Gestão de Projectos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Construções |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
JUSTIFICAÇÃO
A construção civil é caracterizada por uma frequente ocorrência de manifestações de falta de qualidade, incluindo defeitos e avarias em várias vertentes, desajustes face às exigências dos utilizadores, grandes desvios de custos e de prazos, etc.
Estes problemas resultam num descontentamento dos utentes com as construções e seus agentes.
A disciplina de Gestão de Projetos procura apresentar e enquadrar a atividade construção e os seus processos, em particular aqueles que se desenrolam a montante da fase de execução. Pretende-se ainda apresentar um conjunto de ferramentas de gestão de projetos de construção.
OBJETIVOS
Numa etapa avançada da formação dos estudantes em Engª Civl, os objetivos da disciplina são:
- Apresentar e enquadrar a atividade da construção civil e seus processos;
- Apresentar e avaliar a aplicabilidade de técnicas e ferramentas de gestão de projetos à indústria da construção;
- Desenvolver um pensamento crítico sobre o ato de construir e o papel dos diferentes agentes;
- Explorar e desenvolver metodologias de trabalho em grupo em analogia com o contexto profissional;
- Conhecer sistemas de informação para a construção.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Relativamente ao ato de construir, com maior ênfase nas etapas a montante da execução física das obras:
Conhecimento:
- tomar contacto com a atividade construção, percebendo os vários enquadramentos em que esta se pode desenvolver;
Compreensão:
- entender as diferentes fases do processo do empreendimento construtivo - promoção, estudos e projetos, materiais, construção, utilização e manutenção;
- perceber a importância das limitações principais de qualquer obra – respeito da função, limitações de prazo e custo;
- perceber que todo o processo construtivo se desenvolve sob um enquadramento legislativo/normativo e de responsabilização crescente e tomar contacto mínimo com os aspetos mais importantes do mesmo;
- perceber a importância do recurso à Gestão de Projetos na construção, apresentando os objetivos e as ferramentas mais usadas (planeamento e controlo do tempo, recursos e custos, estimação de custos, avaliação de projetos, análise de propostas...);
- entender a necessidade de adotar metodologias e procedimentos uniformes de trabalho e organização dos vários intervenientes no ato de construir que facilitem a troca de informação e uma inequívoca interpretação técnica da mesma;
- perceber a importância da qualidade e sustentabilidade de todo este processo e as ações de melhoria que devem ser empreendidas;
- perceber o papel da engenharia e dos engenheiros Civis na construção e os aspetos chave de gestão da carreira.
Aplicação:
- Utilização de ferramentas de gestão de projetos, incluindo aplicações informáticas;
Análise:
- Experimentação e simulação, procurando identificar soluções de projeto alternativas e testar a sua viabilidade;
- Interpretação de resultados de simulações efetuadas, comparando funções, custos e prazos de soluções alternativas;
Síntese:
- Desenvolver a capacidade de formular problemas;
- Integração de conhecimentos.
Avaliação:
- Desenvolver uma apreciação crítica acerca da atividade da construção e suas especificidades.
Programa
Os temas a abordar na disciplina estão organizados em 5 grandes capítulos, com abordagens complementares nas aulas teóricas e teórico-práticas:
Capítulo I – Introdução e Enquadramento
- I.1 -Introdução e apresentação da disciplina (T+TP);
- I.2 - Atividade construção, caracterização nacional e internacional e evoluções previsíveis (T);
- I.3 - Enquadramento profissional dos Engos Civis (T);
Capítulo II – Processo Construtivo
- II.1 -Ciclo de vida da construção, intervenientes e responsabilidades (T);
- II.2 -Referencia ao enquadramento legislativo e normativo da construção (T+TP);
Capítulo III – Análise detalhada da etapa conceção/ projeto
- III.1 -Objetivos, tipos, conteúdos e formas de encomenda de serviços de conceção de obras de construção (T+TP);
- III.2 - Elementos de comunicação a produzir na etapa conceção e sua organização (TP+T);
- III.3 – Importância das ferramentas informáticas para a uniformização e melhoria de qualidade dos elementos de comunicação a produzir na etapa conceção (TP+T).
Capítulo IV – Gestão de Projetos de Construção
- IV.1 -Objetivos da Gestão de projetos e principais ferramentas (T);
- IV.2 -Planeamento e controlo (TP);
- IV.3 – Avaliação de quantidades e Estimação de custos (TP);
- IV.4 -Negociação e contratação, Análise de propostas (TP+T);
- IV.5 -Liderança e Riscos (T).
