Acionamentos Eletromagnéticos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Energia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Aquisição e demonstração de conhecimentos técnicos sobre a constituição física e a teoria de funcionamento (consolidação), seleção, montagem, teste e exploração de sistemas de energia e máquinas elétricas empregues em acionamentos eletromagnéticos.
2. Demonstração de capacidade de identificação, formulação e conceção prática de soluções para o teste e modelização de sistemas e máquinas elétricas, bem como de verificação e validação das mesmas.
3. Demonstração de capacidade para o tratamento, a validação e a interpretação dos resultados experimentais alcançados à luz dos conhecimentos teóricos pertinentes.
4. Demonstração de capacidade de integração efetiva em equipa e de planeamento e desenvolvimento de trabalho conjunto.
5. Demonstração de capacidades de comunicação, na apresentação de resultados alcançados perante terceiros (por via escrita e oral).
Programa
Aulas teóricas (14 semanas * 2 horas).
* Apresentação da unidade curricular, sua planificação, objetivos, regras gerais de funcionamento e avaliação (1 aula).
* Apresentação dos objetivos dos trabalhos laboratoriais a desenvolver nas aulas de Laboratório e exposição das matérias teóricas essenciais associadas, formação de grupos e lançamento de trabalhos (2 aula).
* Palestras técnicas por oradores convidados, sobre temas de máquinas elétricas, accionamentos electromagnéticos e seu controlo (4 aulas).
* Realização de visitas de estudo (2 aulas).
* Apresentação e defesa de relatórios intercalares e finais relativos à atividade laboratorial desenvolvida e estudo teórico associado, pelos estudantes (2 aulas).
* Realização de provas de avaliação intercalares (2 aulas).
* Semana de Engenharia (1 aula)
Aulas de Laboratório (13 semanas * 2 horas):
* Planeamento, preparação e realização de trabalhos laboratoriais em grupo, complementados com elaboração, apresentação e defesa de relatórios finais (7 aulas).
NOTA: Cada grupo de estudantes desenvolve actividade ao longo de várias aulas centrada num tema de trabalho que lhe será fixado na segunda aula teórica, sem prejuízo do estudo necessário ao conhecimento que se lhes exige sobre aspetos teóricos fundamentais associados aos restantes trabalhos que estejam a ser executados na turma.
* Realização de visitas de estudo (2 aulas).
* Apresentação e defesa de relatórios finais, pelos estudantes (1 aula).
* Vistas de estudo (2 aulas).
* Semana de Engenharia (1 aula)
Bibliografia Obrigatória
Chapman, Stephen J.;
Electric machinery fundamentals. ISBN: 007-115155-9
Carvalho, Carlos de Castro;
Funcionamento a tensão constante da máquina síncrona de polos salientes
Fitzgerald, A. E.;
Electric machinery. ISBN: 0-07-112193-5
Sá, Carlos Manuel de Araújo;
Máquinas síncronas trifásicas
Sá, Carlos Manuel de Araújo;
Máquinas síncronas trifásicas
Fraile Mora, Jesús;
Máquinas eléctricas. ISBN: 84-481-3913-5
Carvalho, Carlos de Castro;
Máquinas síncronas
Boldea, I.;
The electric generators handbook.. ISBN: 084935725X (alk. paper)
Boldea, I.;
The electric generators handbook.. ISBN: 0849357152 (alk. paper)
Carvalho, Carlos Castro;
Transformadores
Sá, Carlos Manuel de Araújo Universidade do Porto. Faculdade de Engenharia;
Motores síncronos trifásicos
Sá, Carlos Araújo; Máquinas Síncronas Trifásicas - Método de Potier, 1992
Sá, Carlos Araújo; Máquinas Sincronas Trifásicas - Método de Blondel, 1994
Sá, Carlos Araújo; Motores Síncronos Trifásicos, 1991
Bibliografia Complementar
José Carlos Moreira da Silva; Geradores Eléctricos para Aproveitamentos de
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Sessões Presenciais:
Aulas teóricas:
* exposição de objectivos da unidade curricular, dos trabalhos laboratoriais propostos e das matérias teóricas associadas aos mesmos, pelo docente.
* realização de palestras técnicas, por oradores convidados.
