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Teste e Qualidade do Software

Código: EIC0079     Sigla: TQSO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia de Software

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~apaiva/teach/0809/TQS.htm
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 24 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 162
5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarização com a terminologia usada em teste de software. Conhecer e saber aplicar as técnicas principais de teste para controlo de qualidade de software. Adquirir sensibilidade para as questões relativas a qualidade de processos de software.

Programa

1. Conceitos básicos de qualidade de software: noção de qualidade; atributos e métricas de qualidade segundo a norma ISO 9126; factores de qualidade; custos de qualidade; verificação e validação versus garantia de qualidade.
2. Teste de software: conceitos básicos e definições; técnicas de concepção de casos de teste (testes de caixa negra e de caixa branca); testes unitários e "test-driven development"; testes de integração; testes de sistema (teste através da interface para o utilizador, teste de desempenho, fiabilidade, disponibilidade, compatibilidade, etc.); teste baseado em modelos; testes de aceitação; planeamento e documentação de testes; reporte e seguimento de problemas; métricas relacionadas com testes; gestão do processo de testes; automatização dos testes.
3. Inspecções, revisões e outras técnicas de análise estática de software.

Bibliografia Obrigatória

Burnstein, Ilene; Practical software testing. ISBN: 0-387-95131-8
Aditya P. Mathur; Foundations of Software Testing, Addison-Wesley , 2008. ISBN: 8131716600

Bibliografia Complementar

Rick Mugridge, Ward Cunningham; Fit for Developing Software: Framework for Integrated Tests , Prentice Hall PTR, 2005. ISBN: 978-0321269348
Mark Utting, Bruno Legeard; Practical Model-Based Testing: A Tools Approach , Morgan Kaufmann, 2006. ISBN: 978-0123725011
Kent Beck; Test Driven Development: By Example , Addison-Wesley, 2002. ISBN: 978-0321146533

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são usadas para exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de casos e sua discussão.
Nas aulas laboratoriais, os alunos terão a oportunidade de realizar pequenos projectos e realizar um trabalho de exploração de ferramentas de teste. Este trabalho será composto por duas fases: numa primeira fase, os alunos terão que dar uma aula prática sobre uma ferramenta de teste de software; na segunda fase, os alunos terão que elaborar um relatório de levantamento e comparação de ferramentas de teste.

Software

µJava
Spec Explorer
NUnit
w3af
Jlint
Compuware tools
JUnit
jMock
Coverlipse

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 54,00
Trabalho prático Trabalho escrito 50,00 2008-12-08
Exames Exame 4,00 2009-02-20
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo de preparação para o exame Estudo autónomo 20 2009-02-20
Estudo de acompanhamento da disciplina Estudo autónomo 32 2008-12-19
Total: 52,00

Obtenção de frequência

Nota mínima de 50% na avaliação de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final com peso de 50%.
Trabalho prático:
1ª fase: peso de 15%;
2ª fase: peso de 35%.
Nota: em todo o caso, a classificação final não pode exceder em mais de 3 valores a classificação do exame arredondada para o inteiro mais próximo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhos são obrigatórios para todos os alunos, mesmo para os alunos dispensados de frequência às aulas.

Melhoria de classificação

A classificação do exame pode ser melhorada em exame de recurso.
As classificações obtidas no trabalho prático podem ser melhoradas na edição seguinte da disciplina.
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