Ecologia e Ecotoxicologia Geral
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Engenharia |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Adquirir conhecimentos fundamentais de Ecologia e Ecotoxicologia. Pretende-se ainda que o aluno adquira algum treino em técnicas laboratoriais de avaliação da ecotoxicidade de contaminantes.
Desenvolvimento de estratégias de pesquisa bibliográfica e electrónica, trabalho em grupo e de comunicação (comunicação escrita e apresentação oral).
Programa
Programa teórico-prático:
1. Definições, objectivos, problemas actuais e desafios
2. Ecologia
2.1. Áreas de estudo da Ecologia.
2.2. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas.
2.2.1 Definição de ecossistema;
2.2.2. Organismos; populações; comunidades e ecossistemas;
2.2.3. Interacções biológicas (intra e inter-espécies)
2.2.3.1. Competição, predação, decomposição, parasitismo, simbiose
2.2.3.2. Dinâmica de populações
2.2.4. Comunidades e ecossistemas
2.2.4.1. Nutrientes e energia
2.2.4.2. Fluxos de energia nos ecossistemas
2.2.4.2.1. Produtividade primária e secundária.
2.2.4.3. Fluxos de matéria nos ecossistemas
2.2.4.3.1. Ciclos biogeoquímicos
3. Ecotoxicologia.
3.1. Transporte e transformação dos poluentes no ambiente.
3.1.1. Grupos de poluentes;
3.1.2. Vias de entrada dos poluentes nos ecossistemas;
3.2. Biodisponibilidade e bioacumulação.
3.2.1. Biodisponibilidade, biotransformação e eliminação;
3.2.2. Modelos toxicocinéticos;
3.2.3. Bioacumulação.
3.3. Acção dos contaminantes.
3.3.1. Efeito dos contaminantes nos vários níveis organizacionais; Bioindicadores e biomarcadores;
3.3.2. Testes de toxicidade.
3.4. Legislação nacional e internacional sobre contaminantes. O programa REACH.
3.5. Fontes disponíveis de dados sobre toxicidade.
3.6. Ferramentas preditivas da relação-estrutura-actividade e sua relação com o programa REACH.
Programa prático:
Os trabalhos laboratoriais a realizar pelos alunos servirão de suporte aos conteúdos programáticos versados nas aulas teórico-práticas.
Bibliografia Obrigatória
Colin R. Townsend, Michael Begon e John L. Harper;
Essentials of Ecology. ISBN: 1-405-10328-0
Walker, C. H. 070;
Principles of ecotoxicology. ISBN: 0-8493-3635-X
Bibliografia Complementar
Gary M. Rand; aquatic toxicology, Taylor and Francis, 1995
Newman, M.C., Unger, M.A.; Fundamentals of Ecotoxicology, CRC Press, 2003. ISBN: 1-56670-598-3
Jr. Molles, M.C.; Ecology- concepts and applications, Mc Graw-Hill, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A avaliação tem duas componentes: Avaliação Contínua (AC) e Teórica (T).
A avaliação Contínua inclui as subcomponentes seguintes: (i) Componente Laboratorial (CL), Avaliação Contínua das Aulas Teórico-práticas (ACATC) e Trabalho escrito e apresentação oral sobre um TEMA (TE).
A componente Teórica é avaliada em exame.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Para além da aplicação das Normas Gerais de Avaliação, a frequência à disciplina é obtida pelos alunos cuja classificação da Avaliação Contínua, seja maior ou igual a 9,5 (em 20) valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final (CF) à disciplina é obtida do seguinte modo: CF = 0,30 TE + 0,15 CL + 0.05 ACATC+ 0,50 EXAME, sendo necessário uma nota mínima de 8,0 (em 20) valores na classificação obtida no exame.
Melhoria de classificação
Melhoria da componente de Exame na época de Recurso.