Visão por Computador
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrónica e Sistemas Digitais |
OFICIAL |
Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Dominar, descrever, reconhecer e aplicar métodos de formação de imagem usando câmaras como elementos sensores;
2. Analisar, caracterizar, representar e "casar" imagens digitais, e projectar sistemas que o façam automaticamente;
3. Conhecer, aplicar e implementar métodos de detecção e análise de movimento em sequências de imagens e de seguimento de objectos;
4. Conceber, seleccionar e realizar sistemas para inspecção e visão automáticas.
Programa
1. Formação de Imagem Digital
Câmaras e aquisição de imagem
Calibração de câmaras
Radiometria
Cor e sua Representação
2. Análise e caracterização de imagem
Segmentação
Extracção de características
Representação por linhas
Alinhamento
3. Movimento e Seguimento
Detecção de movimento
Medição de fluxo óptico
Seguimento com modelos lineares
4. Inspecção Visual e Visão Computacional
Inspecção Visual Automática
Visão Computacional e Visão Robótica
Arquitecturas Computacionais
Bibliografia Obrigatória
Ramesh Jain; R. Kasturi; B. G. Schunck; Machine Vision, McGraw-Hill International Editions, 1995. ISBN: 0-07-113407-7
E. R. Davies; Machine Vision: Theory, Algorithms, Practicalities, Morgan Kaufmann (Elsevier), 2005. ISBN: 0-12-206093-8
Bibliografia Complementar
Gonzalez, Rafael C;
Digital image processing. ISBN: 0-20-118075-8
Umbaugh, Scott E.;
Computer vision and image processing. ISBN: 0-13-264599-8
Haralick, Robert M.;
Computer and Robot Vision. ISBN: 0-201-10877-1(vol.1)
Forsyth; Ponce; Computer Vision: a Modern Approach, Pearson Education (Prentice-Hall), 2003. ISBN: 0-13-085198-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas:
Aulas de exposição das matérias, incluindo demonstrações práticas e análise de casos.
Aulas teórico-práticas:
Resolução de problemas, experimentação e ensaio em Matlab (toolbox de Image Processing), desenvolvimento de soluções em Matlab ou outro software adequado.
Trabalho prático fora das aulas:
Realização de um trabalho autónomo com carácter de mini-projecto (integrador de conhecimentos), individual ou por grupos de 2 alunos, sobre tema sugerido pelos alunos, nas áreas de "reconhecimento de objectos", "detecção de defeitos para controlo de qualidade", "detecção e seguimento de objectos móveis", "videovigilância", e outras similares. Elaboração de um relatório escrito. Apresentação oral pública dos trabalhos realizados.
Software
The Mathworks - Matlab - Release 11.1
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
72,00 |
|
|
Trabalhos práticos "de casa" |
Trabalho escrito |
50,00 |
|
2008-12-19 |
Exame final |
Exame |
3,00 |
|
2009-02-21 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo distribuído ao longo do semestre |
Estudo autónomo |
20 |
2008-12-19 |
Estudo para exame final |
Estudo autónomo |
17 |
2009-02-21 |
|
Total: |
37,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência pressupõe a conclusão com sucesso do trabalho prático individual ou de grupo, incluindo a elaboração do relatório e apresentação oral, para além das condições legais vigentes.
A nota de frequência é obtida mediante a classificação, pelos docentes, dos trabalhos individuais ou de grupo, considerando os aspectos de execução, resultado atingido, divisão de tarefas no grupo, qualidade do relatório escrito e da apresentação pública.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é o resultado da soma ponderada da nota de frequência (peso 1/3) e da nota do exame final (peso 2/3). Esta ponderação é utilizada em todas as épocas de avaliação, incluindo recurso e melhoria.
Provas e trabalhos especiais
Trabalho prático individual ou de grupo, já referido nos pontos anteriores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos trabalhadores-estudantes alunos deverão habilitar-se ao exame final por meio da realização de um trabalho prático individual cuja natureza e alcance é semelhante ao dos trabalhos individuais realizados pelos alunos ordinários.
Os alunos TE poderão solicitar aos docentes a especificação de um tema de trabalho logo no início do funcionamento da disciplina, de modo a poderem dispor de mais tempo para a sua realização.
Melhoria de classificação
A classificação distribuída (nota de frequência) não é passível de melhoria.
A classificação do exame pode ser melhorada nas condições gerais regulamentadas.