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Análise Matemática II

Código: EA0011     Sigla: AM II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas
OFICIAL Concepção, Desenvolvimento, Implement. e Operação
OFICIAL Capacid. e atit. pessoais, interp. e profissionais

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia de Minas
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 94 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os temas leccionados nesta disciplina são encarados como uma ferramenta/linguagem da engenharia. Nesse sentido tenta-se que o estudante fique habilitado a compreender e a utilizar correctamente os conceitos e os procedimentos matemáticos básicos. Esta disciplina, conjuntamente com a Análise Matemática I, ocupa-se da compreensão e exercício de uma linguagem extremamente operacional compacta e sintética necessária ao desenvolvimento (matemático) de conceitos e temas fundamentais noutras disciplinas ao longo do curso. Nesse sentido o seu objectivo fundamental é o de dotar o estudante com uma base de conhecimentos que lhe facilite a compreensão da fundamentação matemática de matérias mais específicas do curso.
Especificamente, durante o curso, será estimulado o desenvolvimento de capacidades pessoais de resolução de problemas de forma autónoma e crítica com e sem recurso a manipuladores algébricos. Em grau menor o desenvolvimento da capacidade de pôr em equação um determinado problema. Também se procura desenvolver as capacidades de análise e discussão em ambiente de aula de questões relacionadas com a matéria leccionada.

Programa

Complexos. Curvas. Funções reais de várias variáveis.
Equações diferenciais.
Aproximação Polinomial e Séries Funcionais.
Funções Reais de Variável Vectorial; Funções Vectoriais de Variável Vectorial.
Integrais Múltiplos, Curvilíneos e de Superfície.

Exemplos de aplicação utilizando equações da física matemática e de geoambiente.

Bibliografia Obrigatória

Piskounov, N.; Cálculo diferencial e integral
Piskounov, N.; Cálculo diferencial e integral

Bibliografia Complementar

Diversos (Inserida no Moodle da disciplina.)
Edwards, C. Henry; Calculus. ISBN: 0-13-095006-8
Larson, Hosteteler, Edwards; Cálculo - Vol2, McGraw Hill, 2006 (este livro está disponível na biblioteca da FEUP)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O tempo lectivo deve ser complementado por um tempo equivalente de trabalho autónomo do estudante. Os tópicos constantes do programa referido serão leccionados procurando, para além dos aspectos formais, que o estudante interiorize os respectivos conceitos e métodos. Será usada a exposição oral, com recurso ao quadro e, ocasionalmente, à projecção de imagens de máquina de calcular, de acetatos ou dos programas indicados em software. A resolução de problemas é , sempre que possível, acompanhada com discussão dos temas abordados.

Software

Maxima

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Análise matemática

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 54,00
Realização do exame final e recurso Exame 6,00
Realização dos exercícios propostos nas aulas teórico-práticas e práticas e dos exercícios dos capítulos leccionados Teste 22,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo incluindo a preparação para exame Estudo autónomo 78
Total: 78,00

Obtenção de frequência

Regras das normas gerais de avaliação no que respeita ao regime de faltas.

Fórmula de cálculo da classificação final

É o do exame e/ou recurso.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As previstas nas regras gerais de avaliação.

Melhoria de classificação

Exame de recurso.
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