* realização de visitas de estudo.
* planificação, estudo e desenvolvimento de trabalho laboratorial
Aulas de Laboratório:
* execução de actividade laboratorial.
* realização de visitas de estudo.
* apresentação e defesa de relatórios finais, pelos estudantes.
Trabalho não presencial:
Para além da sedimentação de conhecimentos baseada no estudo autonomamente feito sobre todos os trabalhos de grupo em execução, cada estudante desenvolverá (em atividade de grupo) trabalho de preparação e planeamento dos trabalhos de laboratório, bem como se lhe exigirá o posterior tratamento e análise crítica de resultados e elaboração de relatório final respectivo.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Primeira prova de avaliação |
Exame |
2,50 |
|
2012-12-14 |
Segunda Prova de Avaliação |
Exame |
2,50 |
|
2012-12-14 |
Visitas de Estudo |
Participação presencial |
10,00 |
|
2012-12-14 |
Palestras técnicas |
Participação presencial |
8,00 |
|
2012-12-14 |
Trabalho laboratorial |
Trabalho laboratorial |
16,00 |
|
2012-12-14 |
Apresentação e defesa de Relatório |
Exame |
2,00 |
|
2012-12-14 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Apresentação de trabalhos e exposição de temas teóricos |
Frequência das aulas |
6 |
2012-12-14 |
Trabalho não presencial |
Estudo autónomo |
59 |
2012-12-14 |
|
Total: |
65,00 |
|
Obtenção de frequência
Condições mínimas para obtenção de frequência (comulativamente):
* Assiduidade às aulas L: máximo de 3 faltas.
* participação em, pelo menos, uma visita de estudo.
* Participação na apresentação e defesa do Relatório Final correspondente à atividade laboratorial desenvolvida.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = 0,25*PAI1 + 0,25*PAI2 + 0,4TL + 0,05*VE + 0,05*AS
sendo (tudo em 20 valores):
CF - Classificação final
PAI1 - Prova intercalar de avaliação n.º 1
PAI2 - Prova de avaliação intercalar n.º 2
TL - Componente de avaliação correspondente à atividade laboratorial (inclui preparação, planeamento e execução de trabalhos laboratoriais e elaboração, apresentação e defesa de Relatório Final, nos termos definidos no início da unidade curricular para cada grupo de trabalho).
VE - Participação e relatórios de visitas de estudo.
AS - Assiduidade (AS=0 se assiduidade às sessões T e de L menor ou igual a 75%; AS=20 se assiduidade 100%)
NOTA1: A aprovação à disciplina exige a obtenção de uma classificação mínima de 30% na componente TL, bem como na média das provas de avaliação PAI1 e PAI2.
NOTA 2: Para efeitos de classificação de frequência a transitar para o ano letivo seguinte, nos termos regulamentares vigentes, contará exclusivamente a componente de avaliação TL.
Provas e trabalhos especiais
Não há provas ou trabalhos especiais, além dos já indicados.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Todos os estudantes que possuam estatutos especiais de frequência e que não se enquadrem nos procedimentos de avaliação de estudantes regulares, serão avaliados com base em:
Exame Final escrito ou oral - 50%
Exame de Laboratório - 50%
Melhoria de classificação
Só será passível de melhoria a componente de avaliação correspondente às provas intercalares de avaliação, o que será realizado por Exame Final presencial escrito ou oral (perante um júri constituído, no mínimo, pelo docente responsável da u.c. e outro docente), com peso de 50% para a classificação final.
Neste caso a classificação final será determinada pela fórmula:
CF = 0,5*TL + 0,5*EF
sendo:
CF - Classificação final
TL - Componente de avaliação correspondente à atividade laboratorial (inclui preparação, planeamento e execução de trabalhos laboratoriais e elaboração, apresentação e defesa de Relatório Final, nos termos definidos no início da unidade curricular para cada grupo de trabalho).
EF - Classificação de Exame Final escrito ou oral.
Observações
Hrário para atendimento de Estudantes:
Formal: 4ªs feiras, 14h30 às 16h30
Informal: mediante pedido dos estudantes (Contactos: gabinete - J 107; telef. - (22 508)1872; e-mail - acosta@fe.up.pt)