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Métodos Estatísticos

Código: EIC0015     Sigla: MEST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~jlborges/statistics/Statistics.html
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 175 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 5 56 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo desta disciplina é transmitir uma visão integrada dos conceitos e técnicas básicas de estatística, permitindo-lhes adquirir competências para resolver problemas simples de aplicação frequente. Os conceitos e as técnicas são introduzidos através de exemplos, pretendendo-se deste modo que os alunos os aprendam através do contacto com problemas concretos. No final, espera-se que os alunos se tornem utilizadores critico dos métodos de análise estatística, com autonomia para os aplicarem na preparação de decisões.

Programa

1. Objecto e Método da Estatística.
2. Estatística Descritiva: Caracterização de amostras Univariadas e bivariadas constituídas por dados quantitativos ou qualitativos.
3. Teoria Elementar de Probabilidade.
4. Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidade: Distribuições de variáveis discretas e contínuas. Parâmetros das distribuições. Variáveis transformadas.
5. Distribuição Conjunta de Probabilidade de Duas Variáveis Aleatórias: Distribuições conjunta, marginal e condicional. Variáveis independentes. Covariância e correlação. Distribuição de funções de duas variáveis aleatórias.
6. Caracterização de Algumas Distribuições Discretas Univariadas: Binomial. Hipergeométrica e Poisson.
7. Caracterização de Algumas Distribuições Contínuas Univariadas: Uniforme. Exponencial
Negativa, Normal. X2, t e F.
8. Amostragem Aleatória e Distribuições Amostrais: Distribuição da média amostra. Teorema do limite central. Geração de variáveis aleatórias.
9. Estimação por Intervalo: Especificação de intervalos de confiança.
10. Teste de Hipóteses: Especificação de testes de hipóteses.
11. Introdução à Estatística Não-Paramétrica: Testes de qualidade de ajuste.

Bibliografia Obrigatória

Guimarães, Rui Manuel Campos; Estatística. ISBN: 978-84-481-5589-6

Bibliografia Complementar

Wonnacott, Thomas H.; Introductory statistics. ISBN: 0-471-51733-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa, acompanhada por exemplos de aplicação e resolução de exercícios seleccionados.

Aulas Teórico-Práticas: resolução de problemas e esclarecimento de dúvidas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 62,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo rteórico e resolução de exercícios propostos Estudo autónomo 73 2008-12-19
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Não exceder o número de faltas de acordo com as normas gerais de avaliação.
A média das classificações nos mini testes deverá ser igual ou superior a 6 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = MT1*0.15 + MT2*0.15 + EF*0.7

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os alunos dispensados de frequência a nota final será a nota obtida no exame.

No entanto, os alunos dispensados de frequência poderão optar por efectuar os mini-testes devendo, nesse caso, informar o docente dessa opção e sendo a sua classificação final calculada pela seguinte fórmula:
0.15*MT1+ 0.15*MT2+ 0.7*EF

Note que todos os alunos que efectuem os mini-testes estão sujeitos ao critério de nota mínima, isto é, a média das classificações obtidas nos dois mini-testes terá de ser igual ou superior a 6 valores.

A comparência em qualquer um dos mini testes pressupõe a opção de se submeter à componente de avaliação distribuída.


Melhoria de classificação

Para os alunos que no exame de recurso pretendam efectuar melhoria de classificação a nota obtida nos mini testes não conta. Neste caso a classificação final será a obtida no exame, isto é,
Nota final = EF
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