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Planeamento Urbano

Código: EC0082     Sigla: PURB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Planeamento do Território e Ambiente

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Planeamento do Território e Ambiente
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 14 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 60 133

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Proporcionar formação no domínio do planeamento, das políticas urbanas e da reabilitação urbana. Promover a compreensão da natureza dos principais problemas e desafios urbanos. Apresentar metodologias e instrumentos de política urbana.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimento: Identificar as atuais práticas e modelos de ação do planeamento urbano e das políticas urbanas. Aplicação: Utilizar métodos e técnicas de observação e análise de problemas do espaço urbano: Identificar fontes de informação relevantes para o conhecimento de problemáticas urbanas em Portugal e na União Europeia. Análise: Desenvolver capacidades de análise comparada de vários modelos de intervenção no planeamento urbano. Síntese: Analisar criticamente os vários tipos de intervenção e a sua natureza contextual. Avaliação: Discutir e desenvolver metodologias de avaliação de planos e políticas. Projeto: Desenvolver propostas de intervenção à escala urbana e metropolitana.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa Teórico: 1. Apresentação do Programa da Disciplina. Objetivos. Método de Avaliação. Natureza do trabalho teórico-prático. Programação de tarefas. 2.Intodução. Enquadramento geral das políticas urbanas. Transformações urbanas e problemas urbanos. 3. As políticas urbanas e o quadro institucional: Instituições e governância urbana. 4. A natureza variada das políticas urbanas. As várias iniciativas e instrumentos. 5. Compreender as intervenções. A natureza diversificada dos problemas; as tipologias de áreas urbanas problemáticas e os seus contextos. As políticas urbanas em Portugal. 6. Políticas urbanas e regeneração urbana: contextos, estratégias e instrumentos. A regeneração urbana em Portugal: as principais iniciativas e instrumentos legislativos, suas características e capacidades de intervenção. 7. Análise e debate crítico de estudos de caso. 8. Conclusão da disciplina. Revisão e esclarecimento de dúvidas. Programa teórico-prático: Tema 1: Análise de problemas urbanos, com recurso a indicadores específicos para o contexto espacial do Grande Porto e da região metropolitana do Porto. Tema 2: Regeneração urbana: definição de Programa de Intervenção Estratégica para área urbana específica. Apresentação e defesa dos resultados dos trabalhos. Debate crítico. Conteúdo científico: 80% Conteúdo tecnológico: 20% DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR: O planeamento urbano constitui uma área de intervenção dos planeadores do território, tendo associado um conjunto de elementos teóricos e de instrumentos de planeamento e gestão. Entende‐se que o desafio que se coloca aos potenciais profissionais de planeamento – como os destinatários desta disciplina ‐ é o da capacidade de mobilização desses conhecimentos para uma participação ativa e habilitada no processo de construção (coletiva) da cidade.

Bibliografia Obrigatória

Andersen, H.T. and van Kempen, R. ; New trends in urban policies in Europe: evidence from the Netherlands and Denmark,, 2003
Berg, L. v. d., Braun, E., & Meer, J. v. d. ; National policy responses to urban challenges in Europe, Aldershot: Ashgate., 2007
Breda-Vázquez, I., Conceição, P., & Fernandes, R.; Partnerships Diversity and Governance Culture: Evidences from Urban Regeneration Policies in Portugal.Urban Studies, 46(10), 2213-2238. , 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação é feita em aulas teóricas, de natureza expositiva e envolvendo discussão crítica de temas com os estudantes, e em aulas teórico-práticas, com realização de trabalhos de grupo orientados pelo Docente, contemplando algumas visitas técnicas a áreas de estudo. DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: Utilizar métodos e técnicas de observação e análise de problemas do espaço urbano: Identificar fontes de informação relevantes para o conhecimento de problemáticas urbanas em Portugal e na União Europeia. Desenvolver capacidades de análise comparada de vários modelos de intervenção no planeamento urbano. Analisar criticamente os vários tipos de intervenção e a sua natureza contextual. Discutir e desenvolver metodologias de avaliação de planos e políticas. Desenvolver propostas de intervenção à escala urbana e metropolitana.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Relatório Trabalho escrito 4,00 40,00
Exame ou Monografia Exame 2,00 60,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência

“A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos. Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade: i) os casos previstos na lei, nomeadamente os trabalhadores estudantes; ii) os estudantes que foram admitidos a exame no ano letivo anterior.”

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Componente Prática - relatório, apresentação e defesa - 40%
Componente Teórica - Exame ou Monografia - 60%

 

 

 

Provas e trabalhos especiais

Não existe

Trabalho de estágio/projeto

Não existe

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não existe

Observações

................................................................ Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas CONHECIMENTOS PRÉVIOS: Conhecimento da organização do sistema de planeamento do território; conhecimentos básicos de economia e estatística.

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