Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC5191

Aproveitamentos Hidráulicos e Obras Fluviais 2

Código: EC5191     Sigla: AHOF2

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
Curso/CE Responsável: Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 14 Plano de Estudos EC a partir de 2003 5 3 6 -
P.E. dos Bacharéis de 2003 5 3 6 -
P.E. dos Bacharéis em Eng. Geo. de 2003 5 3 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Aproveitamentos Hidráulicos e Obras Fluviais 2 tem como objectivo fundamental transmitir aos alunos do 5º ano da Licenciatura de Engenharia Civil que escolheram a Opção de Hidráulica como domínio de especialização, todo um conjunto de conhecimentos sobre Aproveitamentos Hidráulicos e Obras Fluviais que não foi possível apresentar nas disciplinas de Hidráulica Geral e de Hidráulica Aplicada, disciplinas estas pertencentes ao tronco comum da Licenciatura.
Tais conhecimentos dizem fundamentalmente respeito à concepção do Aproveitamento, ao dimensionamento hidráulico de elementos do empreendimento, às incidências ambientais inerentes ao estabelecimento da Obra e ao encadeamento do correspondente projecto.
Com a frequência da Disciplina os alunos estarão preparados para se integrarem no desempenho das tarefas do projecto, da fiscalização, coordenação e controlo da execução assim como da construção dos Aproveitamentos Hidráulicos mais correntes.

Programa

Concepção e Dimensionamento Hidráulico de Elementos Fundamentais do Aproveitamento (2ª parte). Definição Hidráulica de Estruturas não integradas no Circuito Hidráulico, Circuito Hidráulico, Condutas Forçadas (Aspectos Hidráulicos), Equipamento Hidromecânico.
Regularização Fluvial e Controlo de Cheias.
Obras de Beneficiação e Requalificação incluindo Protecção de Margens.
Pormenores de Construção.
Incidências Ambientais
Observação de Aproveitamentos Hidráulicos.
Encadeamento do Projecto de Aproveitamentos Hidráulicos. Processos de Concurso.

Bibliografia Principal

Almeida, A.B., 'Introdução ao Estudo dos Escoamentos variáveis com Superfície Livre (modelação matemática)', Publicação do Curso de Mestrado em Hidráulica e Recursos Hídricos do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 1993.
Almeida, A.B.; Ramos, H., 'Planeamento de Pequenas Centrais Hidroeléctricas. Conceitos Básicos e Modelos Computacionais', Relatório nº 2 do A. B.; Ramos, H, 'Planeamento de Pequenas Centrais Hidroeléctricas. Conceitos Básicos e Modelos Computacionais' do CEHIDRO para o Grupo de Estudos de P.C.H. do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 1985.
Almeida, A.B.; Ramos, H.; J.P., 'Critérios e Metodologia de Projecto de Condutas de Adução em Pressão para P.C.H.', Comunicação apresentada no Encontro Técnico sobre 'A Hidroelectricidade' organizado no Porto pelo Núcleo Regional do Norte da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos em Junho de 1991, Porto, 1991.
American Society of Civil Engineers, 'Civil Engineering Guidelines for Planning and Designing Hydroelectric Developements', Volumes 1, 2, 3, 4 e 5, New York, 1989.
Barbosa, J.N., 'Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral', Volumes 1 e 2, Edição Porto Editora, Lda, Porto, 1985.

Bibliografia Complementar

Lemos, F.O., 'Critérios para o dimensionamento Hidráulico de Barragens Descarregadoras', Memória nº 556 do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, 1981.
Lemos, J.M.F., 'No Domínio da Hidráulica das Rochas', Volumes I e II, Dissertação para Doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 1976-77.
Lemos, J.M.F., 'Estanqueidade em Barragens Assentes sobre Leitos Móveis', Comunicação apresentada ao Painel da Ordem dos Engenheiros sobre 'A Geotecnia nos Grandes Empreendimentos. Barragens', realizado no Porto em Maio de 1985, Porto, 1985.
Lemos, J.M.F., 'Aplicação de Geotêxteis em Obras Hidráulicas', Comunicação apresentada ao 2º Painel da Ordem dos Engenheiros sobre 'Utilização de Geossintéticos em Obras de Terra', realizado no LNEC em Fevereiro de 1988, Porto, 1988.
Lemos, J.M.F., 'Questões sobre Mini-Centrais Hidroeléctricas', Comunicação apresentada num Seminário sobre Aproveitamentos Mini-Hídricos organizado em Lisboa pela Direcção Geral de Energia em Dezembro de 1989. Publicação do Laboratório de Hidráulica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 1989.
Lemos, J.M.F., 'Protecção dos Recursos Hídricos. Aspectos do Impacto da Realização de Obras Fluviais. Alguns Exemplos', Comunicação apresentada no Seminário sobre o Planeamento e Gestão dos Recursos Naturais na Bacia Hidrográfica do Cávado organizado em Braga pela Associação de Municípios do Vale do Cávado em Junho de 1995.
Publicação do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 1995.
Lencastre, A., 'Manual de Hidráulica Geral', 2ª Edição da 'Técnica' - A.E.I.S.T., Lisboa, 1969.
Lencastre, A., 'Descarregadores de Cheia com Particular Incidência sobre a Dissipação de Energia em Jactos Cruzados', Dissertação para Doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 1984. Diversas Memórias de Projectos e diversos Artigos da especialidade.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Numa época em que é por demais sentida a necessidade do carácter tutorial das aulas, fica aqui exposto o desejo de que tal tendência venha gradualmente a impor-se no nosso sistema de ensino universitário. Não há duvida de que de tal facto resultará uma melhor integração dos alunos nas matérias apresentadas, a que corresponderá um melhor aproveitamento.
No início das actividades escolares o programa detalhado da Disciplina é dado a conhecer aos alunos.
Dada a diversidade de assuntos versados é importante conseguir uma razoável coordenação das aulas teóricas e das aulas teórico-práticas por forma a serem evitadas repetições ou omissões, sendo assim muito desejável uma actuação concertada do Regente da Disciplina e do Assistente e ainda uma sólida vivência teórica e técnica de ambos.
Todos os temas do programa da Disciplina são apresentados nas aulas teóricas focando-se fundamentalmente as questões teóricas de base: não deixam todavia de ser abordados alguns aspectos mais de foro teórico-prático inerentes ao tratamento e desenvolvimento dos diversos assuntos.
As sessões teóricas são complementadas com a resolução de problemas práticos de aplicação sobre muitos dos assuntos versados, a qual se efectiva nas sessões teórico-práticas; esta vivência da resolução de casos concretos de aplicação permite aos alunos uma melhor integração nas diferentes matérias analisadas.
Uma componente do método de ensino da Disciplina que se considera importante diz respeito à vivência profissional que é transmitida aos alunos pela realização de visitas técnicas.
Para além das visitas a Aproveitamentos Hidráulicos já executados, é ainda dada aos alunos a oportunidade de visitarem outros empreendimentos em construção.

Software

A desenvolver pelos alunos para utilização nas aplicações das Aulas Práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Cumprimento das Normais Gerais de Avaliação da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final valendo 100%.

Provas e trabalhos especiais

Trabalhos de Aplicação a desenvolver nas Aulas Práticas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Cumprimento das Normais Gerais de Avaliação da FEUP: Exame em Época Especial

Melhoria de classificação

Prova Especial de Avaliação (Escrita e Oral).

Observações

................................................................
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3.30 horas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 12:23:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias