Pontes
Ocorrência: 2005/2006 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta disciplina é uma disciplina de síntese pois trata da aplicação de conhecimentos adquiridos ao caso particular das pontes. Mas é também uma disciplina de análise pois nela se aprendem conceitos e metodologias específicos, muitos deles aplicáveis em outras situações de Engenharia de Estruturas.
Os objectivos gerais são os da concepção, do dimensionamento, dos processos construtivos, do controlo de qualidade na construção, da observação, instrumentação e inspecção, da reabilitação, do reforço e do recondicionamento de pontes em geral. Em particular, pretende-se que o aluno fique a saber como desenvolver um projecto completo de pontes rodoviárias com vãos até cerca de 50 m e comprimento total até cerca de 150 m, e conheça bem os processos construtivos de todos os tipos de pontes.
Programa
Generalidades sobre pontes. Evolução histórica das pontes e dos materiais estruturais e processos de construção utilizados.
O projecto de uma ponte. Fases do projecto e sua constituição.
Dimensionamento da superestrutura da ponte: Características estruturais da ponte, modelos de comportamento estrutural, análise global versus análise por subestruturação e influência do processo construtivo. Dimensionamento dos elementos de apoio: pilares, encontros, aparelhos de apoio, fundações. Pontes especiais: Pontes curvas, pontes enviazadas, pontes suspensas, pontes de tirantes.
Fiscalização da construção, observação e monitorização de obras de arte. Ensaios de recepção.
Inspecção, conservação, recuperação e reforço de pontes. Sistemas de gestão e estratégias de conservação.
Bibliografia Principal
Apontamentos da disciplina de Pontes da FEUP -
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Formalmente, estão previstas aulas teóricas e aulas teórico-práticas, mas o ensino baseia-se nos quatro tipos de aulas seguintes: - de exposição; - de dimensionamento; - de pormenorização; - de visitas a obras em curso, com as matérias divididas sem qualquer sobreposição.
Nas aulas de exposição são apresentadas as matérias de concepção e de cultura geral, nas aulas de dimensionamento é realizado o cálculo dos diversos elementos estruturais de exemplos didácticos de pontes, nas aulas de pormenorização são estudados os detalhes de três tipos de pontes - em alvenaria, em betão e em aço - e nas visitas a obras em curso são apreendidas as situações reais de obra.
As aulas de exposição apoiam-se na projecção de diapositivos e de vídeos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Classificação superior a 6
Fórmula de cálculo da classificação final
%T1+%T2+%(E1+E2)
Provas e trabalhos especiais
Elaboração dos 2 Relatórios referidos em 3b)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Idêntica às dos alunos ordinários
Melhoria de classificação
Exame oral
Observações
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas