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Estruturas Pré-Esforçadas

Código: EC5110     Sigla: EPE

Ocorrência: 2005/2006 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Estruturas
Instituição Responsável: Faculdade de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 52 Plano de Estudos EC a partir de 2003 5 3 6 -
P.E. dos Bacharéis de 2003 5 3 6 -
P.E. dos Bacharéis em Eng. Geo. de 2003 5 3 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprofundamento dos conceitos sobre os modelos de comportamento do betão estrutural e sobre o dimensionamento de estruturas de betão. Aprendizagem dos métodos e técnicas de análise, dimensionamento e execução de estruturas especiais nomeadamente estruturas pré-esforçadas de betão.

Programa

1. Modelos de comportamento e de dimensionamento do betão estrutural. Propriedades dos materiais. Modelos de comportamento de elementos estruturais à tracção e à compressão. Compressão localizada. Betão confinado. Dimensionamento de elementos de parede, de laje e de casca. Ensaios de laboratório.
2. Dimensionamento de Regiões descontinuas. Método dos modelos de escoras e tirantes. Análise e geometria do modelo. Dimensionamento dos nós. Consolas curtas. Vigas parede.
3. Estruturas pré-esforçadas. Tecnologia do pré-esforço. Acções equivalentes. Dimensionamento de secções. Dimensionamento de vigas isostáticas. Cálculo das perdas de pré-esforço. Estruturas hiperestáticas. Faseamento construtivo.
4. Análise e dimensionamento de lajes. Tipos de lajes e seu comportamento. Métodos de cálculo de esforços. Dimensionamento à flexão. Dimensionamento ao punçoamento. Lajes pré-esforçadas com cabos não aderentes. Disposições construtivas.

Bibliografia Obrigatória

Comité Euro-International du Béton; CEB-FIP model code 1990. ISBN: 0-7277-1696-4
Féderation Internationale du Béton; Structural concrete. ISBN: 2-88392-041-X (vol. 1)
Collins, Michael P.; Prestressed concrete structures. ISBN: 0-13-691635-X
Joaquim A. Figueiras; Compilação de textos e notas de apoio às aulas
CEN; ENV 1992-1-1: Eurocódigo 2 - Projecto de Estruturas de Betão, IPQ, 1991
F. Leonhardt; Construções de Concreto - Concreto Protendido - Vol. 5, Interciência, 1983
CEN; EN1992-1-1: Eurocode 2 - Design of Concrete Structures, December 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A apresentação e discussão de toda a matéria é efectuada nas aulas teóricas e teórico-práticas com a explicação da teoria e dos modelos e a resolução de problemas práticos.
Os trabalhos práticos propostos são discutidos e as dúvidas esclarecidas nas aulas práticas.
Trabalhos de laboratório, visitas a obras e conferências completam a aprendizagem.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Consideram-se "com frequência":
(i) Os alunos que desenvolvam adequadamente os trabalhos práticos e não excedam o número máximo de faltas permitido (25% das aulas).
(ii) Os alunos que tenham obtido classificação de frequência positiva nos anos lectivos 2003/2004 ou 2004/2005, e o requeiram por escrito aos docentes da disciplina.

Os trabalhos práticos constam da resolução de problemas sobre cada um dos assuntos versados na disciplina. Ao longo do período lectivo os trabalhos elaborados devem ser entregues ao respectivo docente das aulas práticas, que promoverá a sua análise e discussão. No final do período lectivo o docente das aulas práticas informará cada aluno da respectiva classificação de frequência.

No dia 3 de Janeiro de 2006, às 18 horas, será afixada a classificação de frequência. Sendo esta positiva, e cumprido o limite de faltas referido em (i), o aluno tem frequência à disciplina, pelo que pode apresentar-se à prova escrita.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final da disciplina é a média ponderada da classificação de frequência e da classificação da "prova escrita válida" (a melhor das provas escritas possíveis, com um mínimo de 8 valores). Estabelecem-se, contudo, as seguintes excepções:
(i) No caso de a classificação da prova escrita válida ser superior à classificação de frequência será atribuída uma classificação final igual à da prova escrita válida.
(ii) A classificação final da disciplina não poderá exceder em mais de 2 valores a classificação da prova escrita válida.

Provas e trabalhos especiais

Os trabalhos práticos constam da resolução de problemas sobre cada um dos assuntos versados na disciplina. Ao longo do período lectivo, os trabalhos resolvidos devem ser entregues ao respectivo docente das aulas práticas, que promoverá a sua análise e discussão.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os alunos que não são formalmente obrigados a garantir a frequência (TE, DA,...), a obtenção da classificação de frequência não é obrigatória. Consequentemente estes alunos (cujas circunstâncias especiais terão de ser "devidamente justificadas através da Secretaria do DEC") não necessitam de apresentar caderno da disciplina, sendo avaliados por prova escrita na qual terão de obter um mínimo de 9.5 valores. A classificação final poderá ser complementada com a realização de uma prova oral.

Observações

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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas
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