Sistemas de Qualidade e Fiabilidade
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Automação, Controlo e Sistemas de Produção Indust. |
OFICIAL |
Electrónica e Sistemas Digitais |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Com o conhecimento veiculado espera-se que o aluno consiga:
- Identificar e Descrever as diferentes vertentes da qualidade, desde o controlo e a melhoria dos processos individuais, até à garantia da qualidade dos produtos e serviços, e à qualidade total das organizações;
- Aplicar as principais técnicas de análise e modelação de processos de negócio;
- Listar e Descrever os principais requisitos definidos nos referenciais normativos da família ISO 9000.
- Estruturar um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os referenciais normativos da família ISO 9000;
- Enumerar, Descrever e Aplicar as principais ‘ferramentas’ na área da Qualidade
Programa
Primeira parte – Conceitos e Fundamentos de Gestão da Qualidade Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações; custos de qualidade; controlo e garantia da qualidade; qualidade total. Referência ao modelo de excelência da European Foundation for Quality Management.
Segunda parte: Análise e Modelação de Processos Identificação, análise e representação de processos de negócio; principais ferramentas e técnicas; exemplos práticos.
Terceira parte: Referenciais para a Gestão da Qualidade Apresentação e análise das normas ISO9000. Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Exemplos de SGQ. Processos de auditoria e de certificação da qualidade.
Quarta parte: Métodos e Ferramentas da Qualidade Qualidade nos processos de fabrico. Inferência e teste de hipóteses: aplicações na indústria. Ferramentas e técnicas de controlo estatístico de processos (SPC). Qualidade na concepção. Análise de modos de falha e dos seus efeitos (FMEA).
Bibliografia Obrigatória
Américo Azevedo - José Faria; Material de Apoio à Disciplina
Bibliografia Complementar
Douglas C. Montgomery;
Introduction to statistical quality control. ISBN: 0-471-30353-4
J. M. Juran, Frank M. Gryna;
Quality planning and analysis. ISBN: 0-07-033183-9
A. V. Feigenbaum;
Total quality control. ISBN: 0-07-112612-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa.
- Aulas práticas: resolução de problemas e casos, análise de textos incluídos em manuais ou artigos científicos.
- Seminários com palestrantes convidados.
- realização de trabalhos práticos individuais e em grupo (reduzida dimensão e complexidade) de apoio às aulas teóricas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Trabalhos de Grupo |
Trabalho escrito |
33,00 |
|
|
Trabalho individual |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
|
Realização exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo regular |
Estudo autónomo |
25 |
|
Preparação exame final |
Estudo autónomo |
20 |
|
|
Total: |
45,00 |
|
Obtenção de frequência
- Frequência das aulas (em conformidade com as normas gerais de avaliação) e obtenção de um mínimo de 40% nas componentes de avaliação escrita.
- Não faltar a nenhum dos seminários programadas (salvo falta justificada).
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada das seguintes componentes:
- trabalhos individuais: 20%
- trabalhos em grupo: 20%
- exame escrito: 60%
Provas e trabalhos especiais
- Trabalhos individuais regulares (trabalhos de casa);
- Conjunto de trabalhos práticos a realizar em grupo (definidos no plano da disciplina)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Idêntico aos estudantes ordinários
Melhoria de classificação
Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada.
Observações
A aprovação na disciplina pressupõe a obtenção de frequência e um mínimo de 40% na prova escrita.