Engenharia do Produto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Tecnológicas (Engenharia Química) |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIEQ |
22 |
Plano de estudos oficial |
4 |
- |
7 |
56 |
189 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Responder às mudanças na empregabilidade na indústria química desenvolvendo a área de Engenharia de Produto.
Sistematizar o procedimento de fabrico de produtos em quatro etapas: necessidades do consumidor, Ideias, Selecção e Fabrico.
Programa
1. Introdução ao Design de produtos
2. Necessidades do consumidor
3.Ideias
4.Selecção
5. Fabrico do produto
6. Commodities
7. Devices
8. Molecular Products
9. Microestruturas
10. TRIZ
11. Aspectos económicos
Bibliografia Obrigatória
Ulrich, Karl T.;
Product design and development. ISBN: 007-125947-3
Cussler e Moggridge; Chemical Product Design, Cambridge University Press, 2011. ISBN: 978-0-521-16822-9 (2nd edition)
Wesselingh, J. A.;
Design and development of biological, chemical, food and pharmaceutical products. ISBN: 978-0-470-06154-1
Wei, James 1930-;
Product engineering. ISBN: 978-0-19-515917-2
Observações Bibliográficas
Adicionalmente, devem ser também considerados os seguintes sites:
http://www.engsc.ac.uk/an/mini_projects/cpd/index.html
http://www.ulrich-eppinger.net/
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de ilustração sobre cada capítulo do programa
Desenvolvimento de projectos por grupos (4 estudantes) com apresentações semanais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com a lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Apresentações semanais 20% (AS)
Apresentação final do projecto 30% (AFP)
Exame final 50% (EF)
Quem tem frequência à disciplina mantém o resultado da avaliação distribuída do ano anterior (20% AS e 30% AFP), tendo apenas que ir a exame (EF 50%).
Melhoria de classificação
Para melhoria de classificação, quem tem frequência à disciplina mantém o resultado da avaliação distribuída já feita (20% AS e 30% AFP) e pode apenas fazer melhoria a exame (EF 50%).
Se quiser melhorar o resultado da avaliação distribuída terá que frequentar as aulas sujeitando-se às mesmas regras para os alunos que frequentam a disciplina pela primeira vez.