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Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software

Código: EIC0062     Sigla: MADS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia de Software

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~nflores/dokuwiki/doku.php?id=teaching:1011:mads
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 31 Plano de estudos a partir de 2009/10 5 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

No final da unidade curricular, o estudante devem:

- ter desenvolvido as capacidades mínimas e adquido os conhecimentos fundamentais necessários para autonomamente iniciar desenvolvimento ágil de software, nos seus vários papeis: engenharia de processo, desenvolvedor, gestor.

- ter aprendido o essencial sobre métodos ágeis, a sua filosofia, os valores, a sua necessidade e aplicabilidade, e os desafios e oportunidades que suscitam nas pessoas e organizações que desenvolvem software.

- ter adquirido conhecimentos e experiência prática sobre as práticas de desenvolvimento ágil de software: planeamento de iterações, testes unitários, refactoring, pattern-based design, autoria colectiva de código, programação em pares, integração contínua.

- conhecer algumas das variantes mais conhecidas de processos ágeis.

- ter adquirido conhecimentos primordialmente através da sua aplicação prática num caso de estudo real a desenvolver ao longo do semestre.

- ter aprendido a trabalhar em equipa, a integrar outros intervenientes do projecto em decisões de desenho e planeamento, e a delegar, negociar e rever estas decisões em grupo.

- ter utilizado ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) que suportem e incentivem o desenvolvimento ágil de software: Eclipse, VisualStudio, etc.

Programa

I. Introdução às Metodologias Ágeis.
II. A necessidade de métodos ágeis para desenvolvimento de software.
III. Software ágil: valores e principios fundamentais.
IV.Principais Práticas das Metodologias Ágeis: visão geral sobre as principais práticas usadas nas metodologias ágeis.
V. Exemplos de Metodologias Ágeis: revisão sobre as mais populares metodologias ágeis: XP, Scrum, FDD.
VI. Trabalho em Equipa: “Coaching”, “Technical Environment”, “On-site customer”.
VII. Planeamento: “Planning Game”, “Small Releases”-
VIII. Testes: “Acceptance tests”, “Unit-tests”, “Test-first programming”.
IX. Desenho: “Simple Design”, “Refactoring”, “Design patterns”.

Bibliografia Obrigatória

Jim Highsmith; Agile Project Management: Creating Innovative Products, Addison-Wesley Professional , 2004. ISBN: 978-0321219770

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são utilizadas tanto para a exposição formal dos principais conhecimentos da disciplina como para o desenvolvimento ágil de um projecto real (3-4 equipas) ao longo do semestre. Por forma a focar a
atenção dos alunos nos tópicos principais, serão propostas pequenas questões sobre os tópicos em estudo para desenvolvimento fora de aulas.

As questões, os exercícios e o projecto conjuntamente incentivarão os alunos a complementar os conhecimentos transmitidos com outros conhecimentos resultantes de pesquisas individuais efectuadas sobre os conteúdos da disciplina.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 42,00
Teste Exame 2,00
Projecto Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 70,00 2011-01-01
Trabalho Trabalho escrito 15,00 2010-11-05
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo da matéria teórica dada durante as aulas Estudo autónomo 20
Preparação para o Teste Estudo autónomo 13
Total: 33,00

Obtenção de frequência

Nota mínima de 40% em cada uma das componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = (Trabalho x 20%) + (Teste x 35%) + (Projecto x 35%) + (Avaliação individual x 10%)

Provas e trabalhos especiais

Projecto : Desenvolvimento de software seguindo um processo ágil, a partir de meio do semestre.
Trabalho: Pesquisa bibliográfica de um tema relativo às metodologias ágeis, entregue na forma de artigo científico.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Condições idênticas às dos restantes alunos. Os alunos nesta condição devem contactar o docente da cadeira no início do semestre para o notificar do seu estado.

Melhoria de classificação

Melhorias de classificação podem ser concretizadas nas duas componentes, exame e avaliação distribuída. Esta última pode ser conseguida com base num trabalho com conteúdo e prazos de realização a combinar com os docentes.
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