antes de arredondamento):
0.60EF + 0.30TP + 0.10AC
Sem repetição da componente da avaliação referente ao trabalhos práticos e apresentações.
É fundamental a participação ativa dos alunos nas aulas.
Uma boa parte da realização da UC e da avaliação dependem dessa participação.