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Proficiência Pessoal e Interpessoal

Código: EIC0031     Sigla: PPIN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Aspectos Sociais e Profissionais

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 193 Plano de estudos a partir de 2009/10 3 - 5 56 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

●Identificar e adquirir os conhecimentos essenciais para saber como maximizar progressivamente as condições de êxito da performance pessoal e interpessoal.
●Aplicar técnicas de auto-controlo e estratégias de relacionamento interpessoal que permitam gerir com elevada mestria a eficiência dos processos de trabalho a implementar e a eficácia dos resultados a atingir em cada organização.
●Ter consciência da importância de saber utilizar competências complementares (soft skills) e de realizar mudanças evolutivas de forma a desenvolver um perfil profissional que contribua para melhorar o futuro desempenho do engenheiro informático.

Programa

1.Qualidade nos Serviços ao Cliente (Interno/Externo)
2.Interacção e Atitudes Comunicacionais
3.Regras da Comunicação Profissional
4.Signos da Linguagem Não Verbal
5.Preparação e Condução de Reuniões
6.Assertividade nas Relacões Interpessoais
7.Gestão de Indivíduos e Grupos nas Organizações
8.Desenvolvimento do Trabalho em Equipa
9.Micromarketing e Eficácia Profissional
10.Gestão do Tempo e Organização do Trabalho
11.Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal
12.Maximização da Capacidade Criativa

Observações Bibliográficas

Textos de apoio para todos os conteúdos do programa fornecidos pelo regente e acessíveis através do SIFEUP.
Support texts for all contents of the program provided by the regent and accessible through the SIFEUP.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas:
Métodos expositivo e interrogativo com recurso à utilização de auxiliares audio-visuais como quadros, retroprojector e/ou computador com videoprojector.
Aulas teórico-práticas:
Métodos demonstrativo e activo com recurso à utilização de equipamentos como câmara vídeo, televisão, computador e videoprojector; uso de actividades práticas, análise de casos e exercícios de treino para aperfeiçoamento das competências relativas aos diferentes níveis de aplicação referidos nos conteúdos do programa.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 46,00
Mini-testes Exame 2,00
Pesquisa de informação Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 12,00
Reuniões de trabalho Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 12,00
Trabalho escrito Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 18,00
Preparação da apresentação Teste 15,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Acompanhamento das aulas Estudo autónomo 18
Preparação mini-testes Estudo autónomo 12
Total: 30,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas práticas com participação obrigatória nos momentos de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF=50%CT+50%CTP

CF: Classificação Final. Nota: a aprovação final exige um resultado mínimo de 50% nas teóricas (CT) e 50% nas teórico-práticas (CTP); a soma destas duas classificações tem que ser no mínimo 9,5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

CT: Classificação das Teóricas (MT)
MT=1ºMT(50%)+2ºMT(50%)

CTP: Classificação das Teórico-Práticas (PI+AO+DI)
PI=Relatório(30%)+Powerpoint(20%)
AO=Exposição(20%)+Debate(10%)
DI=Participação(20%)



Provas e trabalhos especiais

Componentes de Avaliação:
MT – 2 mini-testes sobre as aulas teóricas (trabalho individual)
PI – Elaboração de um “Projecto de Inovação” (trabalho em grupo)
AO – Apresentação oral do “Projecto de Inovação” (trabalho individual e em grupo)
DI – Desempenho individual ao longo das aulas

NOTA
As competências que são objecto desta avaliação são as seguintes:

1)Aptidões pessoais e profissionais
a.Experimentação e descoberta do conhecimento
b.Capacidades e atitudes pessoais
c.Capacidades e atitudes profissionais
2)Aptidões inter-pessoais
a.Trabalho em grupo
b.Comunicação
3)Concepção, projecto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social
a.Contextos externo e social
b.Contextos empresarial e de negócios

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntica aos alunos ordinários. Apesar de os estudantes trabalhadores estarem dispensados das aulas, existe a obrigatoriedade de estarem presentes nos momentos de avaliação e de realizarem os trabalhos descritos nas componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

Por frequência da unidade curricular no ano lectivo seguinte.

Observações

Horário de atendimento: 2ª fª das 16,30h às 18,00h; por favor enviar email a marcar reunião.
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