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Fundamentos de Telecomunicações 1

Código: EEC0022     Sigla: FTEL1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Telecomunicações

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://www.fe.up.pt/si/Disciplinas_geral.FormView?P_ANO_LECTIVO=2011/2012&P_CAD_CODIGO=EEC0022&P_PERIODO=2S
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 55 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 3 - 6 63 162
Plano de estudos oficial 3 - 6 63 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvio Almeida Abrantes Moreira Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Laboratórios: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Sílvio Almeida Abrantes Moreira 2,00
Laboratórios Totais 3 6,00
Sílvio Almeida Abrantes Moreira 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objectivo desta unidade curricular que os alunos adquiram adequados conhecimentos técnicos dos aspectos fundamentais das comunicações analógicas e digitais e ao mesmo tempo desenvolvam as suas próprias aptidões pessoais e profissionais. Nesse sentido as aulas, de dois tipos (teóricas e práticas), estão estruturadas segundo duas vertentes:
1) Aquisição de conhecimentos técnicos
Nas aulas teóricas os alunos são expostos a conceitos que lhes permitirão adquirir formação básica no domínio da transmissão de informação em canais de comunicação, nomeadamente ganharem familiaridade com modulações analógicas e digitais, transmissão digital em banda-base e os efeitos do ruído na comunicação, permitindo-lhes assim conceber as soluções de comunicação mais adequadas e antecipar problemas como a interferência intersimbólica, a atenuação, a distorção ou a probabilidade de erro elevada. Esta familiaridade pretendida é catalisada quer nas aulas teórico-práticas (através da resolução de exercícios típicos de aplicação) quer nas aulas práticas de laboratório (onde, numa abordagem “hands-on”, os alunos terão ocasião de eles próprios aplicarem e usarem o que entretanto aprenderam).
As competências técnicas adquiridas complementam-se com a vertente seguinte:
2) Desenvolvimento de aptidões pessoais e profissionais
A resolução de problemas-tipo e a experimentação laboratorial nas aulas práticas contribuem claramente para o “raciocínio em engenharia e resolução de problemas” e “experimentação e descoberta do conhecimento”, aptidões prescritas para esta unidade curricular.

Programa

1 – Comunicações analógicas: sinais e sistemas, modulação AM e modulação FM.
2 - Comunicações digitais: conversão A/D, comunicação em banda-base, comunicação com modulações digitais (ASK, FSK, PSK e QAM), sincronização digital (recuperação da fase de portadora e sincronização de símbolos).

Bibliografia Obrigatória

Haykin, Simon; Communication systems. ISBN: 0-471-17869-1
Sílvio A. Abrantes; Apontamentos de Telecomunicações 2, 2004 (Disponível online nos "Conteúdos" da disciplina)

Bibliografia Complementar

Schwartz, Mischa; Information transmission, modulation, and noise. ISBN: 0-07-055782-9
Sklar, Bernard; Digital Communications. ISBN: 0-13-084788-7
Carlson, A. Bruce; Communication systems. ISBN: 0071121757
Taub, Herbert; Principles of communication systems. ISBN: 0-07-100313-4
Couch, Leon W.; Digital and analog communication systems. ISBN: 0-13-08123-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina estrutura-se em aulas teóricas e aulas de laboratório.
Nas aulas teóricas são apresentados e debatidos os conceitos e técnicas fundamentais.
Dá-se também concretização à matéria exposta resolvendo-se problemas ilustrativos de aplicação . Aos alunos será ainda distribuído um conjunto de problemas para resolução fora das aulas.
Nas aulas de laboratório (I006, edifício I Nascente) são realizados trabalhos de simulação em ambiente Matlab/Simulink.

Software

Matlab/Simulink

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Não ultrapassar o número limite de faltas previsto nas normas de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0,65x(T1+T2)/2 + 0,35xAD

CF: classificação final
T1 e T2: classificação obtida nos testes
AD: classificação da avaliação distribuída (média dos n-1 melhores trabalhos, em que n é o número de trabalhos)

NOTA 1: todas as classificações presumem a escala [0, 20]
NOTA 2: A Avaliação Distribuída é realizada nas aulas práticas (laboratório) e tem como base o desempenho do aluno na realização dos trabalhos e dos respectivos relatórios.
NOTA 3: A ausência na aula prática em que tem lugar a avaliação de um dos trabalhos implica a perda total da cotação que lhe está associada, seja qual for a justificação para a falta.
NOTA 4: Para ter aprovação é necessário obter uma classificação não inferior a 35% na média dos dois testes (7,0 valores em 20).

Cada teste escrito terá a duração de 1.30 h e incidirá sobre questões de natureza teórica e teórico-prática. É permitida a utilização de uma calculadora científica básica e de um formulário fornecido juntamente com o enunciado. Não é permitida a consulta de apontamentos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Através de exame (oral ou escrito). A nota de frequência (trabalhos práticos) não conta para avaliação.
Nesta "Avaliação Especial" está incluída a "Época de Conclusão de Curso".

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode ser obtida através da realização dos dois testes, com manutenção da nota dos trabalhos de laboratório anteriormente obtida. Serão usados os pesos indicados no "Cálculo da Classificação Final".

Observações

Estão dispensados de frequência os alunos militares, os trabalhadores-estudantes e os que tenham obtido frequência no ano lectivo anterior.
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