Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC4108

Ambiente Urbano e Transportes

Código: EC4108     Sigla: AUT

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil
Curso/CE Responsável: Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 220 Plano de Estudos EC a partir de 2003 4 3 5 -
P.E. dos Bacharéis de 2003 5 3 5 -
P.E. dos Bacharéis em Eng. Geo. de 2003 4 3 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Facultar instrumentos de descrição e interpretação dos actuais problemas de ambiente urbano e de transportes e enquadrar as principais estratégias, metodologias e instrumentos de intervenção visando a sua resolução.

Programa

Aulas teóricas
CAPITULO 1 Os problemas: natureza, significado e extensão dos conflitos ambientais em espaço urbano
O ambiente urbano na cidade contemporânea. Factores de Qualidade. A problemática da medição e previsão da qualidade do ambiente urbano. Construção de Indicadores e Índices de Qualidade. Exemplo de Aplicação.
A natureza dos conflitos ambientais. Introdução à Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais. Externalidades e Bens Públicos. Sistema de Preços e níveis de afectação dos recursos naturais.
O enquadramento dos conflitos ambientais proporcionado pelo Código Civil. Potencialidades e Limitações. Críticas de natureza conceptual e aplicada. Introdução ao Direito do Ambiente.
Justificação da necessidade de Intervenção Administrativa na resolução dos conflitos ambientais. Tipologia dos Instrumentos da Política do Ambiente e sua inserção no modelo produção-consumo.
CAPITULO 2 As Metodologias: funcionamento dos espaços urbanos; caracterização, diagnóstico e previsão
Breve referência às principais componentes do Sistema Biofísico Natural (topografia, clima, geologia, geomorfologia, solos, recursos hídricos e recursos biológicos) e do Sistema Biofísico Antrópico (uso do solo, paisagem, património, poluição ambiental).
Estudo de Caso 1 – Localização de um Equipamento (Aterro Sanitário Intermunicipal) – Aplicação dos SIGs às variáveis de planeamento dos sistemas biofísico natural e antrópico.
O Sistema Socio-económico. Introdução à Demografia. A importância da Demografia para o Planeamento Urbano e Regional. Principais variáveis demográficas.
Viagem de Estudo
Métodos de Projecção Demográfica. Métodos Directos e Indirectos: de Extrapolação (polinomial, exponencial, de regressão linear e multilinear e do Emprego), Comparativos, de Rácios e de Componentes.
Introdução ao Método dos Coortes Sobreviventes (também designado por Componentes Demográficas ou de Projecção do Número de Sobrevivos).
O desempenho económico das cidades. Economias de Localização. Economias de Aglomeração. Deseconomias de Localização e de Aglomeração. Efeitos das Mudanças Tecnológicas nas Economias Externas. Medida do desempenho económico das cidades.
Habitação. Principais domínios da análise e do planeamento da habitação. Pressão habitacional e mal–estar habitacional. Dinâmica construtiva. Aspectos distributivos: evolução das formas de ocupação dos alojamentos.
Equipamentos Colectivos. Principais tipologias. Programação de Equipamentos e de Redes de Equipamento Colectivos: número e tipo de equipamentos necessários; avaliação das redes de equipamentos e critérios de localização; modelos de operacionalização e extensão dos critérios de concepção de redes de equipamentos.
Estudo de Caso 2 – Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Concelho da Maia. Apresentação e discussão das linhas gerais do plano e das principais propostas de intervenção.
Transportes e ambiente urbano. Relação Transportes - Uso do Solo. Mobilidade e Acessibilidade. Modelo Tradicional de Planeamento. Introdução ao Modelo Geral de Transportes: Geração de Viagens; Distribuição de Viagens; Definição de Percursos; Escolha Modal. Exemplo de políticas municipais de transportes.
Técnicas de Análise Económica Regional relevantes para os espaços urbanos e metropolitanos. Introdução
à Análise Shift-Share. Cálculo das componentes share (partilha) e shift (mudança: estrutural e competitiva) Tipologia de resultados e sua interpretação crítica. Exemplo e aplicação.
A Análise Input-Output. Formulação Matricial. Tabela de Coeficientes Técnicos. Conceito de multiplicador. Apresentação e discussão de um exemplo e aplicação.
CAPITULO 3 - As ideologias: visão estratégica e desenvolvimento sustentável: integração de perspectivas e de objectivos de intervenção
Desenvolvimento Sustentável: objectivos e antecedentes. O ambiente biogeofísico no planeamento territorial. Caso do sistema português de planeamento territorial. Génese do conceito de desenv

Bibliografia Principal

Friedmann, John - Planning in the public domain : from knowledge to action. Princeton : Princeton University Press , cop. 1987
Friedmann, John - The prospect of cities. Minneapolis : University of Minnesota Press , 2002.
Hall, Peter - Urban & regional planning. 3rd ed . London : Routledge , 1992.
Hall, Peter - Cidades do amanhã : uma história intelectual do planeamento e do projecto urbanos no século XX. São Paulo : Perspectiva , cop. 1995
Salgueiro, Teresa Barata - A cidade em Portugal : uma geografia urbana. 3ª ed . Porto : Edições Afrontamento , 1999.

Bibliografia Complementar

Pretende-se que os alunos utilizem activamente a base bibliográfica da Biblioteca da FEUP, recorrendo, para cada capítulo do programa, às diversas revistas disponíveis sobre o planeamento urbano, ambiental e de transportes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica para a apresentação dos conceitos e das metodologias básicas.
Apresentação de estudos de caso.
Trabalhos em grupo realizados na aula com vista à execução de dois relatórios individuais.

Software

ArcGIS

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas práticas, realização dos trabalhos durante as aulas e realização de um relatório individual para avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final - 15 valores
Layouts e Relatório (realizados nas aulas práticas) - 5 valores

Provas e trabalhos especiais

Exame final. Fichas e Relatório individual.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final. Os alunos têm de realizar a componente prática.

Observações

................................................................
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2.30 horas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 12:23:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias