Ferramentas de Decisão Ambiental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Tecnologias Ambientais |
OFICIAL |
Gestão Ambiental |
OFICIAL |
Capacid. e atit. pessoais, interp. e profissionais |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos de acordo com o CDIO:
1. Conhecimentos técnicos e de raciocínio
1.3. Adquirir conhecimento das ferramentas usadas na decisão ambiental e ser capaz de as utilizar na concepção de soluções para problemas ambientais e na antecipação e prevenção desses mesmos problemas, incluindo potenciais efeitos perversos, para qualquer compartimento ambiental.
1.4 Adquirir conhecimentos de gestão e ser capaz de os utilizar no projecto, implementação e operação de sistemas ambientais.
2. Capacidades e atitudes pessoais e profissionais
2.1 Adquirir raciocínio em engenharia e resolução de problemas
2.1.1 Identificação e formulação de problemas
2.1.2 Modelização
2.1.3 Estimação e análise qualitativa
2.1.4 Análise com incerteza
2.1.5 Solução e recomendação
2.2 Experimentação e descoberta do conhecimento
2.2.1 Formulação de hipóteses
2.2.2 Pesquisa de literatura
2.2.3 Inquérito experimental
2.2.4 Teste de hipóteses e defesa
2.3 Pensamento sistémico
2.3.1 Pensamento holístico
2.3.2 Emergência e interacção entre sistemas
2.3.3 Priorização e focagem
2.3.4 Trade-offs, julgamento e balanceamento na resolução.
Programa
Introdução às ferramentas de suporte à decisão ambiental. As diversas ferramentas analíticas na decisão ambiental.
Tipologia das ferramentas: análise comparativa.
Selecção de ferramentas em função do objectivo e âmbito de estudo; metodologia; resultado ou “produto” da ferramenta; pontos fortes, pontos fracos e exemplos de utilizadores finais.
Utilização das ferramentas na avaliação integrada de problemas ambientais.
Bibliografia Obrigatória
Wrisberg, Nicoline 340;
Analytical tools for environmental design and management in a systems perspective. ISBN: 0-4020-0626-8
Finnveden, G., Moberg, A., 2005. Environmental systems analysis tools an overview. Journal of Cleaner Production 13 1165-1173. ((pesquisar na base de dados da FEUP))
Baumann, Henrikke;
The hitch hiker.s guide to LCA. ISBN: 91-44-02364-2 (Manual usado na Avaliação do Ciclo de Vida)
Williams E. Rees, Mathis Wackernagel, Phil Testemale; Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth , New Society Publishers , 1998. ISBN: 978-0865713123
Bibliografia Complementar
• ISO 14040 (2006): Environmental management – Life Cycle Assessment – Principles and Framework., ISO, 2006 (Norma Internacional (existe na Biblioteca da FEUP))
Sistemas de gestão ambiental. Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização.; NP EN ISO 14001: 2004, Instituto Português da Qualidade, 2004
Observações Bibliográficas
Outras Revistas/periódicos para pesquisa nos recursos electrónicos da biblioteca da FEUP:
Journal of Cleaner Production (Elsevier); Journal of Environmental Management (Elsevier); Journal of Industrial Ecology (MIT); Environmental Progress (Wiley Interscience); International Journal of Life Cycle Assessment (Springer); Ecological Economics (Elsevier); Resources, Conservation and Recycling (Elsevier); Environment International (Elsevier); Environmental Science and Pollution Research (Springer).
Palavras-chave a usar na pesquisa bibliográfica:
Life Cycle Assessment ou LCA;
Environmental performance evaluation;
Environmental performance indicators;
Ecological footprint:
Carbon Footprint;
Multi Criteria Analysis;
Scenario Analysis;
Cost-Effectiveness Analysis;
Cost Benefit Analysis;
Substance Flow Analysis;
Material Flow Analysis;
Sensitivity Analysis;
Uncertainty Analysis.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas tutoriais:
Exposição dos conteúdos programáticos referidos no programa da disciplina. A exposição do programa será, sempre que possível, ilustrada por exemplos de casos de estudo.
Aulas teórico-práticas:
Realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica com apresentação oral e discussão.
Realização de trabalho prático de utilização das ferramentas para um caso de estudo visando a avaliação integrada de problemas ambientais.
Prevê-se a realização de palestras por oradores convidados e de uma visita de estudo (em datas a combinar).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
São aplicadas as Normas Gerais de Avaliação.
Notas importantes:
- A aprovação à disciplina ocorre para o caso da classificação do exame final for igual ou superior a 8 em 20.
- A aprovação ocorre para o caso de as notas individuais dos três trabalhos práticos for igual ou superior a 8 em 20.
Fórmula de cálculo da classificação final
Realização de trabalhos práticos (CF1) e exame final (CF2). A classificação final (CF) será obtida pela soma das duas componentes que terão o mesmo peso (CF=0.5CF1+0.5CF2).
CF1= (30% Trabalho 1) + (30% Trabalho 2) + (40% Trabalho 3)
CF2= Classificação de exame
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações em época especial serão feitas apenas por exame final. O exame inclui os conteúdos totais abordados na disciplina.
Melhoria de classificação
Os alunos apenas se poderão propor fazer melhoria da classificação do exame final e não da componente distribuída da avaliação (realização dos trabalhos). A melhoria da classificação é realizada através de um exame em época apropriada.
A nota da componente prática (CF1) é considerada na avaliação final quando esta é realizada em época de recurso.