Tese de Investigação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Produção e Engenharia Automóvel |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ojectivos específicos
Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema relacionado com a à Opção de Produção, Desenvolvimento e Engenharia Automóvel.
Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico.
Resultados esperados
Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, desenvolvimento das metodologias de abordagem, recolha ou concepção dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de dissertação pertinente, apresentação pública e discussão dos resultados.
Pode ser realizado em ambiente académico ou misto (académico e empresarial).
Programa
Diversos temas de investigação ligados à Opção de Produção, Desenvolvimento e Engenharia Automóvel:
· materiais de construção metálica e seu comportamento em serviço, nomeadamente problemas de desgaste e fluência, fadiga e fractura;
· técnicas de ligação de materiais por soldadura, brasagem e com adesivos estruturais;
· tecnologias de fundição;
· processos de conformação plástica e sua simulação numérica;
· prototipagem rápida;
· fabrico rápido de ferramentas;
· processos de conversão;
· revestimentos;
· materiais cerâmicos;
· materialografia;
· tecnologias de moldação;
· tecnologia automóvel.
De uma maneira geral, os projectos envolvem as seguintes tarefas:
- recolha bibliográfica (consulta de bases de dados);
- cálculos/previsões/simulações (métodos de aproximação, modelos analíticos, método dos elementos finitos, etc.);
- experimentação (ensaios, fabricação de componentes, etc.).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As diferentes etapas da tese de investigação, em correspondência com os objectivos definidos, são desenvolvidas em estreita ligação com o respectivo orientador, quer no plano teórico, quer no apoio experimental.
A relação entre o aluno e o respectivo orientador, para além dos tempos formais estabelecidos, conta com frequentes interacções informais, entre as quais visitas ou outras acções no exterior da Faculdade.
Cada aluno conta não só com o apoio do respectivo orientador, mas também com o de qualquer outro docente ou técnico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
21,00 |
|
|
Trabalho experimental |
Trabalho escrito |
314,00 |
|
|
Preparação da página web |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
Relatório de progresso |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
Relatório final |
Trabalho escrito |
50,00 |
|
|
Preparação da apresentação pública do trabalho |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Recolha bibliográfica |
Estudo autónomo |
50 |
|
Estudo teórico |
Estudo autónomo |
315 |
|
|
Total: |
365,00 |
|
Obtenção de frequência
Conforme previsto nas normas regulamentares para os mestrados integrados, a Tese de Investigação deve decorrer em regime de exclusividade.
A frequência pressupõe:
No início do ano lectivo
• Inscrição dos alunos na disciplina
Até ao início da ocorrência
• Propostas e aprovação de temas e respectivos orientadores
• Concurso para atribuição de temas
• Seriação
• Atribuição dos temas
• Marcação da data prevista para a apresentação final
Durante a ocorrência
• Nomeação do júri de avaliação
• Acompanhamento dos trabalhos
• Avaliação final pelo júri
Fórmula de cálculo da classificação final
• Uma classificação de 10 a 12 valores corresponde a um trabalho de dificuldade relativamente baixa, em que foram atingidos os objectivos mínimos;
• Uma classificação de 13 a 15 valores corresponde a um trabalho de dificuldade média, realizado com razoável autonomia e sendo atingidos todos os objectivos;
• Uma classificação de 16 a 17 valores deve corresponder a um trabalho muito bom, de dificuldade elevada, realizado com elevado nível de autonomia, sendo cumpridos ou mesmo ultrapassados os objectivos enunciados;
• Uma classificação de 18 valores deve corresponder a um trabalho excelente, apresentado e defendido de modo exemplar, com um relatório muito bem estruturado, conciso e completo, com um nível de desempenho e de autonomia notáveis e realçado pelo (s) orientador (es) durante a sua realização;
• Classificações acima de 18 valores devem ter um carácter verdadeiramente excepcional e só devem ser atribuídas a alunos que tenham atingido níveis de excelência em todas as componentes de avaliação e em que sejam encontradas soluções inovadoras. Devem ser atribuídas por unanimidade e acompanhadas por documento que as defenda e justifique, assinado por todos os membros do júri.
Provas e trabalhos especiais
• Relatório de progresso
• Relatório final
• Página web
• Apresentação pública
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Excepcionalmente, poderá ser utilizada a época especial de conclusão do curso para a apresentação pública e defesa da Tese de Investigação.