Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia de Software |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No final da unidade curricular, o estudante devem:
- ter desenvolvido as capacidades mínimas e adquido os conhecimentos fundamentais necessários para autonomamente iniciar desenvolvimento ágil de software, nos seus vários papeis: engenharia de processo, desenvolvedor, gestor.
- ter aprendido o essencial sobre métodos ágeis, a sua filosofia, os valores, a sua necessidade e aplicabilidade, e os desafios e oportunidades que suscitam nas pessoas e organizações que desenvolvem software.
- ter adquirido conhecimentos e experiência prática sobre as práticas de desenvolvimento ágil de software: planeamento de iterações, testes unitários, refactoring, pattern-based design, autoria colectiva de código, programação em pares, integração contínua.
- conhecer algumas das variantes mais conhecidas de processos ágeis.
- ter adquirido conhecimentos primordialmente através da sua aplicação prática num caso de estudo real a desenvolver ao longo do semestre.
- ter aprendido a trabalhar em equipa, a integrar outros intervenientes do projecto em decisões de desenho e planeamento, e a delegar, negociar e rever estas decisões em grupo.
- ter utilizado ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) que suportem e incentivem o desenvolvimento ágil de software: Eclipse, VisualStudio, etc.
Programa
I. Introdução às Metodologias Ágeis.
II. A necessidade de métodos ágeis para desenvolvimento de software.
III. Software ágil: valores e principios fundamentais.
IV.Principais Práticas das Metodologias Ágeis: visão geral sobre as principais práticas usadas nas metodologias ágeis.
V. Exemplos de Metodologias Ágeis: revisão sobre as mais populares metodologias ágeis: XP, Scrum, FDD.
VI. Trabalho em Equipa: “Coaching”, “Technical Environment”, “On-site customer”.
VII. Planeamento: “Planning Game”, “Small Releases”-
VIII. Testes: “Acceptance tests”, “Unit-tests”, “Test-first programming”.
IX. Desenho: “Simple Design”, “Refactoring”, “Design patterns”.
Bibliografia Obrigatória
Jim Highsmith; Agile Project Management: Creating Innovative Products, Addison-Wesley Professional , 2004. ISBN: 978-0321219770
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são utilizadas tanto para a exposição formal dos principais conhecimentos da disciplina como para o desenvolvimento ágil de um projecto real (3-4 equipas) ao longo do semestre. Por forma a focar a
atenção dos alunos nos tópicos principais, serão propostas pequenas questões sobre os tópicos em estudo para desenvolvimento fora de aulas.
As questões, os exercícios e o projecto conjuntamente incentivarão os alunos a complementar os conhecimentos transmitidos com outros conhecimentos resultantes de pesquisas individuais efectuadas sobre os conteúdos da disciplina.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
|
|
Teste |
Exame |
2,00 |
|
|
Projecto |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
70,00 |
|
2011-01-01 |
Trabalho |
Trabalho escrito |
15,00 |
|
2010-11-05 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo da matéria teórica dada durante as aulas |
Estudo autónomo |
20 |
|
Preparação para o Teste |
Estudo autónomo |
13 |
|
|
Total: |
33,00 |
|
Obtenção de frequência
Nota mínima de 40% em cada uma das componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = (Trabalho x 20%) + (Teste x 35%) + (Projecto x 35%) + (Avaliação individual x 10%)
Provas e trabalhos especiais
Projecto : Desenvolvimento de software seguindo um processo ágil, a partir de meio do semestre.
Trabalho: Pesquisa bibliográfica de um tema relativo às metodologias ágeis, entregue na forma de artigo científico.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Condições idênticas às dos restantes alunos. Os alunos nesta condição devem contactar o docente da cadeira no início do semestre para o notificar do seu estado.
Melhoria de classificação
Melhorias de classificação podem ser concretizadas nas duas componentes, exame e avaliação distribuída. Esta última pode ser conseguida com base num trabalho com conteúdo e prazos de realização a combinar com os docentes.