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Marketing

Código: EM505     Sigla: MK

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Gestão e Engenharia Industrial
Instituição Responsável: Faculdade de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEM 15 Plano de estudos de transição para 2006/07 5 5 5 -
MIEM 12 Plano de estudos de transição para 2006/07 5 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo principal desta disciplina é transmitir aos alunos conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das estratégias empresariais. Visa-se também dotar os alunos de técnicas fundamentais para que o seu início de carreira profissional se possa dar de forma eficaz.

Programa

MARKETING: Conceito de marketing. Marketing e vendas. Contexto do marketing. Definição de mercado. O processo de compra como suporte do marketing industrial. A segmentação e o posicionamento na base da estratégia. Marketing mix. PRODUTO: Ciclo de vida. Gestão da carteira de produtos. Política de marca e embalagem. PREÇO: Decisões sobre o preço. Objectivo, condicionantes e elasticidade. DISTRIBUIÇÃO: A sua importância. Canais e estruturação dos pontos de venda. COMUNICAÇÃO: Estratégia da comunicação. Força de vendas, organização, animação e gestão. PESQUISAS DE MERCADO: Estrutura e conteúdo. MARKETING INTERNACIONAL.

Bibliografia Obrigatória

Dionísio (Paulo); Mercator
Kotler, Philip; Marketing management. ISBN: 0-13-557983-X

Bibliografia Complementar

Ries, Al; Marketing de guerra. ISBN: 0-07-450448-7 (vol.1)
ULL; Pratique Direction Commerciale Marketing

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta disciplina os conceitos são introduzidos progressivamente através do acompanhamento de casos reais de Empresas. Para isso são organizados grupos de trabalho compostos por 4 a 5 alunos que acompanham o evoluir da Empresa através de pequenos trabalhos que são discutidos em aula. Finalmente é-lhes solicitado um trabalho final mais extenso onde eles desenvolvem um Plano de Marketing para a Empresa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Apresentação dos trabalhos práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalhos práticos 40%.
Exame final 60%.

Provas e trabalhos especiais

Não tem.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apresentação de um trabalho individual (40%).
Exame final (60%).

Melhoria de classificação

Exame: Recurso.
Trabalhos: Apresentação de trabalho individual.
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