Estatística II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo das disciplinas de Estatística I e II é o de permitir que os alunos adquiram uma visão integrada de conceitos básicos e de técnicas estatísticas de aplicação frequente. No final, espera-se que os alunos se tornem utilizadores críticos dos métodos de análise estatística, com autonomia para os aplicarem na preparação de decisões.
Na disciplina de Estatística II faz-se o percurso indutivo 'amostra-população'.
Programa
ESTIMAÇÃO PONTUAL: Propriedades desejáveis dos estimadores. Análise de diferentes métodos de estimação. ESTIMAÇÃO POR INTERVALO: Especificação de intervalos de confiança. TESTE DE HIPÓTESES: Especificação de testes de hipóteses. TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS: Testes de qualidade de ajuste, localização, aleatoridade e associação. ANÁLISE DE VARIÂNCIA: Modelos com um ou dois factores, com efeitos fixos, variáveis ou mistos. REGRESSÃO: Regressão linear simples e múltipla. Selecção "stepwise" de regressores. Regressão não-linear com e sem transformações de linearização.
Bibliografia Obrigatória
Guimarães, Rui Manuel Campos;
Estatística. ISBN: 978-84-481-5589-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conceitos e as técnicas são introduzidos em aulas teóricao-práticas recorrendo sistematicamente a exemplos. Pretende-se deste modo que os alunos aprendam através do contacto com questões reais. O processo de aprendizagem é complementado com resolução de problemas, alguns deles ctratados com o apoio de software especializado.
Software
SPSS
Microsoft Excel
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponde à obtida no exame final (inciodindo sobre a totalidade da matéria)