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Ecologia e Ecotoxicologia Geral

Código: EA0027     Sigla: EG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Engenharia

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 89 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Adquirir conhecimentos fundamentais de Ecologia e Ecotoxicologia. Pretende-se ainda que o aluno adquira algum treino em técnicas laboratoriais de avaliação da ecotoxicidade de contaminantes.
Desenvolvimento de estratégias de pesquisa bibliográfica e electrónica, trabalho em grupo e de comunicação (comunicação escrita e apresentação oral).

Programa

Programa teórico-prático:

1. Definições, objectivos, problemas actuais e desafios
2. Ecologia
2.1. Áreas de estudo da Ecologia.
2.2. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas.
2.2.1 Definição de ecossistema;
2.2.2. Organismos; populações; comunidades e ecossistemas;
2.2.3. Interacções biológicas (intra e inter-espécies)
2.2.3.1. Competição, predação, decomposição, parasitismo, simbiose
2.2.3.2. Dinâmica de populações
2.2.4. Comunidades e ecossistemas
2.2.4.1. Nutrientes e energia
2.2.4.2. Fluxos de energia nos ecossistemas
2.2.4.2.1. Produtividade primária e secundária.
2.2.4.3. Fluxos de matéria nos ecossistemas
2.2.4.3.1. Ciclos biogeoquímicos
3. Ecotoxicologia.
3.1. Transporte e transformação dos poluentes no ambiente.
3.1.1. Grupos de poluentes;
3.1.2. Vias de entrada dos poluentes nos ecossistemas;
3.2. Biodisponibilidade e bioacumulação.
3.2.1. Biodisponibilidade, biotransformação e eliminação;
3.2.2. Modelos toxicocinéticos;
3.2.3. Bioacumulação.
3.3. Acção dos contaminantes.
3.3.1. Efeito dos contaminantes nos vários níveis organizacionais; Bioindicadores e biomarcadores;
3.3.2. Testes de toxicidade.
3.4. Legislação nacional e internacional sobre contaminantes. O programa REACH.
3.5. Fontes disponíveis de dados sobre toxicidade.
3.6. Ferramentas preditivas da relação-estrutura-actividade e sua relação com o programa REACH.

Programa prático:

Os trabalhos laboratoriais a realizar pelos alunos servirão de suporte aos conteúdos programáticos versados nas aulas teórico-práticas.

Bibliografia Obrigatória

Colin R. Townsend, Michael Begon e John L. Harper; Essentials of Ecology. ISBN: 1-405-10328-0
Walker, C. H. 070; Principles of ecotoxicology. ISBN: 0-8493-3635-X

Bibliografia Complementar

Gary M. Rand; aquatic toxicology, Taylor and Francis, 1995
Newman, M.C., Unger, M.A.; Fundamentals of Ecotoxicology, CRC Press, 2003. ISBN: 1-56670-598-3
Jr. Molles, M.C.; Ecology- concepts and applications, Mc Graw-Hill, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A avaliação tem duas componentes: Avaliação Contínua (AC) e Teórica (T).
A avaliação Contínua inclui as subcomponentes seguintes: (i) Componente Laboratorial (CL), Avaliação Contínua das Aulas Teórico-práticas (ACATC) e Trabalho escrito e apresentação oral sobre um TEMA (TE).
A componente Teórica é avaliada em exame.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Para além da aplicação das Normas Gerais de Avaliação, a frequência à disciplina é obtida pelos alunos cuja classificação da Avaliação Contínua, seja maior ou igual a 9,5 (em 20) valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) à disciplina é obtida do seguinte modo: CF = 0,30 TE + 0,15 CL + 0.05 ACATC+ 0,50 EXAME, sendo necessário uma nota mínima de 8,0 (em 20) valores na classificação obtida no exame.

Melhoria de classificação

Melhoria da componente de Exame na época de Recurso.
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