Fadiga e Mecânica da Fratura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Mecânica Aplicada |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina visa fornecer conhecimentos relativos à avaliação da integridade estrutural de construções mecânicas, na possível presença de fendas.
Os conhecimentos a adquirir são relevantes quer para o projecto de equipamentos tomando em consideração a sua danificação em serviço, nomeadamente por fadiga, quer para a interpretação de causas de falhas estruturais ('failure analysis').
Espera-se que os alunos aprovados desenvolvam nomeadamente a capacidade de:
- selecionar os critérios e os procedimentos relevantes para a avaliação da integridade estrutural de componentes mecânicos, de estruturas e ligações estruturais contendo fendas, e realizar essa avaliação;
- proceder e coordenar a análise de causas de rotura por fractura e fadiga, em casos reais;
- interpretar criticamente a literatura relevante, nomeadamente os códigos e normas, e as partes de códigos e normas, que tratam o problema da fractura e fadiga.
Programa
1. Mecânica da Fractura Linear Elástica. Análise de tensões na extremidade de fissuras. O conceito de factor de intensidade de tensão, K. Métodos energéticos. O conceito de taxa de libertação de energia, G. Relações entre K e G. Determinação de K usando o método dos elementos finitos. Região plástica na extremidade de fissuras. Estado plano de tensão e de deformação. Fissura elástica equivalente. Tenacidade em estado de deformação plano - KIc. A norma ASTM E399.
2. Mecânica da Fractura Elasto-Plástica. O modelo de Dugdale. Crack Opening Displacement - ensaios e normalização. A Welding Institute Design Curve. O integral J. Relações COD - J.
3. Propagação estável de fissuras: fadiga e corrosão sob tensão. Lei de Paris. O conceito de limiar de propagação. Relações entre os ensaios SN (Wohler) e os ensaios de Mecânica da Fractura.
4. Aplicação da Mecânica da Fractura em Materiais Compósitos. Noções de fissura equivalente e de densidade de saturação de fissuras.
5. Análise de roturas (failure analysis). O critério CEGB R6.
Bibliografia Obrigatória
Ewalds, H. L.;
Fracture mechanics
Broek, David;
Elementary engineering fracture mechanics. ISBN: 90-247-2656-5
Branco, Carlos Augusto Gomes de Moura;
Fadiga de estruturas soldadas
Knott, John;
Fracture mechanics. ISBN: 0-901716-28-6
Anderson, T. L.;
Fracture mechanics. ISBN: 0-8493-4277-5
Sanford, R. J. 340;
Selected Papers on Crack Tip Stress Fields. ISBN: 0-912053-56-9
Bibliografia Complementar
Sanford, R. J. 340;
Selected Papers on Foundations of Linear Elastic Fracture Mechanics. ISBN: 0-912053-55-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são essencialmente teórico-práticas. Existe uma sessão de laboratório, em que os alunos contactam com equipamento e procedimentos de ensaio. Adicionalmente, são apresentados e discutidos com os alunos trabalhos de ID em curso.
Software
Ansys 5.7
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
exame |
Exame |
3,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
a componente "estudo" inclui a realização de trabalhos e a preparação dos respectivos relatórios |
Estudo autónomo |
130 |
2008-01-05 |
|
Total: |
130,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação resulta do desempenho no exame; em casos de dúvida, e quando tal favoreça o/a aluno/a, são tomadas em consideração a qualidade dos trabalhos apresentados e a assiduidade.
Provas e trabalhos especiais
Os alunos serão INCENTIVADOS a realizar trabalhos sobre temas que serão propostos quando oportuno.
(O interesse e desempenho nesses trabalhos sugeridos é, naturalmente, tido em consideração quando a classificação final é atribuida).
Observações
Existindo numero significativo de alunos estrangeiros, o curso poderá ser dado em Inglês, como já sucedeu no passado.
(Naturalmente que tal só sucederá caso os alunos Portugueses estejam de acordo - também já sucedeu no passado que os alunos Portugueses se opuseram à leccionação em Inglês).