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Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação

Código: PRODEI003     Sigla: DAPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sistemas de Informação

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~jlopes/doku.php/teach/dapi/index
Página e-learning: https://moodle.fe.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEI 2 Plano de estudos Oficial 1 - 6 54 162

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
João António Correia Lopes 1,50
Maria Cristina de Carvalho Alves Ribeiro 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. ENQUADRAMENTO

A unidade curricular "Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação" tem como contexto a existência de grandes repositórios de informação de natureza muito diversa e os requisitos para a sua organização, descrição, armazenamento e pesquisa.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Sensibilizar os estudantes para os problemas do armazenamento e organização de grandes coleções de dados.
- Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais e da sua aplicação em ferramentas.
- Explorar os métodos e ferramentas para a descrição de recursos na web e para o uso da descrição em aplicações que fazem uso do significado dos dados.

3. PRÉ-REQUISITOS

Conhecimento e prática com linguagens de programação para o desenvolvimento de aplicações.

4. DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL

Componente Científica: 50%
Componente Tecnológica 50%

5. RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

- Identificar fontes de dados em repositórios de dados, APIs de serviços on-line e registos (logs) de utilizadores;
- Decidir sobre a qualidade das fontes de dados e caracterizar um conjunto de dados selecionado;
- Escolher a granularidade do documento e um modelo de armazenamento para o conjunto de dados;
- Usar as ferramentas de manipulação de dados para selecionar subconjuntos de dados apropriados e para ajustar os dados às suas aplicações pretendidas;

- Descrever os modelos usados na recuperação de informação, e em particular na recuperação na web;
- Reconhecer as diversas tarefas que são consideradas na recuperação de informação;
- Aplicar as medidas de avaliação da recuperação de informação à comparação de ferramentas de pesquisa na web;

- Relacionar os documentos na web com a meta-informação que os descreve e relaciona;
- Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição;
- Explorar as aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e criar conjuntos de metadados para um domínio;
- Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens mais simples para a descrição de recursos.

Programa

- Introdução às coleções de dados; ferramentas para recolha, preparação e acesso a dados; modelos de dados e armazenamento de coleções.
- Pesquisa de informação de base textual; modelos de recuperação; avaliação; recuperação de informação na web.
- Descrição de informação: linguagens da Web semântica; RDF, RDF-Schema, OWL; ontologias para dados de um domínio.

Bibliografia Obrigatória

Christopher D. Manning, Prabhakar Raghavan, Hinrich Schutze; Introduction to information retrieval. ISBN: 978-0-521-86571-5
Anders Moller and Michael I. Schwartzbach; An introduction to XML and web technologies. ISBN: 0-321-26966-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os tempos letivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados, discussão de leituras propostas e resolução pelos estudantes de exercícios propostos.

Software

Apache Lucene
Apache Solr
Protégé
Oxygen XML Editor Academic Classroom

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 39,00
Entrega Trabalho 1 Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 15,00 2012-10-11
Entrega Trabalho 2 Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00 2012-11-22
Entrega Trabalho 3 Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00 2012-11-29
Teste 1 Exame 1,00 2012-11-29
Teste 2 Exame 1,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 84
Total: 84,00

Obtenção de frequência

A unidade curricular tem uma componente de avaliação prática que é o resultado da realização dos trabalhos, a entregar antes das respetivas datas limite fixadas no plano da unidade curricular.
O estudantes têm de obter 50% em cada um dos elementos da avaliação prática.
A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de classificação superior a 40% em cada um dos mini-testes.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalho + 40% Mini-testes.

A componente Trabalho é o resultado da avaliação prática e pode ser obtida:
- realizando três trabalhos de acordo com os guiões propostos;
- propondo um projeto para o semestre e realizando entregas e apresentações de resultados nos mesmos prazos que os dos trabalhos.

A opção pelo projeto e o seu plano de trabalho têm de ser acordados com os docentes.

Provas e trabalhos especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação distribuída, realizada durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.

Melhoria de classificação

A classificação pode ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular.
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