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Medição, Sensores e Instrumentação

Código: EEC0070     Sigla: MSIN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Electrónica e Sistemas Digitais

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt/0708/course/view.php?id=1408
Unidade Responsável: Electrónica e Sistemas Digitais
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEEC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 3 6 6 63 160
MIEEC 103 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 3º ano 3 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 5º ano 3 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 4º ano 3 - 6 63 160

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Aurélio Joaquim de Castro Campilho 2,00
Práticas Totais 5 10,00
Miguel Fernando Paiva Velhote Correia 6,00
Artur Agostinho dos Santos Capelo Cardoso 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Perante um problema de medição de uma grandeza eléctrica ou não eléctrica o aluno deverá ser capaz de seleccionar, definir e avaliar o método de medição, os componentes, programas e equipamentos mais adequados, bem como projectar a respectiva cadeia de medição ou sistema de instrumentação.

Competências
No percurso para alcançar este objectivo principal os alunos vão adquirir as seguintes competências:

Competências técnicas específicas:
• Aplicar métodos de avaliação da qualidade de medição.
• Aplicar os métodos de medição de grandezas eléctricas.
• Interpretar as especificações dos transdutores de grandezas não-eléctricas mais importantes.
• Saber interpretar e aplicar as especificações dos componentes principais da cadeia de medição, em particular os circuitos de condicionamento e de conversão analógico-digital.
• Projectar cadeias de medição para aplicações específicas.
• Aplicar intrumentos e sistemas de instrumentação em problemas de medição ou aquisição de dados.
Outras competências:
• Para o trabalho experimental através da realização de trabalhos laboratoriais e de um projecto.
• Para o trabalho em grupo.
• Para a comunicação escrita, oral e multi-média.
Pretende-se ainda que a actividade desenvolvida pelos alunos no âmbito da disciplina promova o conhecimento da actividade profissional e empresarial em Engenharia Electrotécnica na área da Medição, Sensores e Instrumentação.

Programa

1 – Medição de grandezas eléctricas
A medição e o erro de medição
Ruído e interferências
Métodos de medição e instrumentação
Caracterização de sinais eléctricos e princípios gerais de detecção
Princípios de medição de corrente, tensão, impedância, potência e energia
2 – Transdutores e cadeia de medição
Princípios e características gerais da transdução
Transdutores na medição de algumas grandezas.
Cadeia de medição
3 – Instrumentação e sistemas de instrumentação
Instrumentação electrónica e digital na medição e visualização de sinais
Contadores digitais na medição de tempo e frequência
Sistemas de Instrumentação

Bibliografia Obrigatória

Aurélio Campilho ; Instrumentação electrónica: Métodos e técnicas de medição , Edições FEUP, 2000. ISBN: 972-752-042-1

Bibliografia Complementar

Helfrick, Albert D; Modern Electronic Instrumentation and Measurement Techniques. ISBN: 0-13-593294-7
Helfrick, Albert D; Instrumentação electrônica moderna e técnicas de medição. ISBN: 85-7054-050-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino adoptado na disciplina será baseado na análise “top-down” de vários casos que motivarão o ensino dos conceitos, métodos e técnicas. A aprendizagem será baseada em leituras orientadas, em trabalhos laboratoriais em grupo, em um projecto (também realizado em grupo) e em pesquisa bibliográfica.

A disciplina está organizada em dois tipos de aulas:
Aulas teóricas (uma turma)
Aulas de exposição teórica e de estudo-discussão-resolução de casos. Cada aula constará de uma parte expositiva e da análise de um caso. Estas aulas (2h+2h) por semana decorrerão nas seis/sete primeiras semanas do.semestre.
Aulas práticas (cinco turmas)
Aulas de carácter laboratorial. Serão realizados quatro trabalhos laboratoriais e um projecto. As aulas laboratoriais, de três horas, iniciar-se-ão na semana de 10 de Março, Na primeira semana será realizada uma intodução ao software de apoio aos trabalhos (LabView).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 55,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo Estudo autónomo 107
Total: 107,00

Obtenção de frequência

- A frequência da parte laboratorial é obrigatória e sujeita à legislação no tocante ao número máximo de faltas admissível.
- A justificação de uma falta não a elimina da contagem para efeito de aproveitamento, devendo os alunos repetir os trabalhos respectivos numa outra aula ou em tempo extra curricular, desde que autorizado pelo docente e acompanhado pelo técnico responsável pelos laboratórios.
- A obtenção de frequência exige que o aluno obtenha pelo menos 50% na classificação na componente de avaliação laboratorial.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final incide sobre as seguintes componentes (indica-se a percentagem de cada componente na classificação final):
1 - Avaliação escrita (50%)
2 – Avaliação Laboratorial (50%):
- Trabalhos laboratoriais (20%)
- Projecto (30%)
Nota mínima para aprovação: pelo menos 50% na avaliação escrita e 50% na avaliação laboratorial.

Provas e trabalhos especiais

É realizada uma prova escrita em 23 de Abril, com um peso de 50 % para a classificação final.
São realizados quatro trabalhos laboratoriais, com um peso de 20 % para a classificação final. Cada trabalho é realizado em grupo de dois ou três alunos. A avaliação laboratorial incidirá sobre o desempenho individual e do grupo, e em particular sobre a qualidade dos relatórios elaborados e sobre as questões colocadas pelo docente. O laboratório estará disponível durante períodos limitados para trabalho autónomo.
Nas últimas quatro semanas os alunos organizados em grupos de 2 a 4 alunos, desenvolverão um projecto que será apresentado sob a forma de um artigo escrito e será objecto de avaliação oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A componente laboratorial é obrigatória para todos os alunos, podendo os trabalhadores estudantes e outros alunos de regime especial ser objecto de análise específica com vista a garantir lugar a das turmas com horário mais adequado.
Estarão no entanto sujeitos ao mesmo regime de avaliação e de frequência dos alunos ordinários.

Melhoria de classificação

Não se aplica
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