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Laboratório de Gestão de Projectos

Código: EIC0106     Sigla: LGPR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia de Software
OFICIAL Temas Multidisciplinares

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt/1011/course/view.php?id=769
Página e-learning: http://moodle.fe.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 112 Plano de estudos a partir de 2009/10 4 - 7 70 189

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver nos estudantes as capacidades de gestão de projectos de software e trabalho em equipa, habilitando-os assim a resolver a diversidade de problemas que tipicamente surgem em projectos deste tipo numa organização real e estimulando, em simultâneo, a capacidade de empreender.

Programa

1. GESTÃO DE PROJECTOS
Fases do projecto: Arranque do projecto; Planeamento do projecto (decomposição hierárquica do projecto, definição de dependências, estimação de esforços, afectação de recursos, calendarização, diagramas, documento de plano do projecto, métodos PERT e CPM); Monitorização e controlo do projecto (medição do progresso do projecto, earned value management, reporte periódico, replaneamento); Fecho do projecto (relatório de fecho, lições aprendidas).

Áreas de conhecimento: Gestão da integração, gestão do âmbito, gestão do tempo, gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos recursos humanos, gestão da comunicação, gestão do risco, gestão do aprovisionamento.

2. TRABALHO EM EQUIPA
Grupo de trabalho, equipa, estilos de gestão e organização de equipas, team building, liderança e coaching, comunicação pessoal, gestão de reuniões, negociação e gestão de conflitos, logbooks.

3. METODOLOGIAS E FERRAMENTAS
Metodologias para gestão de projectos e organização de equipas de software: Team Software Process (TSP); Scrum; Rational Unified Process (RUP).
Ferramentas para gestão de projectos e trabalho em equipa.

4. EXPERIMENTAÇÃO
Aplicação em projectos concretos, realizados por equipas de média dimensão, dos métodos, técnicas e formas de trabalho apresentados.


.

Bibliografia Obrigatória

IEEE Guide Adoption of PMI Standard A Guide to the Project Management Body of Knowledge , IEEE Press, 2004
Revistas técnicas e websites
Cópias de acetatos e textos fornecidos
Tom DeMarco & Timothy Lister; Peopleware. ISBN: 0-932633-43-9
W. Humphrey; PSP: A Self-Improvement Process for Software Engineers, Addison-Wesley, 2005
C. Jones; Software Engineering Best Practices, McGraw-Hill, 2010
S. McConnell; Software Project Survival Guide: How to Be Sure Your First Important Project Isn’t Your Last, Microsoft Press, 1997
W. Humphrey; TSP: Leading a Development Team, Addison-Wesley, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular tem uma componente teórica baseada em aulas de exposição e discussão, que retomam, com outra profundidade, alguns temas já abordados na unidade curricular de Engenharia de Software, nomeadamente os mais relacionados com os aspectos da Gestão de Projectos.

As aulas práticas são dedicadas à realização de projectos concretos, organizando-se, para o efeito, os alunos em grupos de média dimensão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 70,00
Arranque do Projecto Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 3,00
Fase de concepção Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 36,00
Apresentação intermédia Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 5,00
Fase de desenvolvimento Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 66,00
Apresentação final Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 7,00
Fecho do projecto Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 2,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Condições para obtenção de frequência: Não exceder o número limite de faltas e participar activamente no planeamento e concretização dos respectivos projectos

Fórmula de cálculo da classificação final

A nível de cada equipa de trabalho, a classificação final da unidade curricular será calculada tomando em consideração a participação e discussão nas aulas teóricas e o trabalho desenvolvido nas aulas práticas, focando os seguintes aspectos:
- Comunicação, imagem e marketing (apresentações, comunicações com o cliente, promoção de ideias e produtos);
- Gestão do projecto (cumprimento dos objectivos, dinâmica individual e da equipa);
- Presença e participação nas aulas e reuniões (em aulas previamente anunciadas serão anotadas as presenças e avaliado o empenho dos presentes);
- Produto desenvolvido (valor para o cliente e qualidade).

A classificação final global de cada equipa será calculada considerando os seguintes pesos:
- Comunicação, imagem e marketing: 15%;
- Gestão do projecto e trabalho em equipa: 45%;
- Presença e participação nas aulas e reuniões: 10%;
- Produto desenvolvido: 30%.

A nível individual, a classificação final será calculada tomando em consideração a classificação final atribuída à respectiva equipa, a opinião dos docentes e os resultados da auto-avaliação realizada pela própria equipa.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idênticas às dos estudantes ordinários

Melhoria de classificação

Sendo uma unidade curricular de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela realização de projectos alternativos no ano lectivo seguinte.

Observações

Datas importantes:
- 19.02.2010: Início das aulas; Apresentação da unidade curricular; Constituição das equipas; Atribuição dos projectos
- 26.02.2010: Reunião de Kick-off dos projectos e primeira reunião com os clientes
- 01.04.2010: Sessão de apresentações intermédias
- 04.06.2010: Entrega dos projectos
- 14.06.2010: Sessão de apresentações finais e de encerramento
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