Electrónica e Instrumentação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Automação |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O ensino da instrumentação deve ser encarado nas vertentes da instrumentação para certificação, medição laboratorial e industrial, controlo e informação. Os conceitos, princípios e metodologias da instrumentação para medição laboratorial e industrial serão os objectivos fundamentais da disciplina, sendo também abordados aspectos relevantes para as outras áreas referidas.
Mais de 50% da disciplina será dedicada a aspectos práticos, aulas de laboratório (62,5% da escolaridade) e demonstrações. É também objectivo o ensino de procedimentos, o aumento de familiaridade com a instrumentação e o desenvolvimento das capacidades de desempenho em laboratório.
São objectivos específicos das aulas de anfiteatro:
Conhecimento clarificado dos termos mais comuns do VIM no âmbito da Instrumentação para Medição;
Conceitos básicos para utilização de sistemas de aquisição de dados;
Conceitos claros dos princípios de funcionamento de sensores/transdutores/actuadores examinados no contexto da matéria, e suas características mais específicas na perspectiva da aplicação;
Conceito de funcionamento e funcionalidades de alguns blocos de condicionamento e transmissão de sinais;
Conhecimento teórico de metodologias para minimizar causas de erro nas medições;
Conhecimentos essenciais para identificar componentes de incerteza nas medições de grandezas físicas;
Prática na utilização de cursos temáticos de e_learning, segundo estruturação e metodologia definidas, incluídos no âmbito de I&M como apoio ao ensino presencial;
Utilização de algumas regras básicas usadas na comunicação gráfica.
São objectivos específicos das aulas de Laboratório:
Manusear com facilidade e conhecimento equipamentos genéricos de laboratório (multímetros, osciloscópios, geradores de funções, fontes de corrente/tensão, pontes de medição);
Ter presente e dominar as causas de erro mais comuns na medição de grandezas físicas;
Esclarecer conceitos como os de resolução, sensibilidade, linearidade, histerese, calibração, padrão de trabalho;
Conhecer e distinguir os princípios básicos de funcionamento dos diferentes sensores/transdutores/actuadores utilizados tradicionalmente nos laboratórios da indústria e de I&D para medição de deslocamento, deformação, força, pressão, velocidade, temperatura e detecção de proximidade, nomeadamente os observados em funcionamento;
Conhecer algumas técnicas para minimizar erros nas medições;
Conhecer e identificar alguns elementos típicos do bloco de condicionamento e transmissão de sinal;
Adquirir capacidades e noções básicas para manipulação de sistemas de aquisição e processamento de resultados bem como a noção de instrumento virtual;
Utilizar as funcionalidades básicas de uma folha de cálculo: manipulação de ficheiros de dados, processamento de dados, representação gráfica de resultados;
Saber como medir experimentalmente o coeficiente de Poisson, o módulo de Young, determinar um estado de tensão mecânica à superfície de um corpo;
Ter ganho capacidade para reflectir sobre como identificar pequenas avarias;
Ter praticado a capacidade de explorar a integração em grupo, na perspectiva de desempenho em grupo e do grupo. Ter melhorado a capacidade de auto-avaliação.
Programa
1 - Conceitos Básicos de Metrologia. Erros e Incertezas associados às medições.
2 - Breve Introdução à Instrumentação para Medição vs Áreas de Aplicação.
3 - Cadeias e Sistemas de Medição:
3.1 - Introdução;
3.2 - Observação, Medição, Registo e Controlo de Grandezas Físicas e Manipulação e Apresentação de Resultados;
3.3 - Condicionamento e Transmissão de Sinal;
3.4 - Medição de Grandezas Físicas e Transdutores.
4 - Exemplos de Tecnologias de Medições Industriais na área da Engenharia Mecânica
Bibliografia Obrigatória
Maria Teresa Restivo, Fernando Gomes de Almeida e Maria de Fátima Chouzal; Curso Web de Instrumentação para Medição , GATIUP-IRICUP , 2006 (Curso de e-learning (exige registo) http://vista.up.pt/webct/entryPage.dowebct)
Dally, James W.;
Instrumentation for engineering measurements. ISBN: 0-471-55192-9
Bibliografia Complementar
Timoshenko, Stephen P.;
Mecânica dos sólidos. ISBN: 85-216-0247-2 (vol.1)
Asch, Georges;
Les capteurs en instrumentation industrielle. ISBN: 2-10-004758-2
Doebelin, Ernest O.;
Measurement systems. ISBN: 0-07-100697-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas serão clarificados conceitos e princípios, aprofundados tópicos seleccionados, discutida a análise e resultados de problemas tipo, realizadas demonstrações, mostradas e discutidas soluções tecnológicas construtivas e respectivas características técnicas. Introduzidas algumas noções no âmbito da comunicação gráfica.
Nas aulas de laboratório será dado relevo à manipulação de equipamento e dispositivos para realização de tarefas experimentais, ao desenvolvimento da capacidade de análise, à interpretação e crítica de resultados, à capacidade de trabalho em grupo, à aquisição e capacidade de aplicação de conhecimentos no âmbito das técnicas em curso nas actividades de laboratório e à familiarização com métodos e equipamentos para medição de grandezas físicas de interesse para a Engenharia Mecânica. Familiarização com a folha de cálculo e manipulação de ficheiros.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da medição
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia laboratorial
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da instrumentação
Ciências Físicas > Física > Metrologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Elaboração de um Poster |
Trabalho escrito |
10,00 |
|
2008-01-05 |
Exame Final |
Exame |
2,00 |
|
2008-02-16 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Acompanhamento regular |
Estudo autónomo |
52 |
2008-01-05 |
Preparação para a prova laboratorial intermédia |
Estudo autónomo |
10 |
2008-01-05 |
Preparação para a prova laboratorial final |
Estudo autónomo |
12 |
2008-01-05 |
Preparação para Exame Final |
Estudo autónomo |
20 |
2008-02-16 |
|
Total: |
94,00 |
|
Obtenção de frequência
Verificação simultânea de:
não ter excedido o limite de faltas;
classificação média igual ou superior a 8,5 valores no desempenho laboratorial (DL);
classificação média ponderada nas provas laboratoriais (PL) igual ou superior a 8,5 valores (40% - 1ª prova, 60% - 2ª prova);
entrega de um Poster temático (P).
Classificação de Frequência (CFreq):
CFreq = 0,25 * DL + 0,5 * PL + 0,25 * P
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada entre a Classificação de Frequência (CFreq) e o Exame Final (EF):
C.Final = 0,7*CFreq + 0,3 * EF.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Opção pelo regime normal (alunos ordinários) ou,
na correspondente época de exames:
um Exame Final (EF);
uma Prova laboatorial (PL), em que é exigida a classificação mínima de 8,5 valores;
entrega de um Poster temático (P).
Classificação Final = 0,4 * EF+0,4 * PL+0,2 * P.
Melhoria de classificação
Como o previsto para os alunos com Avaliação Especial.
Observações
Responsável: Maria Teresa Restivo
Co-regência: Fernando Gomes de Almeida e Maria Teresa Restivo