Proficiência Pessoal e Interpessoal
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Aspectos Sociais e Profissionais |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
●Identificar e adquirir os conhecimentos essenciais para saber como maximizar progressivamente as condições de êxito da performance pessoal e interpessoal.
●Aplicar técnicas de auto-controlo e estratégias de relacionamento interpessoal que permitam gerir com elevada mestria a eficiência dos processos de trabalho a implementar e a eficácia dos resultados a atingir em cada organização.
●Ter consciência da importância de saber utilizar competências complementares (soft skills) e de realizar mudanças evolutivas de forma a desenvolver um perfil profissional que contribua para melhorar o futuro desempenho do engenheiro informático.
Programa
1.Qualidade nos Serviços ao Cliente (Interno/Externo)
2.Interacção e Atitudes Comunicacionais
3.Regras da Comunicação Profissional
4.Signos da Linguagem Não Verbal
5.Preparação e Condução de Reuniões
6.Assertividade nas Relacões Interpessoais
7.Gestão de Indivíduos e Grupos nas Organizações
8.Desenvolvimento do Trabalho em Equipa
9.Micromarketing e Eficácia Profissional
10.Gestão do Tempo e Organização do Trabalho
11.Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal
12.Maximização da Capacidade Criativa
Observações Bibliográficas
Textos de apoio para todos os conteúdos do programa fornecidos pelo regente e acessíveis através do SIFEUP.
Support texts for all contents of the program provided by the regent and accessible through the SIFEUP.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas:
Métodos expositivo e interrogativo com recurso à utilização de auxiliares audio-visuais como quadros, retroprojector e/ou computador com videoprojector.
Aulas teórico-práticas:
Métodos demonstrativo e activo com recurso à utilização de equipamentos como câmara vídeo, televisão, computador e videoprojector; uso de actividades práticas, análise de casos e exercícios de treino para aperfeiçoamento das competências relativas aos diferentes níveis de aplicação referidos nos conteúdos do programa.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
46,00 |
|
|
Mini-testes |
Exame |
2,00 |
|
|
Pesquisa de informação |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
12,00 |
|
|
Reuniões de trabalho |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
12,00 |
|
|
Trabalho escrito |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
18,00 |
|
|
Preparação da apresentação |
Teste |
15,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Acompanhamento das aulas |
Estudo autónomo |
18 |
|
Preparação mini-testes |
Estudo autónomo |
12 |
|
|
Total: |
30,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas práticas com participação obrigatória nos momentos de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF=50%CT+50%CTP
CF: Classificação Final. Nota: a aprovação final exige um resultado mínimo de 50% nas teóricas (CT) e 50% nas teórico-práticas (CTP); a soma destas duas classificações tem que ser no mínimo 9,5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.
CT: Classificação das Teóricas (MT)
MT=1ºMT(50%)+2ºMT(50%)
CTP: Classificação das Teórico-Práticas (PI+AO+DI)
PI=Relatório(30%)+Powerpoint(20%)
AO=Exposição(20%)+Debate(10%)
DI=Participação(20%)
Provas e trabalhos especiais
Componentes de Avaliação:
MT – 2 mini-testes sobre as aulas teóricas (trabalho individual)
PI – Elaboração de um “Projecto de Inovação” (trabalho em grupo)
AO – Apresentação oral do “Projecto de Inovação” (trabalho individual e em grupo)
DI – Desempenho individual ao longo das aulas
NOTA
As competências que são objecto desta avaliação são as seguintes:
1)Aptidões pessoais e profissionais
a.Experimentação e descoberta do conhecimento
b.Capacidades e atitudes pessoais
c.Capacidades e atitudes profissionais
2)Aptidões inter-pessoais
a.Trabalho em grupo
b.Comunicação
3)Concepção, projecto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social
a.Contextos externo e social
b.Contextos empresarial e de negócios
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Idêntica aos alunos ordinários. Apesar de os estudantes trabalhadores estarem dispensados das aulas, existe a obrigatoriedade de estarem presentes nos momentos de avaliação e de realizarem os trabalhos descritos nas componentes de avaliação.
Melhoria de classificação
Por frequência da unidade curricular no ano lectivo seguinte.
Observações
Horário de atendimento: 2ª fª das 16,30h às 18,00h; por favor enviar email a marcar reunião.