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Sistemas de Qualidade e Fiabilidade

Código: EEC0090     Sigla: SQFI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust.
OFICIAL Electrónica e Sistemas Digitais

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.fe.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 45 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 4 - 6 63 162
5
Plano de estudos oficial 4 - 6 63 162
5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com o conhecimento veiculado espera-se que o aluno consiga:
- Identificar e Descrever as diferentes vertentes da qualidade, desde o controlo e a melhoria dos processos individuais, até à garantia da qualidade dos produtos e serviços, e à qualidade total das organizações;
- Aplicar as principais técnicas de análise e modelação de processos de negócio;
- Listar e Descrever os principais requisitos definidos nos referenciais normativos da família ISO 9000.
- Estruturar um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os referenciais normativos da família ISO 9000;
- Enumerar, Descrever e Aplicar as principais ‘ferramentas’ na área da Qualidade

Programa

Primeira parte – Conceitos e Fundamentos de Gestão da Qualidade Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações; custos de qualidade; controlo e garantia da qualidade; qualidade total. Referência ao modelo de excelência da European Foundation for Quality Management.

Segunda parte: Análise e Modelação de Processos Identificação, análise e representação de processos de negócio; principais ferramentas e técnicas; exemplos práticos.

Terceira parte: Referenciais para a Gestão da Qualidade Apresentação e análise das normas ISO9000. Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Exemplos de SGQ. Processos de auditoria e de certificação da qualidade.

Quarta parte: Métodos e Ferramentas da Qualidade Qualidade nos processos de fabrico. Inferência e teste de hipóteses: aplicações na indústria. Ferramentas e técnicas de controlo estatístico de processos (SPC). Qualidade na concepção. Análise de modos de falha e dos seus efeitos (FMEA).

Bibliografia Obrigatória

Américo Azevedo - José Faria; Material de Apoio à Disciplina

Bibliografia Complementar

Douglas C. Montgomery; Introduction to statistical quality control. ISBN: 0-471-30353-4
J. M. Juran, Frank M. Gryna; Quality planning and analysis. ISBN: 0-07-033183-9
A. V. Feigenbaum; Total quality control. ISBN: 0-07-112612-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa.
- Aulas práticas: resolução de problemas e casos, análise de textos incluídos em manuais ou artigos científicos.
- Seminários com palestrantes convidados.
- realização de trabalhos práticos individuais e em grupo (reduzida dimensão e complexidade) de apoio às aulas teóricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Trabalhos de Grupo Trabalho escrito 33,00
Trabalho individual Trabalho escrito 30,00
Realização exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo regular Estudo autónomo 25
Preparação exame final Estudo autónomo 20
Total: 45,00

Obtenção de frequência

- Frequência das aulas (em conformidade com as normas gerais de avaliação) e obtenção de um mínimo de 40% nas componentes de avaliação escrita.
- Não faltar a nenhum dos seminários programadas (salvo falta justificada).

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das seguintes componentes:
- trabalhos individuais: 20%
- trabalhos em grupo: 20%
- exame escrito: 60%

Provas e trabalhos especiais

- Trabalhos individuais regulares (trabalhos de casa);
- Conjunto de trabalhos práticos a realizar em grupo (definidos no plano da disciplina)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntico aos estudantes ordinários

Melhoria de classificação

Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada.

Observações

A aprovação na disciplina pressupõe a obtenção de frequência e um mínimo de 40% na prova escrita.
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