Capítulo V – Qualidade e Sustentabilidade na Construção
- V.1 – Clarificação do conceito de qualidade aplicada à construção (T);
- V.2 – Clarificação do conceito de sustentabilidade aplicado à construção (T);
- V.3 – Apresentação de modelos e metodologias de implementação de sistemas de gestão da qualidade (T).
Procurar-se-á sempre que aplicável ligar os assuntos tratados a concretizações à construção, particularmente no plano tecnológico.
Em cada capítulo serão dadas pistas de aprofundamento.
Necessidades de Software – Programa Microsoft Project, Ferramenta Pronic.
Conteúdo Científico – 30%
Conteúdo Tecnológico – 70%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
A construção civil é caracterizada por uma frequente ocorrência de manifestações de falta de qualidade, incluindo defeitos e avarias em várias vertentes, desajustes face às exigências dos utilizadores, grandes desvios de custos e de prazos, etc. Estes problemas resultam num descontentamento dos utentes com as construções e seus agentes. A unidade curricular de Gestão de Projetos procura apresentar e enquadrar a atividade construção e os seus processos, em particular aqueles que se desenrolam a montante da fase de execução. Pretende-se ainda apresentar um conjunto de ferramentas de gestão de projetos de construção.
Bibliografia Obrigatória
Hipólito Sousa; Apontamentos da Disciplina, 2003 (Disponível nos Conteúdos em separatas)
Victor Sequeira Roldão; Gestão de Projectos, Monitor, 2005. ISBN: 972-9413-62-2
David Williams; - Preparing for Project Management , ASCE Press, 1996
Fonseca Manuel; Curso sobre regras de medição na construção, LNEC, 1997
Bibliografia Complementar
Cabrita A.; Regras para Elaboração de Projectos. , LNEC, 1974
Ritz George; Total Construction Project Management, McGraw Hill
Arménio Rego e Jorge Braga; Ética para Engenheiros, LIDEL, 2005. ISBN: 972-757-341-X
Observações Bibliográficas
Apontamentos da disciplina disponíveis na editorial
Apresentações das aulas téoricas disponíveis no SIFEUP
Exercicios e outros elementos dsitribuidos nas aulas teórico-práticas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação dos conceitos recorrendo a exemplificação com situações da construção. Procura-se sempre que possível ligar os conceitos a outras unidades curriculares e desenvolver o conhecimento das tecnologias da construção.
Aulas teóricas expositivas.
Aulas teórico-práticas com exposição e apresentação de folhas de exercícios
Elaboração de um trabalho teórico-prático.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
As metodologias de ensino desenvolvem as capacidades de utilização de ferramentas de gestão de projetos, incluindo aplicações informáticas, experimentação e simulação, procurando identificar soluções de projeto alternativas e testar a sua viabilidade, interpretação de resultados de simulações efetuadas, comparando funções, custos e prazos de soluções alternativas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
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|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Não exceder o limite de faltas – 25% do número de aulas teórico-práticas previstas – 3.
Obrigatoriedade de fazer os minitestes, elaborar, entregar e discutir o trabalho de grupo.
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de avaliação: 2 minitestes (nas datas definidas pelo DEC) incidindo sobre partes da matéria leccionada (MT1 e MT2)
1 trabalho de grupo obrigatório realizado ao longo do semestre (T1), com entregas periódicas durante o semestre. Apresentação e discussão no final do semestre de acordo com critério a definir pelos docentes. O tempo de trabalho médio por semana, conjuntamente com a presença e participação nas aulas são suficientes para a realização do trabalho obrigatório.
Cálculo da classificação final:
NF = 0.40MT1+0.40MT2+0.20T1
Condições de aprovação: Deverão estar reunidas todas as seguintes condições NF > 9.5/20 . A obtenção de classificação superior a 17 valores implica a realização de uma prova oral
Provas e trabalhos especiais
Não há
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estes estudantes terão que optar entre a avaliação geral segundo as condições acima referidas, podendo exceder o número de faltas, ou efectuar um exame final para 20 valores em data a determinar pelo DEC.
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.
Melhoria de classificação
Prova única a realizar em época imediata especial de conclusão de curso.
Observações
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2 horas
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Os estudantes devem ter conhecimentos na área da investigação operacional (ferramentas de apoio ao planeamento) e tecnologias de construção.